Oriximiná celebra Círio de Santo Antônio

Todo primeiro domingo de agosto, o município de Oriximiná, no oeste do Pará, celebra o Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio, em homenagem ao padroeiro local, e este ano não será diferente. Amanhã, a imagem percorrerá o rio Trombetas, saindo da comunidade de Santa Maria Goretti Aimim até o porto da cidade.

De acordo com o padre Arilson Silva, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, o trajeto deve começar às 18h, com previsão de chegada às 20h30. No percurso, inúmeras embarcações acompanham a procissão cheias de luz e cores. Do total, 25 estarão responsáveis pela soltura dos tradicionais balões iluminados. A estimativa é que cerca de 16 mil balões voem ao céu noturno do município durante o Círio.

“A festividade de Santo Antônio já existe há mais de 100 anos e todos os anos a procissão visitava uma comunidade diferente do entorno”, explica o pároco. “Em 1946, a imagem visitou a comunidade ribeirinha de Iripixi, de onde voltou em uma canoa e, como era noite, os devotos soltaram velas em cuias para iluminar o rio”, continua. Assim começou a tradição fluvial noturna da procissão, que continua visitando comunidades diferentes da região na véspera da celebração e, este ano, escolheu Aimim.

Neste sábado pela manhã, a imagem será levada até a comunidade, onde haverá a missa e a cerimônia em que o santo será colocado em sua balsa ornamentada. Em seguida, várias atrações culturais ocorrerão durante a noite em preparação ao evento do domingo. “A procissão atrai muita gente de fora para Oriximiná. Das cidades vizinhas, de Belém, de outros Estados. O município fica muito movimentado”, comenta Silva. A estimativa é que mais de dez mil pessoas acompanhem a procissão nas embarcações. Uma vez no porto, a imagem será transportada até a Igreja Matriz, onde a santa missa será celebrada.

FESTIVIDADE

O Círio é o ponto de partida da festividade de Santo Antônio, que dura 15 dias e noites e enche a cidade de eventos, atrações culturais e movimentos sociais, envolvendo 117 comunidades e mais de 32 grupos de serviço. O tema da festividade deste ano é “Com Santo Antônio, guardar e defender a vida e a família”.

Segundo o padre Silva, a intenção por trás da temática é unir a prioridade diocesana do ano, a família, com a campanha nacional pela fraternidade e oferecer uma evangelização integrada de todas as paróquias em prol da vida e da família.

Fonte: Arthur Medeiros (DOL)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *