Agremiação Atleta do Futuro rumo a Copa 2 de Julho

Joacy Moura, coordenador do projeto, avalia parcerias que garantem os resultados positivos.

Pouco mais de um ano de atividades, e o trabalho desenvolvido pela equipe e jogadores da Agremiação Atleta do Futuro são dignos de aplausos, principalmente, e o mais importante, é o impacto social, que reflete diretamente na vida da comunidade.

Para o treinador Joacy Moura, idealizador da ação, os resultados obtidos são frutos de muito trabalho e dedicação. “Um trabalho social com objetivo de formar atletas, e também bons cidadãos. Nós a princípio, tínhamos um público alvo a ser trabalhado, e uma competição alvo também a trabalhar, que é a Copa 2 de Julho, na Bahia. Nós fizemos a primeira participação em 2016, de um total de 50 equipes, conseguimos uma colocação de 15º, passando inclusive de fase, isso com menos de 6 meses de trabalho. Este resultado é fruto de muito trabalho, muita dedicação dos atletas, dos familiares, e que agora em 2017, estão novamente no rumo à disputa. A edição deste ano será comemorativa a 10 anos do torneio, deverá ser uma festa maravilhosa, muito mais abrilhantada como foi a anteriormente. O nosso coordenador Sival Vieira, está incrementando essa competição, onde o nível é muito alto”, informou Moura.

SELEÇÃO DE ATLETAS: Os processos seletivos que avaliam jogadores acontecem com frequência. O treinador e seu auxiliar técnico, Claudinei Barbosa, realizaram e ainda irão realizar peneiras em diversos municípios do estado. “A gente tem buscado atletas por toda a região oeste do Pará, ainda estamos com algumas deficiências, mas temos a certeza de que no dia 2 de Julho, estaremos em campo, representando novamente Santarém e todo baixo amazonas”, explicou Joacy.

INTERCÂMBIO: Na visita que o treinador fez à nossa redação, também falou da interação realizada com o time do Botafogo da Paraíba, que garantiu entre outras ações, que o auxiliar técnico do projeto, realizasse um estágio no setor de equipe profissional do clube paraibano.

“Como nós temos uma formação acadêmica para atletas, também temos uma formação acadêmica para os profissionais que atuam no projeto. Ultimamente nós tivemos o convênio com o time do Botafogo da Paraíba, assim como outros clubes, tais como o time do Mogi Mirim que faz parte do nosso planejamento, do processo de trabalho, onde nós passamos a qualificar e melhorar o âmbito de conhecimento técnico dos nossos profissionais. Desta vez, o professor Claudinei Barbosa, foi até a Paraíba, realizou um estágio com o Professor Itamar, do Botafogo da Paraíba, da categoria profissional. Tivemos o apoio do presidente Zezinho, que também faz um trabalho semelhante ao nosso, só que em nível mais avançado, pois é um clube profissional. É o próprio dirigente que tem o perfil de trabalhar a parte social do clube, então ele tem duas escolas, tem fomentado esse trabalho. Desta forma, casou bem a ideia nossa com a dele, e agente está formatando, idealizando uma nova parceria, até mesmo de importar jogadores de Santarém para a Paraíba”, relatou o técnico.

PARCERIAS: Joacy Moura faz questão de lembrar que os resultados alcançados pela Agremiação Atleta do Futuro, também é devido às diversas parcerias que a entidade tem contado, além é claro do apoio dos pais dos jogadores.

“Uma coisa muito importante em nosso trabalho, é a questão social, hoje a gente desenvolve um trabalho com um número mínimo possível, pelas condições de nossos processos ainda não estarem adequados. A quantidade de atletas que buscam adentrar em nossa entidade é muito grande, mas por enquanto não temos estrutura suficiente. Recentemente tivemos contatos com algumas prefeituras aqui da região, como Itaituba. Recebemos a visita deles em nosso Centro de Treinamento. O Secretário Municipal de Esporte também acompanhou os trabalhos que realizamos na Academia Via Atlética, onde nós fazemos o nosso trabalho há um ano. Aproveitamos para agradecer o Sérgio e o Carlos que são os proprietários da academia, assim como, também a Viação Ouro e Prata que nós leva e traz para fazer as visitas nas cidades da região. O Secretário Municipal de Esporte de Itaituba veio, foi até a academia, gostou de ver a postura dos atletas, a forma que eles trabalham, observaram toda a dinâmica de um trabalho profissional, dentro de uma academia de base. E assim esteve também no Centro de Treinamento, o qual queremos também agradecer o seu Ricardo, que nos disponibiliza o local. Dentro desta filosofia de trabalho, dentro deste acompanhamento que nós temos a preocupação de família, de escola, de trabalho, foi importante a visita do secretário, para que abram os olhos, para que possamos desenvolver esse trabalho dentro da cidade de Itaituba, com esse objetivo. O município é um local promissor, tem muito potencial, já estivemos lá observando as categorias de bases, caso confirmado mais essa parceira, apenas iremos complementar com a nossa metodologia e com as ideias profissionais para que a gente possa angariar e fazer uma formação atleta de verdade, porque jogar futebol pela periferia todos jogam, ser uma atleta de futebol é diferente. Então a gente vai buscar essa parceria, vai buscar essa formação. Assim poderemos buscar mais oportunidade para o mercado nacional de futebol, assim como vem a Copa de 2 Julho, onde nós vamos participar com as principais equipes do futebol brasileiro, da primeira divisão diga-se de passagem”, conclui Moura.

Por: Edmundo Baía Júnior

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Agremiação Atleta do Futuro rumo a Copa 2 de Julho

  • 17 de junho de 2017 em 12:28
    Permalink

    ola boa tarde eu gostaria muito de receber mas inforçoens da copa 20 de julho na bahia ok

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *