Pesquisa Veritate aponta vitória de Nélio Aguiar em Santarém

nelio-aguiar-e-alexandre-von-na-corrida-a-prefeitura
Nélio Aguiar e Alexandre Von, na corrida à Prefeitura

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Veritate Pesquisa de Opinião e Mercado (V.C.H.A. Serviços Ltda. Me), sediado em Belém do Pará, aponta a vitória do candidato à Prefeitura de Santarém, o médico Nélio Aguiar, filiado do Partido Democratas (DEM), no primeiro turno. Desde a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Phoenix em dezembro de 2015, Nélio aparece liderando a corrida à Prefeitura de Santarém.

Na época, com margem de erro de 2,83% para mais ou para menos, o Instituto Phoenix mostrou o seguinte resultado: Nélio Aguiar 21,4%, Alexandre Von 14,3%, Socorro Pena 3,8%, outros nomes 2,9%, nenhum deles 2,2% e indecisos 21,9%.

Na segunda pesquisa do Instituto Phoenix realizada em julho de 2016, Nélio também aparece disparado na liderança à Prefeitura, nas eleições que acontecem no próximo domingo, 2 de outubro. Neste levantamento da Phoenix, Nélio Aguiar apareceu 48,4% das intenções conforme o Índice de Votos Definidos (IVD).

Em segundo lugar apareceu o atual prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB) com 27,0%, seguido pelo professor Márcio Pinto (PSOL) com 13,1% e Socorro Pena (PT) com 6,3%.

Já a pesquisa Veritate registrada no TRE/PA, sob o número PA-07848/2016, ouviu 519 pessoas, no período de 21, 22 e 23 de setembro de 2016. Tem margem de erro de 4,3% para mais ou para menos. O Intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada também pelo Instituto Veritate, sob coordenação do estatístico Demétrio Alcone Peres.

voto-estimulado-fonte-veritate
Voto Estimulado – Fonte: Veritate

De acordo com o levantamento, ao responder de forma estimulada, onde nomes foram apresentados aos entrevistados, que responderam a seguinte pergunta: – Se a eleição para Prefeito fosse hoje e estivessem concorrendo estes candidatos… Em quem você votaria?

Nélio Aguiar está na dianteira com 49%. Em segundo lugar aparece o atual prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB) com 27%. Em seguida aparece o professor Márcio Pinto (PSOL) com 8%; Socorro Pena (PT) com 3% e Joaquim Hamad (PT do B) com 1%.

 

REJEIÇÃO: O Instituto também realizou o levantamento do fator rejeição, indagando aos eleitores: – Em qual desses candidatos… Você não votaria de jeito nenhum?

Neste quesito, quem assume a dianteira é o candidato Alexandre Von, atual prefeito e candidato a reeleição pelo PSDB, com 28%, seguido pela candidata do PT, Socorro Pena, com 23%, conforme demonstra o gráfico abaixo.

indice-de-rejeicao-fonte-veritate
Índice de Rejeição – Fonte: Veritate

 

METODOLOGIA DE PESQUISA:

A pesquisa quantitativa, segundo o Veritate, foi por amostragem aleatória estratificada por cotas, realizando entrevistas pessoais, face a face e domiciliares, aplicando questionários estruturados junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. Também teve como base o plano amostral e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

Segundo o Veritate, no Plano Amostral Universo foram feitas 519 entrevistas. Em relação à técnica de amostragem, na primeira etapa foi quantificado o número de entrevistas para cada setor por sorteio aleatório pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), de acordo com a população de eleitores.

Na segunda etapa, de acordo com o Veritate, os entrevistados foram selecionados por amostragem aleatória, obedecendo às quotas proporcionais de sexo: Masculino, 45%; Feminino 55%. Faixa etária: Entre 16 a 24 anos, 22%; 25 a 44 anos, 45%, com 45 anos ou mais, 33%. Escolaridade: Até fundamental incompleto, 31%; Até médio incompleto, 22%, Até médio completo, 30%; Superior incompleto ou mais 17%. Nível econômico: Economicamente ativo, 62%; Economicamente não ativo, 38%, de acordo com o perfil do eleitorado.

Por: Edmundo Baía Junior

Fonte: RG 15/O Impacto

 

9 comentários em “Pesquisa Veritate aponta vitória de Nélio Aguiar em Santarém

  • 30 de setembro de 2016 em 13:26
    Permalink

    PARABÉNS NÉLIO. VOCE FOI O VENCEDOR DO DEBATE NA TV ONTEM E PROVOU QUE DEVE SER PREFEITO.
    O CASO DA SUA TERRA NO ASSENTAMENTO VC PROVOU QUE FOI VÍTIMA DE UMA ARMAÇÃO FRAUDULENTA DO INCRA QUE É REFÉM DA POLITICA DAS ONGS JUNTO AO MPF.
    TODOS SABEM QUE ELES QUEREM ROUBAR NOSSO PAIS, MAIS PESSOAS COMO VC IRÃO MUDAR A REGIÃO, E LIVRAR NOSSO POVO DAS MÃOS QUE TRAVAM A REGIÃO.

    DA-LHE NÉLIO……

    Resposta
  • 28 de setembro de 2016 em 15:43
    Permalink

    nelio é lira maia. Ladrao mais ladrao

    Resposta
  • 28 de setembro de 2016 em 08:52
    Permalink

    poque sera que este jornal se calou a respeito do acidente na curuauna em que um medico veterinario atropelou e matou um rapaz de 16 anos?????????

    Resposta
  • 28 de setembro de 2016 em 08:07
    Permalink

    Concordo plenamente com o Sr. Ede, o maior cancer da nossa política chama-se reeleição. Fim da Reeleição e mandatos de 5anos, atualmente a cada 10anos temos 5eleições, só aí ja economizaríamos o custo de 3eleições. Política não pode ser profissão, e sim uma prestação de serviço à comunidade. Fora Lira Maia, Antonio Rocha e outros.

    Resposta
  • 28 de setembro de 2016 em 07:16
    Permalink

    Agora ficou mais transparente o método usado…

    Resposta
  • 27 de setembro de 2016 em 20:34
    Permalink

    Reeleição não devia existir, agora como votar em Nélio com apoio de quadrilheiros como Lira Maia, desocupados como o vice dele? e o que dizer do vadio Antonio Rocha que ainda fala em renovação e mama 30 anos no povo? Difícil escolher entre ruins embora me pareça que algumas ideias do Nelio são boas.

    Resposta
    • 28 de setembro de 2016 em 11:39
      Permalink

      Querem mudanças a nível municipal e federal,como a tão sonhada reforma política,então pesquisem o candidato MANOEL DO JARAQUÍ 55111,que é do Judiciário e tem ótimas propostas, inclusive sobre esse tema de tempo de mandato,no qual defende:
      -Um mandato de 5 anos para os cargos de Prefeito,Governador e Presidente;
      -No máximo dois mandatos para Vereador.Deputado e Senador;
      -Fim dos auxílios e ajudas de custos para parlamentares,pois os servidores aprovados em concurso e trabalhadores não tem esse benefício;
      -Reajuste no subsídio dos políticos igual ao reajuste dos trabalhadores e servidores;
      -Exigência de ensino médio para concorrer ao cargo de vereador e,curso superior para os demais cargos.
      -Sistema de aposentadoria regido pelo Regime Geral da Previdência;
      -Fim do foro privilegiado aos parlamentares,pois gera impunidade e vai de encontro ao art.5º da CF que preconiza(que todos são iguais perante a Lei,sem distinção de qualquer natureza).

      Resposta
      • 28 de setembro de 2016 em 12:32
        Permalink

        É isso ai vamos votar no Manoel do Jaraquí 55111,conheço ele,e já tive a oportunidade de ouvir suas propostas com embasamento,não propostas vazias,como de muitos candidatos por ai.

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *