Começam nesta 4ª feira as ações da campanha “Cidade Limpa – Juruti no combate ao Aedes”

As estratégias adotadas vêm sendo utilizadas pela SEMSA e os resultados têm sido apresentados de forma bastante positiva ao ponto de reduzir a ocorrência de casos de Dengue no município em 99%.

Agentes de endemias visitarão residências

A Ação tem como objetivo sensibilizar a população em geral sobre a importância da prevenção de doenças transmitidas por vetores e manter a cidade limpa de forma a contribuir com a qualidade de vida, reduzindo o acúmulo de lixo.

Dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que são elevados os elevados índices de infestação: de 4,9%. “Isso representa risco para surto das principais doenças transmitidas pelo Aedes: Zika, Chikungunya e Dengue”, informou a secretária de Saúde de Juruti, Joquibede Mota Batista.

Como agravante, as amostras analisadas sugerem ainda um percentual considerável de larvas da espécie Aedes albopictus, espécie de comportamento silvestre, que vem sendo encontrada com frequência na área urbana, que pode ser responsável pela propagação de outras doenças, como a Febre Amarela, por exemplo.

Para obter um resultado positivo, a PMJ, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover medidas educativas nas escolas, associações de bairros nos próprios domicílios através da visita do agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias.

“Também vamos incentivar a limpeza de quintais para a retirada de entulhos que contribuem para a proliferação de focos; educação ambiental e uso de medidas coercitivas no caso de descumprimento das orientações/ notificações, em pareceria com a secretaria de meio Ambiente, Ministério Público e Polícia Militar sempre que houver necessidade”, acrescentou Joquibede.

Acúmulo de lixo contribui para proliferação do mosquito da dengue

A coordenação da campanha vai realizar ainda mutirões de limpeza pública, com a garantia da oferta inclusive da retirada de entulhos das residências com apoio direto da Secretaria de Infraestrutura.

A programação terá início nesta 4ª feira, 15, no bairro do Maracanã, com a atuação de uma equipe composta por agentes ambientais, agentes de endemias e agentes de saúde que ficarão encarregados de mobilizar a comunidade para a limpeza dos quintais e anunciar a retirada de entulhos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, através do mutirão de limpeza pública.

No dia 17, sexta-feira, às 8h00, a Secretaria de Saúde, juntamente com os demais parceiros (Infraestrutura e Meio Ambiente), fará o Lançamento Oficial da Campanha “Cidade Limpa – Juruti no Combate ao Aedes”, com uma Caminhada que sairá da Secretaria de Saúde com destino ao Barracão Comunitário do Maracanã, que será o ponto de partida para atividade das máquinas da prefeitura.

“Os demais bairros serão atendidos ao longo da Ação, prevista para ser realizada no prazo de aproximadamente 60 dias. O Maracanã foi escolhido inicialmente por apresentar o maior risco no momento em decorrência do acumulo de lixo identificado nas visitas preliminares tanto pela equipe da saúde quanto pela infraestrutura. O próximo bairro a ser trabalhado será o Bom Pastor e os demais por escala de prioridades”, destacou Joquibede.

Os estabelecimentos de ensino serão atendidos com ações educativas de acordo com o Cronograma do Programa Saúde na Escola, previsto para a primeira quinzena de abril.

“É importante enfatizar que não há interesse do poder público na poda e/ou coleta de galhos por estes não representarem risco à saúde; vamos atuar apenas na limpeza urbana e na retirada de entulhos que possam servir como criadouros para o mosquito transmissor de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela na zona urbana”, concluiu a titular da SEMSA.

Em 2016, de acordo com a SEMSA, foram registrados em Juruti 05 casos de dengue e 02 de Chikungunya. Em 2017 nenhum caso foi registrado até o momento.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMJ

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *