Coluna Impacto Ed. 1140

DENÚNCIA
Um caso sério que chegou à coluna, aconteceu em Monte Alegre, deve ser investigado com urgência pela Polícia, Ministério Público e órgãos ligados à saúde. Cinco das sete reses que foram abatidas no matadouro de Monte Alegre, apresentaram órgãos comprometidos com a doença tuberculose. O médico veterinário que condenou a carne, disse em depoimento na Delegacia de Polícia, que foi vítima de assédio moral e ameaças, o que fez com ele pedisse demissão do cargo. O caso já foi encaminhado para o Ministério Público, inclusive já há um caso confirmado da doença animal em uma jovem de Monte Alegre.


CLUBE DAS QUINTAS
Na proposta de ocupar espaços com entretenimento cultural, no resgate e fortalecimento da música brasileira, todas as quintas-feiras, o público ocupa o espaço da Praça Mirante do Tapajós, para apreciar apresentações dentro do Projeto “Clube das Quintas”. Idealizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e parceiros, o Projeto apresenta atrações diversificadas no gênero instrumental do choro e samba. Ontem, quinta-feira (06), o músico Djalma Santarém fez uma participação especial, com o cavaquinho. O grupo base do Projeto Clube das Quintas é o Regional Mocorongo. Mais uma tacada certeira do secretário Luís Alberto Figueira.


EDUCAÇÃO FÍSICA
A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Santarém recebeu na manhã de terça-feira (04) representantes dos Professores de Educação Física de Santarém. Os professores foram à Câmara buscar apoio político da Comissão de Educação e reivindicar a legalidade para ser incluso na grade curricular do Ensino Público Municipal o ensino da Educação Física do primeiro ao quinto ano. Para o vereador Ronan Liberal Jr, que é membro da comissão de Educação da Câmara, a atividade física nos primeiros anos do ensino fundamental é de suma importância, pois incentivar as crianças desde cedo e ensinar a forma correta de se praticar a atividade física certamente acarretará em um cidadão com uma melhor qualidade de vida. O Vereador deixou claro que esse assunto deve ser discutido de forma responsável, para assim legislar dentro do que é possível. A Comissão de Educação estará aguardando a resposta do Poder Executivo para assim discutir e legislar sobre esse importante assunto.


PERIGO
O líder do Partido Verde na Câmara de Santarém, vereador Valdir Matias Jr., em contato com a coluna, faz um alerta e, ao mesmo tempo, chama atenção da Secretaria Municipal de Transporte (SMT), para a falta de sinalização em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade que está com um trecho bloqueado por tubos de concreto. O parlamentar pontuou um problema registrado por ele no cruzamento da Avenida Anysio Chaves com a Rua Jasmim, no bairro Aeroporto Velho. A existência de várias peças de concreto coloca em risco a segurança de motoristas que diariamente trafegam neste trecho. Os riscos de acidentes são iminentes. Pela parte da noite, o perigo é ainda maior, já que não há nenhum tipo de identificação ou alerta. Os tubos de concreto foram deixados no meio da via pública pela empressa ETEC, que realizava serviços de drenagem na Anysio Chaves. A obra está paralisada há mais de quatro meses.


SUMIDOURO ECOLÓGICO
Foi no dia 11 de março que o vereador santareno Sílvio Amorim deu largada a um trabalho muito importante para a vila balneária de Alter do Chão, a implantação de sumidouros ecológicos feitos de pneus velhos (foto). Esse trabalho pode mudar a realidade de Alter do Chão, pois a água servida nas casas vai direto para a praia poluindo um dos paraísos naturais mais belos do Brasil. O Lanche X-Bom, através de seu proprietário, instalou o projeto piloto da Vila e foi um sucesso. O trabalho vai continuar e o Vereador deve avançar implantando o sumidouro ecológico nas casas que estão na orla de Alter do chão, que não possuem esse equipamento importante para a preservação do meio ambiente. A batalha é árdua, mas no futuro a população vai reconhecer sua importância.


RETOQUES

A coluna parabeniza a elegante senhora Maria do Carmo Feijão (foto), que estará trocando de idade nesta segunda-feira, dia 10 e será alvo de muitas felicitações de seus familiares e amigos. * Vereador Ronan Liberal falou à coluna, que conversou com a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro e ouviu dela que há um desejo de que o curso de medicina seja implantado na instituição, mas que estaria faltando apoio para tal, ao que o Vereador conclamou aos pares que atentem para a questão, e reúnam com a gestora da universidade para discutir a viabilidade da proposta, e até, se for preciso, viagem a Brasília para pleitear a reivindicação junto ao Governo Federal por meio do Ministério da Educação. * Muitas ruas da cidade estão tomadas por buracos, uma delas é a Trv. Benedito Magalhães, entre Rui Barbosa e Galdino Veloso. O secretário Daniel Simões deve mandar uma equipe para recuperar o local, que está quase intrafegável. * Os padres diocesanos de Santarém e das congregações que atuam nas comunidades da Diocese (franciscanos, jesuítas, verbitas e carmelitas), renovaram suas promessas sacerdotais na noite de quinta-feira (6), na Missa dos Santos Óleos, que foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Flávio Giovenale, na Igreja de Sant’Ana. * O Centro de Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (CELEPI) realiza nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2017, no Centro de Formação do Emaús, localizado na Rodovia Santarém Curuá-Una, a terceira edição do Ufopa English Language Immersion Camp (III UELIC), um acampamento de imersão em inglês com palestras e oficinas voltadas para exercitar a oralidade na língua inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *