UFPA já tem mais de 49 mil inscritos no vestibular

candidatos-se-preparam-para-o-vestibular
Candidatos se preparam para o vestibular

Uma semana após o início das inscrições do principal vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), foram registradas quase 66 mil solicitações de inscrição, com 49.397 candidatos já confirmados na seleção que segue com inscrições abertas até o dia 24 de outubro. A UFPA espera receber cerca de 100 mil candidatos este ano.

O edital do concurso oferece 6.088 vagas do próprio Processo Seletivo 2017 e já prevê as 1.316 vagas que a UFPA disponibilizará no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). No último vestibular, esses números eram de 5.664 e 1.200, respectivamente. Por isso o PS 2017 apresenta 424 vagas a mais e o SiSU/UFPA, 116 vagas adicionais em relação à última seleção, com um acréscimo total de 540 vagas para estes certames, distribuídas entre 178 cursos por 20 cidades paraenses.

Do total de acessos de candidatos que desejam disputar a uma vaga no PS 2017, até a manhã desta terça-feira, 47.408 candidatos estão confirmados com suas solicitações de isenção aceitas, e outras 1.989 inscrições de candidatos que pagaram o valor de R$35 da taxa. Há ainda 15.689 solicitações que não efetuaram o pagamento e 648 inscrições pendentes que aguardam aprovação do pedido de isenção.

Cuidado nas Inscrições – Grande parte do problema com as pendências é resultado de inscrições em que o candidato que precisa solicitar isenção, esquece de anexar o comprovante de bolsa de estudo durante os três anos que estudou o ensino médio. “Nas primeiras inscrições que recebemos já notamos que há solicitações de isenção da inscrição feitas por estudantes bolsistas da rede privada sem a documentação em anexo. Essas solicitações de isenção da taxa, se não forem corrigidas, serão indeferidas e os candidatos terão de efetuar o pagamento”, alerta Arquimimo Almeida, assessor do Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA).

O Ceps também avisa que os candidatos que possuírem mais de um número de inscrição no sistema da UFPA terão apenas uma inscrição validada. Segundo Arquimimo Almeida, será levado em consideração como cadastro válido o de maior número, ou seja, o último registrado e desconsiderando os demais. “Vale ressaltar também que cada candidato deve se inscrever em apenas uma vaga, não há segunda opção para nenhum curso da UFPA”, conclui o assessor.

Exame de Habilidades – As principais alterações para o vestibular deste ano atingem o Exame de Habilidades para os cursos de Artes da Instituição. A partir de agora, os cursos de Artes Visuais e Teatro deixam de aplicar a prova específica, enquanto que para os cursos de Dança e Música o Exame de Habilidades se torna parte da nota final do candidato, ou seja, passa a ter o mesmo peso das provas por área do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por outro lado, para esses cursos não há mais uma segunda opção e quem reprovar no Exame de Habilidades será eliminado da seleção.

PSE 2016 – Outro certame com inscrições abertas é o Processo Seletivo Especial 2016 (PSE), sistema que cria até duas vagas extras para candidatos indígenas, duas para quilombolas e uma vaga extra para pessoas com deficiência em cada curso de graduação ofertado pela Universidade.  O processo já recebeu até agora 1.370 acessos ao sistema de inscrição, 1.109 a mais do que na semana anterior.

O concurso disponibiliza, este ano, um total de 704 vagas em 176 cursos de graduação que funcionam em 20 municípios do estado. A seleção faz parte da política de ações afirmativas da Universidade e, por meio dela, mais de mil estudantes já conseguiram ingressar no ensino superior público. As inscrições para o PSE 2016 voltado para estudantes indígenas e quilombolas seguem até o dia 16 de novembro no site do CEPS (http://www.ceps.ufpa.br/) e são gratuitas. Já as inscrições para os candidatos PcDs se dão por meio do PS 2017 até 24 de outubro também no site do CEPS.

Serviço: Inscrições para o PS 2017 da UFPA, até as 17h do dia 24 de outubro de 2016. Taxa de inscrição R$ 35,00 (com direito à isenção).

No site do CEPS (http://www.ceps.ufpa.br/)Todas as regras do concurso estão disponíveis no edital da seleção(http://www3.ceps.ufpa.br/daves/PS%202017/EDITAL%20PS_UFPA_2017%20CONSEPE.pdf).Outra Informações: 3201-7266, 3201-8386 e 3201-8387.

Fonte: Redação ORM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *