Palestra sobre bioenergias renováveis discutiu produção de dendê no Pará dia 13

O Grupo de Estudos em Ecologia Histórica e Política das bacias dos rios Trombetas, Tapajós e Xingu (GEEHeP), vinculado à Ufopa, promoveu na segunda-feira, 13 de março, a palestra “Disputas sobre bioenergias renováveis na bioeconomia: o caso do dendê”, com Maria Backhouse, diretora da rede de pesquisa “Bioeconomia e Desigualdades”, do Instituto de Sociologia da Universidade Friedrich Schiller, em Jena, Alemanha.

O evento, que teve início às 18h30, discutiu os conflitos relacionados ao plantio do dendê no estado do Pará. A mediação foi do professor Ricardo Scoles, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa. Os comentários acerca do tema ficaram sob responsabilidade de Cândido Cunha, servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santarém.

A palestra foi realizada no miniauditório 2 do ICT, anexo à unidade Amazônia (Av. Mendonça Furtado, 2946). O evento foi aberto à comunidade acadêmica e não houve necessidade de inscrição prévia. A entrada foi gratuita.

ALUNOS DE AGRONOMIA PROMOVEM DEBATES SOBRE ÉTICA, AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO

Evento começou na segunda-feira, dia 13, às 16h30, com debate sobre agrotóxico, no auditório da Unidade Tapajós.

Promovido pelos discentes da turma de 2012 do curso de Agronomia, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa, o II Ciclo de debates sobre Ética, Agricultura e Desenvolvimento ocorrerá no período de 13 de março a 6 de abril de 2017, às 16h30, no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém.

Atividade pedagógica realizada no âmbito da disciplina “Ética e Exercício Profissional”, ministrada pela professora Danielle Wagner, o evento é aberto ao público e à comunidade acadêmica e será composto por um conjunto de sete mesas redondas que abordarão os seguintes temas:

– Dia 13/3: Agrotóxico: A contaminação da ética?

– Dia 16/3: Agricultura ecológica: a busca pelo Desenvolvimento Rural Sustentável.

– Dia 20/3: Agrobiodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.

– Dia 27/3: Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para a Agricultura Moderna.

– Dia 30/3: Agricultura e Alterações climáticas.

– Dia 3/4: Pecuária Sustentável na Amazônia: problemáticas e possibilidades.

– Dia 6/4: Agricultura Sintrópica na Amazônia e seus desafios.

Para fomentar os debates, os formandos de Agronomia da turma 2012 serão os palestrantes e mediadores das mesas, que visam promover reflexões sobre temas atuais acerca dos desafios da atuação do profissional das Ciências Agrárias na contemporaneidade, principalmente no contexto amazônico.

De acordo com a organização do evento, a temática geral do ciclo de debates deriva da atual necessidade de se compreender melhor a conexão entre Agricultura e Desenvolvimento na construção da sociedade, focando a dimensão ética da atuação dos atores das ciências agrárias no mundo do trabalho frente às suas responsabilidades enquanto profissionais e cidadãos.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *