PF cumpre mandados judiciais em Belém

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Leviatã, que tem como objetivo o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo Ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF), referentes à Inquérito instaurado a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato.

Os mandados são cumpridos nas casas e escritórios de trabalho dos investigados, localizados em Belém, além do Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).

A ação apura pagamento de propina a dois partidos políticos, no percentual de 1% sobre as obras civis da Hidrelétrica de Belo Monte, por parte das empresas integrantes do consórcio construtor.

Entre os alvos da operação estão os principais envolvidos no esquema de repasse de valores aos agentes políticos, que seriam o filho de um Senador da Republica e um ex-Senador ligado ao mesmo grupo político. As identidades não foram divulgadas pela PF.

Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A operação foi batiazada em homenagem à obra “O LEVIATÔ, do filósofo político Thomas Hobbes, na qual ele afirma que o “homem é o lobo do homem”, comparando o Estado a um ser humano artificial criado para sua própria defesa e proteção, pois se continuasse vivendo em Estado de Natureza, guiado apenas por seus instintos, não alcançaria a paz social.

Fonte: RG 15/O Impacto, com informações da Polícia Federal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *