Coluna Impacto

c01CÍRIO DAS CRIANÇAS

Além da montagem da barraca e da preparação da Praça da Matriz, diversas programações estão sendo realizadas em Santarém, alusivas ao Círio da Conceição, que acontece no dia 27 deste mês. Entre elas, o 10° Círio das Crianças (foto), que será neste domingo, dia 20, com saída prevista para às 7h, da Igreja São Raimundo Nonato, bairro Aldeia, percorrendo várias ruas da cidade, com chegada na Igreja Matriz.

CÂNCER DE MAMA E DE ÚTERO

Pelo segundo ano consecutivo, Santarém recebeu o Prêmio Pará Mulher, sendo reconhecido como um dos municípios referência na prevenção e combate ao câncer de colo do útero e de mama. O Prêmio, conferido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão na Atenção à Mulher no Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama, reconhece e premia os municípios que desenvolveram ações e se destacaram através dos indicadores de exames citopatológicos (exame de PCCU), em mulheres na faixa etária entre 25 a 64 anos, e exames de mamografias, em mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos, pactuados com Ministério da Saúde, através do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento da Execução de Políticas Públicas (Sispacto). A premiação selecionou cinco municípios: Santarém, Primavera, Paragominas, Conceição do Araguaia e Barcarena, que conseguiram alcançar as duas metas dos indicadores de prevenção ao câncer do colo do útero e mama, simultaneamente, no período avaliado entre julho de 2015 a julho de 2016. Em Santarém, no período avaliado, foram realizadas 17.698 coletas de PCCU (Exame Preventivo de Câncer de Colo Uterino) e 880 mamografias, por meio de um novo mamógrafo, adquirido pela Prefeitura de Santarém, com recursos próprios, em junho de 2014, após oito anos sem a Casa de Saúde da Mulher oferecer o exame.

FEST’ARTE 2016

Organizado pela direção e alunos do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e parceiros, começou na terça-feira (15) e prossegue até domingo (20), a Festa da Arte (Fest’Art 2016). O objetivo é valorizar o legado deixado pelo maestro Wilson Fonseca (Isoca). Todos os alunos do Instituto estão envolvidos nas atividades. A entrada nos eventos é gratuita. O santareno Isoca foi funcionário público, escritor, pesquisador, poeta, pianista, organista, maestro e compositor. Caso estivesse vivo, completaria ontem quinta-feira (17), 104 anos de idade. Nessa data houve uma missa em ação de graças, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

c02ANIVERSÁRIO

 Desirée Pereira (foto), eficiente e dedicada funcionária da AFA Contabilidade, trocou de idade ontem, quinta-feira (17). “Deysi”, como é carinhosamente conhecida, foi alvo de inúmeras felicitações de seus colegas de trabalho. A ela, os mais sinceros votos de sucesso, saúde e alegria.

FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO

A coordenação da Pastoral Social Diocesana comunica que foi adiada a preparação para o VIII Fórum Social Pan-Amazônico, que ocorreria nos dias 19 (tarde) e 20 (manhã) de novembro no Seminário São Pio X, após o Seminário em Defesa da Amazônia. Essa preparação está sendo promovida pelo Comitê Local do VIII Fórum Social Pan-Amazônico em parceria com a Pastoral Social. Segundo o Comitê, o encontro foi adiado para o dia 10 de dezembro por motivos operacionais. Além disso, eles informaram que em breve vão divulgar a programação e o local do encontro. Mesmo com a mudança de data do Pré-fórum, permanece a realização do Seminário em Defesa da Amazônia nesta sexta e sábado (18 e 19) no Seminário São Pio X, promovido pela Pastoral Social Diocesana.

c03CASAMENTO

 Foi no último sábado, dia 12, em Belém, a cerimônia de casamento de Giovanne dos Santos Duarte e Paula Araújo (foto), realizada na Capela Berço de Belém. O casal foi alvo dos cumprimentos e votos de felicidade dos amigos e familiares, que de Santarém, foram testemunhar o lindo momento. Que a felicidade esteja presente em seus dias e que o amor que os uniu se fortaleça sempre!

Retoques

c04A coluna parabeniza Alex Miranda, que troca de idade neste domingo, dia 20 e festeja a data ao lado de seus familiares. Parabéns, meu irmão. Muita paz, saúde e felicidade para você neste dia especial. * A Filarmônica Municipal Professor José Agostinho se apresenta nesta sexta-feira (18) no palco do Centro Recreativo, com o projeto “Vem dançar com a Filarmônica”. O valor arrecadado com a venda dos ingressos será doado Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Gracsan). O concerto vai apresentar ao público um repertório repleto de ritmos dançantes, como carimbó, tango, salsa e chorinho, tendo como regente Rafael Brito. * Cerca de 200 motociclistas participaram no fim da tarde de terça-feira (15) da Moto Romaria, umas das procissões que marcam a programação oficial do Círio de Nossa Senhora da Conceição 2016. * Começou na terça-feira (15) o período do defeso de oito espécies de peixes na região. Até o dia 15 de março de 2017, a pesca vai ficar proibida para que as espécies possam se reproduzir. Entre as espécies protegidas estão: pacu, jatuarana, pirapitinga, aracu, fura-calça, mapará, curimatá e branquinha. No período, é proibido, além da pesca, a comercialização, transporte e beneficiamento. * O bairro da Aldeia sempre foi um dos mais pacatos e calmos de Santarém, hoje virou alvo da ação de bandidos, com assaltos, baleamentos e até morte. Os moradores pedem seguranças às autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *