Coluna Impacto Ed. 1157

STOPIM
Advogado Cosmo Soares e o professor Afonso Miranda (foto) estiveram à frente do esquadrão do Stopim, o mais antigo clube de peladas de Santarém, durante jogo de confraternização com o time de máster do São Francisco no domingo passado, no campo da Cosanpa. Quem esteve lá presenciou um desfile de craques do passado, que proporcionaram grandes jogadas, relembrando momentos inesquecíveis do futebol santareno.


CONCURSO
Vereador Valdir Matias Jr. (PV), em contato com a coluna, defendeu a realização do concurso público para a Coordenadoria da Receita Municipal para os cargos de Auditor Fiscal da Receita Municipal e Técnico da Receita Municipal. A proposta já foi tratada pelo coordenador do órgão, Mário Anderson Pereira, juntamente com o prefeito Nélio Aguiar e a secretária Josilene Pinto. O gestor municipal vê com bons olhos essa proposta e já autorizou criar uma comissão que ficará responsável pela elaboração do edital com todos os detalhes para a realização do concurso, que pode ocorrer até o fim deste ano.


EFEITO IMPACTO
Após publicarmos matéria na edição passada, sobre mudança no tráfego de veículos na Avenida Curuá-Una com a Mendonça Furtado, que poderia causar transtornos aos motoristas e estudantes, a Prefeitura, por meio da SMT, decidiu não implementar a mudança de sentido de fluxo no cruzamento das duas avenidas.


NEUROCIRURGIA PEDIÁTRICA
Durante os dias 10, 11 e 12/8, os maiores especialistas nacionais e internacionais em neurocirurgia estarão reunidos em Santarém para participar do ‘‘Curso Internacional de Neurocirurgia Pediátrica’’. O evento é realizado pela Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica (ISPN) em conjunto com a Federação Latino-Americana das Sociedades de Neurocirurgia (Flanc). Médicos de todas as especialidades, assim como estudantes, podem participar. O curso é uma atividade de educação continuada e disseminadora de conhecimentos e da prática neurocirúrgica segura. Anualmente, são realizados dois cursos no continente. O primeiro aconteceu na Argentina, em Buenos Aires, e o segundo será este no Brasil, em Santarém. O curso será realizado no anfiteatro Selva, na Casa do Saulo, a 20 km do centro da cidade de Santarém.


FEIRÃO FRUTSAN NO RESIDENCIAL
Ontem, quinta-feira, dia 03, na entrada do Residencial Salvação, na Rodovia Fernando Guilhon, foi inaugurado o Feirão Frutsan da Amazônia. A feira é uma idealização da Cooperativa de Produtores Rurais de Santarém (Cooprusan) e visa fortalecer a economia e levar comodidade aos moradores do Residencial Salvação com a implantação de uma feira permanente. A iniciativa é da Cooperativa de Produtores Rurais de Santarém (Cooprusan) com apoio do Banco da Amazônia, Sicredi, Prefeitura de Santarém, Emater, Embrapa, Sebrae, Ufopa, OCB e Consulte.


POLÍTICAS DE SAÚDE
Na próxima terça-feira, dia 08, a professora Lidiane Leão, do curso de Direito da Ufopa, lança o livro “Direito à Saúde e Políticas Públicas”, publicado pela editora Lumen Juris, no Auditório Pérola, anexo à Unidade Amazônia. A programação de lançamento inicia-se às 19h30 com a palestra “Direito à Saúde e sua concretização a partir das Políticas Públicas”, proferida pela autora, que irá tratar da pesquisa realizada em Santarém sobre as políticas de saúde voltadas para o tratamento e prevenção do diabetes. Fruto da tese de doutorado defendida na Universidade de São Paulo (USP), em 2015, o livro é um dos raros trabalhos das Ciências Jurídicas que se debruçam sobre políticas públicas, isto é, no campo, propriamente dito, de aplicação do Direito.


PRODUTORES RURAIS
Vereador Sílvio Amorim (foto), em contato com a coluna, falou a respeito dos problemas enfrentados pelos produtores rurais que residem na Santarém/Curuá-Una. Sílvio explicou que diversos produtores estão impossibilitados de vender seus produtos, como soja e milho, por conta do novo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). Diante da situação apresentada, Amorim deverá reunir com os responsáveis das secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, e assim definirem o melhor procedimento para adequação dos produtores ao sistema, que é documento obrigatório para o registro de todos os imóveis rurais. Sílvio esclareceu que o SICAR visa integrar as informações ambientais de tais imóveis, no âmbito do Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente (SINIMA) e garantiu que esta reunião deverá definir e solucionar o problema, evitando que mais prejuízos ocorram aos produtores rurais.


RETOQUES

Parabenizamos a senhora Maria Nélia Siqueira do Amaral (foto), que completou 70 anos na última quarta-feira, dia 02. As comemorações serão neste sábado, dia 05, ao lado de seu filho Odilton Amaral, demais familiares e amigos, no Buffet Coma Bem. Parabéns, pela feliz data! * A coluna também parabeniza o Sr. Raimundo Nonato, leitor assíduo do Jornal O Impacto, que completa 72 anos de vida na terça-feira, dia 08. * O partido PODEMOS será lançado oficialmente em Santarém no próximo dia 11, com a presença de senadores, deputados, vereadores e outras autoridades, * A Academia de Música da Filarmônica de Santarém está com inscrições abertas até esta sexta-feira (4) para os cursos de: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Transversal, Trombone, Trompete, Musicalização para Bebês, Musicalização Infantil, Musicalização Jovem. As inscrições estão acontecendo na Avenida Borges Leal, 1449, canto com a Barão nos horários: 9h00 às 11h00 e 15h00 às 17h00. * Na próxima semana, será comemorado o Dia dos Pais e muitas pessoas vão aos cemitérios prestar homenagens. A Prefeitura de Santarém, por meio da Seminfra, está realizando uma ação de limpeza para preparar os espaços para visitação. * A Ufopa realiza nos dias 3 e 4 de agosto o seminário Logística Portuária no Oeste do Pará: perspectivas e desafios. O evento tem como objetivo geral discutir os impactos e as perspectivas da implantação de portos no Oeste do Pará. * A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) vai lançar nesta sexta-feira (4), às 09h30, no Iate Clube, um novo polo do Pará Aquático em Santarém. O projeto tem como finalidade promover o desenvolvimento da canoagem no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *