Celpa treina eletricistas para o resgate em altura

Procedimento  visa despertar  os cuidados com acidentes em altura

O alerta é para a segurança. Mesmo quem tem experiência na atividade, sabe a importância do treinamento. É o caso de Eraldo Gomes -“Seu Arizona”, que há 41 anos na atividade, não perde a chance de se qualificar. Para ele, a prevenção é a principal aliada na hora de colocar o trabalho em prática.

O Curso NR 35 de Resgate em Altura desenvolve a percepção do risco nessa atividade. O objetivo é perfeiçoar as práticas de segurança dos profissionais que exercem principalmente atividades na rede elétrica, em postes mais altos, ou na Alta Tensão. Além das técnicas de segurança, eles receberam aulas de primeiros socorros iniciais, para salvamento e resgate.

De acordo com o líder técnico da Celpa/Regional Oeste, Márcio Rêgo, o treinamento foi ministrado seguindo as Normas Regulamentadoras Nacionais, que regem e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho.

Na teoria, as perguntas foram essenciais para tirar dúvidas, pois na prática, elas não podem existir. Para isso, diversas técnicas foram aplicadas, a fim de evitar riscos nas ações do dia a dia. A ideia é garantir 100 por cento de segurança. E, se mesmo assim, ocorrer acidentes, as equipes precisam agir com rapidez e eficiência.

Conforme Rêgo, esse tipo de treinamento tem feito a diferença e reduzido quase a zero o índice de acidentes. Nos últimos anos, não há registros de acidentes fatais na Celpa. Porém, as estatísticas nas distribuidoras de energia, indicam que cerca de 77 por cento dos acidentes fatais são referentes à queda em altura. Além de investir na tecnologia, nos equipamentos, há um monitoramento rigoroso, para o uso correto dos equipamentos.

Nesta etapa, 12 colaboradores da área de expansão da Celpa estiveram envolvidos. Além de Santarém, as demais regionais da Celpa vão receber o mesmo treinamento.

Fonte: RG 15/O Impacto e Núbya Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *