Prefeitura, AMTJU e STTR comemoram o Dia Internacional da Mulher

Um culto celebrado pelas irmãs Elizângela e Rizeuda, da Congregação Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, abriu oficialmente a programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, promovida pela Prefeitura, Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na manhã desta quarta-feira, 08, na sede do STTR.

Uma das homenageados no evento

As mulheres vieram de diversos bairros e comunidades rurais de Juruti e na oportunidade receberam dicas de beleza e de saúde. A enfermeira Adriana Corrêa, da Secretaria Municipal de Saúde, repassou orientações importantes para prevenção do câncer de mama. Um café da manhã regional foi oferecido às mulheres.

As secretárias Aparecida Camarão (Assistência Social), Sidne Coimbra (Administração), Ariadne Lima (Cultura), Heriana Santos (Planejamento) e Joquibede Mota (Saúde) representaram o governo municipal e a vereadora Dorli Guimarães, o Poder Legislativo; o STTR foi representado pela senhora Fátima de Melo Lira e a AMTJU pela presidente Maria Raimunda Melo.

O prefeito em exercício West Lima, os secretários José Maria Melo (Governo), Jonas Morais (Educação), Fernando Esteves (Integração Comunitária), Agostinho Guimarães (Produção) também compareceram ao STTR para homenageá-las.

No decorrer da programação houve a posse das integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. As atividades encerraram com o sorteio de brindes.

Feriado Municipal – Juruti é o único município brasileiro que o Poder Legislativo aprovou no dia 18 de maio de 1999, o dia 8 de março como feriado municipal.

 

CONSELHO DOS DIREITOS DA MULHER É REATIVADO. AS INTEGRANTES FORAM EMPOSSADAS NA QUARTA, 8 DE MARÇO

Vice-prefeito West Lima, secretário Zé Maria e demais autoridades durante o evento

Durante as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na manhã de quarta-feira, 08, na sede do STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o Governo Municipal reativou e empossou as integrantes do Conselho dos Direitos da Mulher.

A Mesa que conduziu os trabalhos foi formada pelo prefeito em exercício West Lima, José Maria Melo (secretário de Governo), Aparecida Camarão (secretária de Assistência Social), Maria Raimunda Melo (presidente da Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti), vereadora Dorli Guimarães e Fátima de Melo Lira (STTR).

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão colegiado, de caráter permanente, consultivo e deliberativo, constituído por representantes femininos da administração direta e representantes dos setores femininos da sociedade civil, com a finalidade de: promover, em âmbito municipal, políticas que visem a eliminar a discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como a plena participação nas atividades políticas, econômicas, culturais e sociais.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será dirigido por uma Comissão Executiva, cujas integrantes foram escolhidas e nomeadas pelo prefeito. O órgão é composto por treze membros titulares e dez  suplentes para um mandato de dois anos.

ACEJ – Associação Comercial e Empresarial de Juruti, STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, AMTJU – Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti, Colônia de Pescadores Z-42, Igreja Assembleia de Deus – representam a Sociedade Civil no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

SEMED – Secretaria de Educação, SEMAD – Secretaria de Administração, Secretaria de Produção, SEMAS – Secretaria de Assistência Social, SEMSA – Secretaria de Saúde – representam a administração direta.

PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM À MULHER NA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO COELHO

Servidores e alunos da Escola Municipal Vereador Raimundo de Sousa Coelho

Servidores e alunos da Escola Municipal Vereador Raimundo de Sousa Coelho, bairro Maracanã, promoveram na manhã de 4ª feira, 08, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Na área externa da escola, mães de alunos e moradoras das proximidades participaram de palestras sobre a importância da mulher na sociedade e Lei Maria da Penha. Um lanche foi oferecido a elas, que também participaram de sorteio de prêmios e receberam brindes especiais pela passagem do dia 08/03.

As homenagens encerraram com uma caminhada, que saiu da Escola Raimundo Coelho, na avenida Tancredo Neves, passando pelas ruas Floriano Peixoto, Joaquim Gomes do Amaral, Emídio Santarém, retornando ao estabelecimentos de ensino.

Faixas e cartazes com frases dedicadas às mulheres foram conduzidos durante a caminhada por estudantes e servidores da Escola Raimundo de Sousa Coelho.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *