Coluna Impacto Ed. 1123

EXPOSIÇÃO “SANTARÉM XXI”

Acadêmicos do 4° período de Jornalismo das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA) realizam neste sábado, (10) a partir das 19h na orla de Santarém, a Exposição “Santarém XXI”, que tem como tema: Traz olhar contemporâneo da cidade. Composta por mais de 50 fotografias produzidas pelos vinte estudantes do curso, “a exposição retrata a cena urbana contemporânea de Santarém, com o olhar fotográfico desenvolvido pelos alunos durante a disciplina Introdução à fotografia”, explica a professora e coordenadora do evento Talita Baena. De acordo com a docente a partir da definição do fotógrafo francês, Henri Cartier-Bresson que os estudantes buscaram cenas do cotidiano e fotografaram objetos, formas, texturas e tonalidades presentes nos espaços urbanos do município de Santarém.

MANTIDO CONCURSO EM JURUTI

A Prefeitura Municipal de Juruti comunica que o concurso público para provimento de cargos da Prefeitura Municipal está mantido. Houve um equívoco por parte da empresa organizadora que informou que o evento estaria suspenso, mas já está no site a correção de tal aviso que informa também que o concurso está mantido. A Prefeitura esclarece que há um processo em andamento, mas até esta data não existe qualquer decisão judicial, por isso o concurso está mantido. O concurso tem 7.753 inscritos e a prova será dia 18 de dezembro, conforme o edital. Informamos ainda que boatos em redes sociais não devem ser considerados, apenas informações da Prefeitura e da Fadesp.

VIGÁRIOS EPISCOPAIS

Ontem, quinta-feira (08), foi o último dia das Festividades de Nossa Senhora da Conceição, e o bispo Dom Flávio Giovenale encerrou o Ano Santo da Misericórdia na Diocese de Santarém. O ato de encerramento foi na Igreja Matriz, durante a Missa Solene das 7 horas. Mais tarde, após a Procissão de Encerramento da Festa e a 6ª Romaria da Juventude, Dom Flávio oficializou a criação de duas regiões episcopais na Diocese de Santarém e empossou os dois vigários episcopais: Padre Ronaldo Nascimento e Padre Ademar Ribeiro. Padre Ronaldo será responsável pela Região Cristo Rei que corresponde aos municípios de Monte Alegre, Almeirim e Prainha. Padre Ademar Ribeiro será responsável pela Região Nossa Senhora da Conceição, que corresponde à área urbana do município de Santarém.

BRASÍLIA/URUARÁ

A manobra feita por Renan Calheiros para não sair da presidência do Senado em Brasília, após ser afastado pelo STF, também aconteceu no município de Uruará. A Câmara afastou do cargo o prefeito Everton Banha por 50 dias, por improbidade administrativa, ocasião em que foi instalada uma CPI. O presidente da Câmara de Uruará pediu licença por 10 dias e o vice ao assumir a presidência interina, seu 1º ato foi revogar o Decreto que afastava o Prefeito. Mas a Justiça desfez essa trama e anulou a manobra do presidente interino da Câmara, vereador Amauri Oliveira, mantendo o afastamento do prefeito Everton Banha.

CEMITÉRIO PARQUE

A Câmara de Vereadores de Santarém aprovou, na quarta-feira (7), o projeto de lei nº129/16, de autoria do vereador Henderson Pinto (DEM), que autoriza a instalação e o funcionamento de Cemitério Parque, Crematório e Serviço de Tanatopraxia (embalsamento) pela iniciativa privada. A matéria entrou em discussão e votação pelo plenário da Câmara, que a aprovou por unanimidade. O vereador Valdir Matias Jr., explicou que a criação do serviço pretende resolver o problema da falta de cemitérios na cidade. O Poder Público não tem recurso para desapropriar ou comprar área para criar novos campos santos no Município, mas a iniciativa privada tem e o projeto atende essa necessidade. “Inclusive tem dois cemitérios previstos para serem construídos. Um na BR-163 e outro na região da Santarém/Curuá-Una. São cemitérios parques, todos licenciados, longes do lençol freático, em áreas de serra, cumprindo as exigências ambientais possíveis”, disse Valdir Matias Jr.

GERAÇÃO DE CRAQUES

Paulo Bacarata e Paulinho (foto), dupla dinâmica que arrasa nas peladas do Clube dos 50. Duas gerações juntando experiência e juventude. Paulo Bacarata foi várias vezes campeão de pelada jogando como zagueiro do Barbosão e seu filho Paulinho é um dos melhores zagueiros do Clube dos 50. Os dois foram atrações no clássico RaiFran disputado no último sábado, na confraternização de fim de ano do Clube dos 50, jogando pelo time do São Francisco.

RETOQUES

A coluna parabeniza o jovem Davi Belotto Miranda (foto), que trocou de idade no último domingo, dia 04 e festejou data ao lado de seus familiares e amigos em uma badalada pizzaria da cidade. * Um grupo de turistas do transatlântico Regatta visitou ontem, quinta-feira, o Centro Cultural João Fona (CCJF). O espaço é um dos pontos turísticos mais visitados de Santarém e que exibe um pouco da trajetória do seu povo. * O desembarque desses estrangeiros a Santarém faz parte da rota turística 2016-2017 iniciada no último dia 09/11. Para a rota turística foram cadastrados 20 navios de grande porte. A temporada encerrará no dia 02/07/2017, com os turistas do transatlântico Navigator. * Terminou ontem, quinta-feira, com a tradicional queima de fogos, as festividades de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do povo católico de Santarém. * Atração da programação do Natal da Família Santarena, a Casinha do Papai Noel, que funciona todos os anos na Praça Barão de Santarém, está recebendo serviços de pintura e decoração natalina. Até esta sexta feira (09), equipes da SEMJEL e SEMC estarão finalizando os trabalhos para que no sábado (10), às 18h, a Casinha seja aberta à visitação. * Até o dia 23 de dezembro, as famílias santarenas poderão visitar a Casinha do Papai Noel e também assistir a programação cultural do Natal da Família Santarena, que começa com apresentação da Filarmônica Prof. José Agostinho, no anfiteatro Joaquim Toscano. * Há pelo menos oito dias, uma fossa que fica no canteiro central da Avenida Presidente Vargas, entre Barão do Rio Branco e Silvino Pinto, estourou e está causando alagamento, mau cheiro e gerando incômodo à população que passa pelo local. A fossa fica por trás do Hospital Municipal, em frente a diversos lanches.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *