Semtur faz parceria para melhorar acessibilidade de turistas no CAT em Alter do Chão

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a empresa M.c Náutica, que faz a recepção dos cruzeiristas na Vila balneária de Alter do Chão, construiu uma passarela para dar mais comodidade aos visitantes no período da cheia dos rios. O objetivo é proporcionar mais qualidade no receptivo aos cruzeiros que aportam no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na vila balneária.

A passarela foi adaptada sem mexer na estrutura do CAT, mas, de acordo com o secretário de Turismo, Pablo Barrudada, está em andamento um estudo para a reforma e adequações no espaço para melhorar a acessibilidade no centro. “Estamos fazendo um estudo em parceria com o Ministério Público para realizar adequações, no que se refere às melhorias na acessibilidade do CAT. Aproveitaremos a reforma do Centro, que está em fase de planejamento com a Comflona”, afirmou.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é gerenciado pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (Comflona), por meio do termo de cessão de uso do espaço, que também consiste na manutenção do imóvel, por isso que a reforma do CAT está sendo planejada em conjunto com a cooperativa.

O secretário informou ainda que foi solicitado ao Ibama a cessão de madeiras para a reforma do Terminal Fluvial Turístico (TFT), trabalhando também a acessibilidade no local.

PREFEITURA REÚNE COM REPRESENTANTES DA UNIVERSIDADE DE VIRGINIA PARA TRATAR SOBRE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Reunião com representantes da Universidade de Virgínia, para tratar sobre apresentação de Projeto de Pesquisa

O Secretário Municipal de Turismo Pablo Barrudada, recebeu, na manhã de sexta-feira (24), os representantes da Universidade do Oeste da Virginia (WVU), Micah Gregory, do laboratório de recreação, e Andria Farias, coordenadora de campo da universidade, que desenvolvem estudos das demandas turísticas, do ecoturismo e turismo de lazer.

O trabalho de pesquisa com investimentos do Serviço Florestal Americano está sendo realizado no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), desde fevereiro, com objetivo de traçar o perfil de pessoas que visitam a região do tapajós, especificamente a Floresta Nacional do Tapajós, a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex) e o Centro de Artesanato do Tapajós.

Na reunião, foi apresentado o relatório parcial de um estudo que acontece desde 2014, que busca traçar o perfil dos turistas que visitam a região, especificamente a Flona do Tapajós e a Resex Tapajós-Arapiuns, por meio da coleta de dados das características da viagem, dos grupos, motivação principal da visita, grau de satisfação e perguntas relacionadas a experiências dos visitantes. O estudo possibilitou uma parceria do Governo Brasileiro, por meio do ICMbio, e do Serviço Florestal Americano, do Governo Norte Americano, para a reforma do Centro de Atendimento ao Turista de Alter do Chão (CAT), com a idéia de transformar o Centro no portão de entrada para os turistas que visitam a Flona. A parceria consistiu, também, na adequação de espaço para a exposição e vendas de produtos das comunidades da Flona.

Para o Coordenador do laboratório de recreação, Micah Gregory, este estudo é importante, não só para traçar o perfil dos turistas, mas também para averiguar  se as placas informativas despertam interesse nos turistas para conhecer a Flona. “O nosso primeiro estudo indicou que Alter do Chão é uma das portas de entrada da Flona do Tapajós e, com isso, conseguimos uma parceria com a Semtur, ICMbio e o Serviço Florestal Americano para a reforma do Centro, a inclusão de placas interpretativas e uma loja para venda de artesanato. Agora, com essa pesquisa, pretendemos saber, se realmente as placas estão motivando as pessoas a conhecer a Flona” explicou.

De acordo com o Secretário de Turismo, Pablo Barrudada, as pesquisas de demandas turísticas são importantes para apresentar as necessidades do setor. “Essa pesquisa vai nos dar apoio para continuar no monitoramento e análises do perfil dos visitantes e as suas necessidades. Essa parceria do Serviço Florestal Americano vai nos fornecer indicadores para aperfeiçoar os serviços aos turistas no CAT”, destacou.

A pesquisa, também, servirá para a busca de linhas de investimentos e parceria para o melhoramento dos atendimentos dos serviços turísticos na região.

ESTUDO PARA VIABILIDADE DE ILUMINAÇÃO NA ILHA DO AMOR É DEFINIDA EM REUNIÃO ENTRE SEMTUR E CELPA

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), reuniu na manhã desta segunda-feira (27), com representantes da Centrais Elétrica do Pará (Celpa), para iniciar um estudo de viabilidade para implantação de um sistema de iluminação nas barracas da praia da Ilha do Amor, em Alter do Chão.

A reunião aconteceu na Semtur, por solicitação do Secretário de Turismo, Pablo Barrudada, com objetivo de buscar melhorias dos serviços oferecidos aos visitantes e turistas, principalmente no que se refere ao acondicionamento de alimentos e bebidas que necessitam de refrigeração. “Estamos abrindo este diálogo com a Celpa, para solicitar um estudo técnico que aponte uma alternativa para melhorar os serviços turísticos em Alter do Chão, especificamente na Ilha do Amor, no que se refere à implantação de um sistema de energia para as barracas, que ajudará no acondiocionamento de alimentos e bebidas, melhorando ainda mais a qualidade dos produtos”, destacou.

O Executivo de Relacionamento com Cliente da Celpa, Gilliard Vaz, acolheu a solicitação do Secretário e afirmou que fará um estudo para verificar a possibilidade da implantação do sistema na Ilha. “Iremos consultar a nossa equipe técnica da Celpa para fazer um estudo de viabilidade da implantação do sistema e, no prazo de trinta dias, apresentaremos o resultado do estudo”, afirmou.

Pablo ressaltou ainda que, se o sistema de iluminação tiver viabilidade e for implantado, as barracas poderão ter seu funcionamento noturno, movimentando a economia local, também à noite.

Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho/PMS

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *