Projeto Biizú oferta capacitação gratuita em Santarém

Sucesso na participação do público na cidade e em Alter do Chão.

Na proposta geral de estimular uma comunicação mais democrática, o Projeto Biizu do Governo do Estado do Pará/Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), por meio da Comunicação Popular e Comunitária, no apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) iniciou com sucesso as atividades em terras santarenas, nesta segunda-feira (03).

A assessora de comunicação da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária/Pará, Daniele Franco confirma a eficácia de participação em Santarém, no âmbito da cidade. “Estávamos confiantes que na cidade teria um grande público, por ser um pólo cristalizado. Agora as meninas dos olhos,  no trabalho colaborativo foi a Vila de Alter Chão, e está dando super certo, neste primeiro dia vi nos participantes, o grande interesse de conhecer as ferramentas e se apropriar delas. Uma participante disse ter ideais, mas saber como as idéias poderiam ser transformadas em projeto é maravilhoso. As idéias viram sim Projeto. De  uma forma bem maior e mais efetiva”, explicou.

A acadêmica do curso de Gestão Pública da Universidade Federal do oeste do Pará (Ufopa) e participante da oficina de mídias digitais/projeto gráfico (cidade), Joice Eliane Vasconcelos, disse estar maravilhada com as novidades da capacitação do Projeto Biizu. “No primeiro dia aprendi que as nossas percepções do mundo podem ser transformadas em gráficos e posteriormente transmitidas de maneira critica e criativa. Eu sairei daqui com várias informações a serem aplicados e executadas junto aos movimentos sociais que participo, o indígena e o quilombola”, disse entusiasmada.

O comunicador da Rede Mocoronga e do Grupo Jovens Comunicadores/Projeto Saúde e Alegria, Walter Oliveira Silva comentou no momento da apresentação inicial da Oficina de Fotografia (Vila de Alter do Chão), sobre o nobre trabalho midiático que desenvolve com jovens das comunidades de rios e destaca a importância da capacitação. “Ter uma oficina desta linha que especifica a história e detalhes dasferramentas da máquina fotográfica é um grande avanço para melhorar as minhas atividades de comunicação comunitária. A dinâmica apresentada pelo instrutor da oficina, é uma verdadeira troca, ao mesmo tempo que ensina, nós contamos a nossa rotina com o equipamento máquina fotográfica e captura de imagens”, destaca.

Ao final das Oficinas, os participantes receberão certificados assinados pelo Secretário de Comunicação do Estado, Daniel Nardin. O encerramento da capacitação, na cidade e Alter do Chão será na sexta-feira, dia 07 de abril.

As oficinas gratuitas ofertadas na cidade e na Vila de Alter do Chão,  são: de produção cultural/elaboração de projetos (com Rodrigo Viellas), de fotografia (com Ádrio Denner) e mídias digitais/projeto gráfico (com Maécio Monteiro). Para cada atividade foram ofertadas 25 vagas.

Sobre o Projeto Biizu da Secretaria de Comunicação do Estado – Criado em 2011, na proposta de estimular uma comunicação mais democrática no estado já capacitou quase 10 mil alunos e atendeu 40 municípios. O projeto oferta oficinas na área de comunicação para comunidades, associações, instituições que já se utilizem da educomunicação e se mostrem interessadas em aperfeiçoar projetos como pequenos informativos e programas de rádio, por exemplo. Biizu, como forma de integrar as regiões pela comunicação em suas diversas plataformas de atuação e contribuição para a comunidade.

DISTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS:

Oficina de Produção Cultural / Elaboração de Projetos – com Rodrigo Viellas

Alter do Chão – das 8h às 12h

Santarém – das 15h às 19h

Oficina de Fotografia – com Ádrio Denner

Alter do Chão – das 15h às 19h

Santarém – das 8h às 12h

Oficina de Mídias Digitais / Projeto Gráfico – com Maécio Monteiro

Alter do Chão – das 15h às 19h

Santarém – das 8h às 12h

LOCAIS DAS OFICINAS:

Vila de Alter do Chão: Na Oca/Escola do Cajueiro. Localizada na Rua Firmino Barata, 540, atrás do Terminal de ônibus da Vila de Alter do Chão.

Cidade: Na Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS). Localizada na Avenida Borges Leal, 1558. Entre a Avenida Barão do R. Branco e Travessa  Silvino Pinto, no bairro Santa Clara.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *