Cientistas da Universidade da Califórnia e da USP participam hoje de Seminário na Ufopa

Ufopa
Campus Tapajós, da Ufopa

A Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza hoje, quinta-feira, 1º de setembro de 2016, em Santarém (PA), o I Seminário do Projeto Pesquisador Visitante Especial – Ciências Sem Fronteiras (PVE/CsF), que discutirá o tema “Formação de partículas ultrafinas e impactos no clima regional da Amazônia”. Aberto à comunidade acadêmica, o evento será realizado a partir das 14 horas no Auditório da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé. Haverá emissão de certificado de participação no evento.

De acordo com a organização do evento, o Seminário faz parte do calendário de atividades da visita de cientistas que realizam pesquisas vinculadas ao Doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa. O evento contará com palestras de pesquisadores das Ciências Climáticas e Ambientais: James Smith e Alex Guenther, da Universidade da Califórnia-Irvine (UCI); e José Oscar Bustillos, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/USP). Os cientistas também farão visitas aos laboratórios da Universidade, a fim de consolidar as parcerias institucionais e, ao final do evento, haverá a assinatura do Protocolo de Intenções, documento que antecede o Acordo de Cooperação entre a Ufopa e a Universidade da Califórnia.

Especial – Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa Pesquisador Visitante Especial (PVE/CsF) visa a atrair para as instituições brasileiras pesquisadores renomados e lideranças internacionais que tenham destacada produção científica. Como instituição executorado projeto intitulado “Ultrafine particle formation and impacts in the Amazon regional climate”, coordenado pelo professor Julio Tota, a Ufopa receberá a visita dos pesquisadores da Universidade da Califórnia-Irvine (UCI) James Smith e Alex Guenther; e do pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/USP) José Oscar Bustillos, que contribui no projeto PVE/CsF com sua vasta experiência em Química Analítica, atuando principalmente em estudos ambientais de gases e análise por espectrometria de massa e cromatografia gasosa.

Em seu grupo de pesquisas no Departamento de Química da UCI, James Smith desenvolve equipamentos e metodologias para aperfeiçoar a análise química de aerossóis orgânicos emitidos para a atmosfera, promovendo uma melhor compreensão sobre os impactos na formação de nuvens e no clima, seja a nível local ou global.

Com estudos sobre os gases orgânicos emitidos por florestas tropicais, Alex Guenther é reconhecido como uma das maiores autoridades científicas sobre os ecossistemas terrestre e atmosférico. Seu nome foi inserido no ranking das mentes científicas mais influentes do mundo no relatório de 2014 da editora Thomson Reuters, que considera a notoriedade dos cientistas a partir das citações de artigos científicos.

O pesquisador também contribuiu para a elaboração do terceiro e quarto relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), sendo que neste último relatório, os autores foram premiados com o Nobel da Paz de 2007, devido ao importante trabalho de divulgação e estudos sobre as mudanças climáticas.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *