Câmara rende homenagem às mulheres

“Dia Internacional da Mulher” foi comemorado na Casa com a entrega do certificado “Expressão mulher santarena” a 21 cidadãs que foram indicadas pelos vereadores.

Em uma sessão especial, a Câmara Municipal de Santarém realizou na manhã desta quarta-feira, 08/03, homenagem às mulheres santarenas. A solenidade foi abrilhantada com o som da banda do 3º Batalhão de Polícia Militar e do maestro Agostinho Fonseca, e contou com a participação de autoridades e diversas instituições do município, um grande público, além dos vereadores.

O requerimento da sessão foi apresentado pela vereadora Maria José Maia (DEM). Única representante feminina nesta 18ª legislatura, a parlamentar, que é professora, enfatizou que a data marca uma luta das mulheres por garantia de direitos e igualdade social. “Infelizmente para que acontecesse este dia foi necessário que muitas mulheres morressem. E hoje nós queríamos que isso fosse diferente, mas ainda não é. Queremos dizer que a presença da mulher na sociedade é marcante, naquilo que faz e naquilo que representa. Todas nós mulheres hoje nos sentimos homenageadas”, felicita.

Maria José observou que na 17ª legislatura três mulheres compuseram o Poder Legislativo santareno, agora como única mulher a ocupar uma vaga na Casa, a vereadora disse que tem uma responsabilidade singular no parlamento municipal. “Eu me sinto na obrigação de representar as mulheres. O que quero fazer com que as políticas públicas sejam ampliadas, e não fiquem somente no papel, mas sejam efetivadas de fato na vida não somente da mulher, mas de todo cidadão santareno”.

O presidente da Casa, Antonio Rocha (PMDB), abriu a sessão, mas passou o comando dos trabalhos à vereadora Maria José. Ele falou da satisfação em participar do momento de homenagem às mulheres santarenas. “Todos nós sabemos que depois de Deus, estão as mulheres, porque foram elas que geraram todas as pessoas que existem no mundo. Então hoje é dia importante não somente para as mulheres, mas a todos nós homens que nascemos das mulheres. Na qualidade de presidente desta Casa, fico feliz em homenageá-las”, enaltece.

Prefeitura – O prefeito interino de Santarém, José Maria Tapajós, participou da solenidade. O ex-vereador parabenizou o Legislativo pela Sessão Especial voltada às mulheres. “Parabenizo em nome do Poder Executivo a Câmara Municipal pela homenagem. A mulher veio para servir o mundo. Todas as mulheres merecem o respeito e valorização, pois elas, embora de maneira tímida, estão tomando o seu espaço”. Além dele, a primeira dama e secretária de trabalho e assistência social, Celsa Silva, participou da sessão.

“Expressão mulher santarena” – Durante a sessão, entre as apresentações e sorteios de brindes para as mulheres presentes, eram homenageadas algumas convidadas especiais com o certificado “Expressão mulher santarena”. Ao todo 21 mulheres receberam a certificação, cada uma escolhida por um vereador. Uma delas foi a ex-vereadora por quatro mandatos Elizabeth Machado Lima, que é tia do decano da Casa, Emir Aguiar (PTN), e foi a indicada dele para receber a homenagem. “O ser humano se satisfaz quando é lembrado, e as mulheres do mundo todo são lembradas hoje pela Câmara Municipal”, enfatizou Beth Lima, como é conhecida a ex-vereadora.

Outra homenageada foi a professora Raimary da Conceição, que há 26 anos trabalha na educação. Ela recebeu o certificado do vereador Valdir Matias Jr. (PV). “Eu me sinto lisonjeada, porque é muito bom quando se é reconhecido pela sociedade. Tenho prestado serviço há muitos anos, não somente como professora, mas na área social, ajudando jovens e crianças. Faço parte ainda de uma igreja evangélica, da qual sou líder”.

As homenageadas foram Maria Ilona (Antonio Rocha-PMDB), Irmã Maria Ieda de Sousa (Júnior Tapajós-PR), Maria Justa Corrêa Lima “in memoriam” (Dayan Serique-PPS), Beth Lima (Emir Aguiar-PTN), Clara Aurora da Cunha Pereira (Tadeu Cunha-DEM), Roseni Sousa Ribeiro (Alysson Pontes-PSD), Durcilene Batista da Silva (Didi Feleol-PDT), Raimary da Conceição Batista (Valdir Matias Jr.-PV), Lucivalda de Almeida Diniz (Ronan Liberal Jr.-PMDB), Mara Campos de Lima (Rogélio Cebuliski-PSB), Sueli Barbosa Santos (Alaércio Cardoso-PRP), Maria José Dias da Silva (Henderson Pinto-DEM), Eunides Sales (Delegado Jardel-PTN), Cleide Pinho Soares (André do Raio-X-PSDC), Ester Vinente Silva (Reginaldo Campos-PSC), Maria Dinorá Sousa Vinholte (Chiquinho da UMES-PSDB), Maria de Nazaré Ferreira Sousa (Ney Santana-PSDB), Maria Amélia Albuquerque Sirotheau (Maria José Maia-DEM) e Sandra Cristina Dias da Silva (Jandeilson Pereira-PSDB).

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/CMS

 

Um comentário em “Câmara rende homenagem às mulheres

  • 9 de março de 2017 em 13:31
    Permalink

    E o vereador que gosta de bater em mulher homenageo quem???????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *