PF deflagra operação Lupa II em Santarém

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou, em Santarém, na manhã de quinta-feira (13) a operação LUPA II. De acordo com informações da PF, ao todo, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva de um servidor do Ibama, quatro mandados de busca e apreensão, que foram realizado nas residências e no local de trabalho dos investigados – nas dependências internas do Ibama, e dois afastamentos cautelares de servidores do órgão de fiscalização ambiental federal em Santarém.

Segundo apuração do Jornal O Impacto, foi preso o servidor Elton Cândido, fiscal, e foram afastados das funções o fiscal Wanderley Santos, lotados no escritório do Ibama em Santarém, e a ex-interventora do Ibama em 2014, Silvana Cardin.

Na operação foram apreendidos notebooks, pen drives, celulares e diversos documentos relacionados ao Ibama, além da prisão de um dos investigados. Apuração sobre o caso duraram cerca de um ano. De acordo com as investigações, os servidores envolvidos estariam exigindo propina a donos de madeireiras embargadas e com restrições para que estas empresas fossem liberadas para funcionar. O inquérito surgiu a partir de denúncias ao MPF das próprias vítimas (os representantes dessas madeireiras). O material apreendido foi encaminhado para análise e perícia, e o servidor preso seguiu para o Complexo Penitenciário de Cucurunã. A operação Lupa I foi deflagrada em 2014 e investigava fato similar ao caso atual.

6 comentários em “PF deflagra operação Lupa II em Santarém

  • 14 de outubro de 2016 em 15:50
    Permalink

    O POVO APROVA O JORNAL IMPACTO E LE ESTÁ ENTRE OS MELHORES JORNAIS DO PARÁ, ALÉM DISSO ESTE JORNAL SERÁ UM DOS MELHORES E MAIS LIDOS DO PAIS QUANDO HOUVER A PRISÃO DOS PTRALHAS DO ASSENTAMENTO JURUTI VELHO E A ALCOA TIVER QUE PAGAR MULTA MAIOR QUE O DESASTRE DE MARIANA POR COMETER CRIMES AMBIENTAIS. TAMBÉM QUANDO AS MANSÕES DO FUNCIONÁRIO LUIZ EDMUNDO UMA DENTRO DE ASSENTAMENTO OUTRA NO FINAL DA RUA SALVAÇÃO FOR CONFISCADA PELA RECEITA FEDERAL, POR SER INCOMPATÍVEL COM SEU SALÁRIO DE 2 MIL REAIS MENSAIS.
    O JORNAL IMPACTO VAI PODER DIZER “NOS VÍNHAMOS ANUNCIANDO ESTES CRIMES” E ENTÃO ELES NÃO MAIS TENTARÃO COMENTAR IRONIAS DESCABIDAS DIANTE TANTAS PROVAS EMINENCIADAS POR ESTE GLORIOSO JORNAL IMPARCIAL E QUE ESTÁ AO LADO DO POVO.
    ZÉ GERALDO TOMOU AS TERRAS DOS AGRICULTORES DO OESTE DO PARÁ, VENDEU SUAS MADEIRAS E ENTERROU SUAS DIGNIDADES JUNTO COM O PILANTRA DO AIRTOM FALEIRO QUE TRAIU SEUS ELEITORES PARA SE BENEFICIAR COM PROPINAS.

    CHEGA DESSES DRÁCULAS, MOSTRE NAS URNAS O QUE ESTES POLÍTICOS LIGADOS A STTR MERECEM…

    NÃO VOTE NELES..

    BRASIL….

    Resposta
  • 14 de outubro de 2016 em 10:01
    Permalink

    Jornaleco. Bom lugar para dar risadas da ignorância alheia.

    Resposta
  • 13 de outubro de 2016 em 16:11
    Permalink

    As casas que não foram construídas estão caindo? kkk

    Resposta
  • 13 de outubro de 2016 em 14:38
    Permalink

    ISSO É SÓ O COMEÇO DA VERDADE APARECENDO NO IBAMA, ÓRGÃO A SERVIÇO DO PT DE ZÉ GERALDO E AIRTON FALEIRO, QUE CRIARAM JUNTOS COM O APOIO DO INCRA DE SANTARÉM CENTENAS DE ASSENTAMENTOS PARA COBRAREM A PROPINA DE MADEIREIROS (COM A CRIAÇÃO DAS PORTARIAS DE CRIAÇÃO DE ASSENTAMENTOS ERA POSSÍVEL DIZER QUE A FLORESTA PERTENCIA AO INCRA E ENTÃO OS MADEIREIROS TERIAM QUE FAZER ACERTOS COM CANDIDO NETO DA CUNHA E DEIVISON DE JESUS BARBOSA E OS DEMAIS INTEGRANTES DA QUADRILHA DO INCRA LIDERADA POR LUIS EDMUNDO MAGALHÃES).
    ESTA MÁFIA TEVE ENTRE TANTOS ÓRGÃOS O APOIO INCONDICIONAL DO IBAMA DE SANTARÉM QUE É POSSIVEL CONSTATAR CONSULTANDO O GOOGLE … ESCREVA (OPTANTE MADEIRA ILEGAL PT AIRTON FALEIRO). A SUPERINTENDENTE ATUAL DO INCRA ELITA BELTRÃO AJUDOU COMANDAR ESTE ESQUEMA E SILENCIAR A AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA O INCRA EM 2007, INCLUSIVE COMPRANDO UMA REPORTAGEM DO JORNAL DE MONTE ALEGRE CHAMADO A TRIBUNA DA JUSTIÇA QUE DIANTE DESTE FATO MAIS PARECE A TRIBUNA DA PROPINA, ONDE SILENCIARAM O PRESIDENTE DA ASA UM PILANTRA ALIADO A EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA(PAULINHO) ASSOCIAÇÃO DO PDS SERRA AZUL QUE CANALIZOU PROPINA AOS CANALHAS DO INCRA E SEUS AGRÔNOMOS COMO CANDIDO NETO DA CUNHA VIA A MADEIREIRA ISA AGROFLORESTAL.
    ESTES ATORES TAMBÉM COMANDAM O ESQUEMA MILIONÁRIO DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO/PRIVADO DO ASSENTAMENTO JURUTI VELHO, ONDE FOI DESVIADO MAIS DE 500 MILHÕES DE DÓLARES EM 10 ANOS.
    UMA PROVA CABAL DESTE ESQUEMA É UMA MANSÃO QUE UM DOS INTEGRANTES DA QUADRILHA OSTENTA EM SANTARÉM – PA, AO FINAL DA RUA SALVAÇÃO AVALIADA EM MAIS DE 12 MILHÕES DE REAIS, PERTENCENTE A UM FUNCIONÁRIO QUE TEM SALÁRIO INFERIOR A TRES MIL REAIS MENSAIS.

    ESTES FUNCIONÁRIOS CORRUPTOS ESTÃO LIGADOS A ESQUERDA RADICAL COMO O PSTU DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E USAM NOSSO ESTADO PARA NOS ROUBAR E MANDAR O DINHEIRO CRIMINOSO PARA LÁ.

    ESTE IBAMA E INCRA DE SANTARÉM ALÉM DE DESVIAREM DINHEIRO PÚBLICO, E CONTROLAREM A EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA E MINÉRIO NA REGIÃO, ESTÃO ACIMA DA LEI DESCARADAMENTE, POIS Á MAIS DE DEZ ANOS DESTROEM A NATUREZA NA REGIÃO E SÃO ACLAMADOS SANTOS PELAS ONGS E DEMAIS ÓRGÃOS PÚBLICOS, POIS BEM CHEGOU A HORA DO OESTE DO PARÁ DAR UM BASTA NESTA INSANIDADE PÚBICA, POIS O BRASIL PRECISA MUDAR.

    ACESSEM OS LINKS ABAIXO E CLAMEM POR JUSTIÇA:

    O POVO DE SANTARÉM MERECE RESPEITO:

    https://www.oimpacto.com.br/presidente-da-acorjuve-acusado-de-sumir-com-r-16-milhoes/

    https://www.oimpacto.com.br/incra-nomeia-ouvidor-agrario-para-atuar-no-baixo-amazonas-e-eixo-da-br-163/

    https://www.oimpacto.com.br/denuncia-acorjuv-age-com-truculencia-em-juruti-velho/

    http://brasileiros.com.br/2008/09/riqueza-e-miseria-em-juruti/

    http://jesocarneiro.blogspot.com.br/2007/01/nmeros_29.html
    compra de rabetas sem licitação no pae juruti velho

    http://www.ver-o-fato.com.br/2015/12/os-riscos-da-barragem-da-alcoa-em-juruti.html

    http://www.prpa.mpf.mp.br/news/2008/outros/ACP_Improbidade_INCRA_STM.pdf

    https://www.oimpacto.com.br/incra-e-cpt-acusados-de-promover-conflitos-agrarios-na-regiao-oeste/

    https://www.oimpacto.com.br/incra-operacionaliza-creditos-a-1-670-familias-de-assentamento-em-juruti/

    https://www.oimpacto.com.br/exoneracao-no-incra-de-santarem-e-levada-a-brasilia/

    https://www.oimpacto.com.br/incra-prorroga-prazo-para-receber-propostas-de-assistencia-tecnica-as-familias-%E2%80%8F/

    ASS: JOELMA SECRETARIA DEMITIDA DA ALCOA A PEDIDO DE CANDIDO NETO DA CUNHA.

    Resposta
  • 13 de outubro de 2016 em 13:10
    Permalink

    Tem que pegar a turma do PT do INCRA. Aqueles que roubaram o dinheiro das casas de JURUTI VELHO,

    Resposta
  • 13 de outubro de 2016 em 13:02
    Permalink

    só falta agora prenderem a máfia do INCRA aquela que todo mundo sabe quem são Luciano, Cleide Souza, hogo Alan, Chalita e elita , todos participantes do roubo das mil casas que não construíram em JURUTI VELHO e que segundo informações as casas da VILA PRUDENTE antes de serem entregues já começaram a cair

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *