Operação constata desmatamento em área de preservação permanente no bairro Pérola do Maicá

Uma área de aproximadamente 1,5 hectare de floresta desmatada foi o que constatou uma operação realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com parceria da Polícia Militar e Polícia Civil na manhã desta terça-feira (21), numa Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Pérola do Maicá.

A fiscalização foi feita após demandas apresentadas pelo Conselho de Segurança da Grande Área do Maicá (Conseg), em reunião realizada na última terça-feira (14) entre Semma e lideranças comunitárias, sendo recebidas demandas relacionadas às degradações ambientais naquela região. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente Vânia Portela, árvores de lei apresentavam cortes de motosserra recentes. “É lamentável encontrarmos essa situação aqui. É um terreno de APP, onde existia a nascente de um igarapé. A Semma vai elaborar relatório, encaminhar aos demais órgãos competentes, buscar identificar os infratores e puni-los pelos vários crimes ambientais cometidos”, declarou.

Durante a vistoria, os criminosos não foram flagrados no local e nenhum morador soube informar quem eram os autores. A Semma vai tentar identificar os criminosos e notificá-los.

A Semma procederá com embargo da área, seguindo o artigo 48 da Lei 9.605/98, que dispõe sobre as punições e providências para crimes ambientais.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *