Incra, UFOPA e UFPA discutem parceria para projetos de educação no campo

Gestores e técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) estiveram reunidos na segunda-feira (06) para tratar da elaboração de projetos na área da educação no campo. O encontro aconteceu em Santarém (PA), na UFOPA, com a presença da reitora da instituição, a professora Raimunda Monteiro.
A reunião teve como pauta o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que pertence ao Incra e tem como potenciais públicos assentados da reforma agrária, famílias quilombolas ou de unidades de conservação ambiental reconhecidas pelo órgão, como reservas extrativistas e florestas nacionais.
O coordenador do Pronera no Oeste do Pará, Orivan Matos Júnior, servidor do Incra, apresentou as diretrizes e explicou a operacionalização do programa.
O encontro com a UFOPA e a UFPA foi articulado pelo Incra. O órgão que viabilizar a retomada do Pronera na região Oeste do Pará. No estado, UFPA e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) mantêm cursos pelo programa.
Para viabilizar novos cursos, é essencial a parceria com as instituições de ensino, tendo em vista que é de competência delas a elaboração dos projetos educacionais e a certificação aos alunos. O Incra atua como agente financiador e fiscalizador.
Por meio do Pronera, é possível a oferta de cursos de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio); técnico-profissionalizantes de nível médio; de nível superior; e pós-graduação.
Walter Silva, diretor da Escola de Aplicação da UFPA, destacou a demanda por educação no campo existente no Oeste do Pará e o papel das universidades públicas nesse processo. A UFPA tem uma longa atuação em projetos executados pelo Pronera.
Como encaminhamentos, o vice-reitor da UFOPA, professor Anselmo Colares, informou que os institutos da universidade irão se mobilizar para levantar demandas e analisar que cursos podem gerar projetos a serem apresentados ao Incra.
Ainda ontem, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) Santarém, como parte da interlocução Incra/UFOPA, foram discutidos projetos na área da saúde em nível de graduação e especialização.

Fonte: RG 15/O Impacto e Luiz Gustavo/Incra

4 comentários em “Incra, UFOPA e UFPA discutem parceria para projetos de educação no campo

  • 7 de fevereiro de 2017 em 15:04
    Permalink

    ESTÁ FALTANDO NA FOTOGRAFIA O DILTON TAPAJÓS, O CANDIDO, E O ZÉ GERALDO…KKKK

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2017 em 15:01
    Permalink

    AGORA ALIARAM-SE WLADIMIR E FALEIRO… KKKKKK

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2017 em 14:59
    Permalink

    ISSO É FANTÁSTICO. DONA RAIMUNDA REITORA DA UFOPA ESPOSA DO DEPUTADO FEDERAL AIRTOM FALEIRO CITADO NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA O INCRA E O IBAMA DE SANTARÉM. VALE RESSALTAR QUE ESTA SENHORA REITORA RESIDE DENTRO DE UM ASSENTAMENTO DO INCRA… SERÁ QUE ELA FOI ASSENTADA….
    ESTE INCRA DE SANTARÉM É UMA PIADA….. CADÊ AS DEZ MIL CASAS DE JURUTI VELHO QUE O INCRA DESVIOU (ROUBOU) E ATUALMENTE ESTÁ TENTANDO JOGAR MAIS DINHEIRO PÚBLICO FORA… É SÓ FRAUDE…..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *