Associação de Contabilistas pede a Secretário menos burocracia na Sefa

Procedimentos podem ser adotados para trazer mais celeridade aos processos realizados pelo órgão.

Com objetivo de defender os interesses da classe, e consequentemente de seus clientes, é que a principal entidade representativa dos profissionais que atuam na área da contabilidade na região Oeste do Pará, a Vox Contábil tem se empenhado na defesa da categoria, no sentido de dinamizar os processos que dificultam o exercício pleno da função dos seus associados e parceiros.

Desta forma, na primeira quinzena de fevereiro a entidade enviou um ofício ao Secretário da Fazenda do Estado do Pará, Sr. Nilo Noronha, apresentando a proposta de análise/disponibilização de uma ferramenta que permita aos contribuintes ou seus procuradores via portal de serviços e com certificado digital realizar parcelamentos tributários. Ainda que simples, essa medida é capaz de otimizar o fluxo de atendimento na SEFA e ainda atender de forma mais efetiva os contribuintes, visto que em muitas localidades já não existe mais posto de atendimento fazendário.

Segundo a Vox Contábil, a iniciativa contou com o apoio do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON/PA), José Eduardo da Silva e da presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PA), Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos.

De acordo com Anderson Amaral, presidente da Associação dos Profissionais da Contabilidade do Oeste do Pará, “no âmbito da administração tributária, o aprimoramento tecnológico é fundamental para que os processos sejam mais ágeis. O atual procedimento além de burocrático e manual ainda demanda o deslocamento de pessoal para realizar essa ação em um posto da SEFA. Com os contribuintes cada vez mais exigentes, essa dinâmica precisa ser célere e cômoda”.

Os profissionais aguardam em breve um retorno da SEFA quanto à demanda.

Fonte: RG 15/O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *