Prefeitura faz exposição artesanal para turistas

Na proposta de divulgar as diferentes artes da cultura santarena também aos turistas internacionais, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou o receptivo no Centro Cultural João Fona com a exposição de artesanato: vestuário e biojóias. A recepção foi realizada para 04 grupos de turistas vindos no transatlântico Mariner no final da manhã de segunda-feira (20).

A Chefe da Seção de Atendimento ao Turista do Centro Cultural João Fona (CCJF), Patrícia Chaves, informou que a cada visita, outras manifestações e produções artísticas culturais são expostas aos visitantes, na finalidade de dinamizar e promover a cultura santarena, “Desde o inicio do receptivo, já apresentamos aos turistas internacionais a dança do carimbó, o grupo de Carimbó Carimbatuque e agora a exposição artesanal de vestuário e biójoia. Além das visitas ao nosso rico acervo no prédio público”.

O guia de turismo Diego Azevedo parabenizou mais uma vez a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no diferencial ao apresentar a cultura de Santarém, “Os turistas ficaram maravilhados com a demonstração das peças das artesãs. A turista americana, Sindy Jaskolski foi uma das que ficou admirada com o vestido com aplicações da escama do Pirarucu, o maior peixe da Amazônia e da biojóia com fragmentos de cerâmica”, ressaltou.

A exposição das peças artesanais no Centro Cultural João Fona foi idealizada pelas artesãs: Ana Leal, Nete Sousa e Rose Costa. O transatlântico Mariner aportou no píer da Companhia Docas do Pará, com a lotação de aproximadamente 600 turistas estrangeiros, dos Estados Unidos e Canadá. Desses, 112 visitaram o CCJF. A visita dos estrangeiros a Santarém (PA) faz parte da rota turística internacional 2016-2017.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *