Coluna Impacto Ed. 1167

INDÍGENAS REVOLTADOS
Na noite de quarta-feira (11), lideranças das 27 aldeias da etnia Sateré Maúe, localizadas no município de Aveiro, na divisa com o estado do Amazonas, se reuniram na Câmara de Vereadores com as lideranças políticas de Aveiro. No encontro estiveram presentes os vereadores, prefeito Vilson Gonçalves, vice-prefeita Conce Santiago, o advogado Hiroito Tabajara, além dos Secretários de Saúde, Administração e Educação. No decorrer do encontro os Sateré Maué manifestaram suas preocupações quanto ao abandono em que se encontram, uma vez que atualmente deveriam ser atendidos pelo município de Barreirinhas (AM), porém, estão abandonados à própria sorte, principalmente no setor de educação, uma vez que o município de Barreirinhas cadastrou as escolas no MEC e recebe as verbas do Ministério da Educação, deixando os índios sem aulas, sem pagamento de salários dos índios contratados e as escolas em estado de abandono.

INDÍGENAS REVOLTADOS II
O prefeito Vilson Gonçalves, ao falar, lembrou que desde o início de seu governo vem dando total apoio à causa dos Sateré Maué, tendo inclusive ido pessoalmente, no mês de março, juntamente com sua equipe, até as tribos localizadas no alto do Rio Andirá, para conhecer a realidade das tribos, e não tem medido esforços para atender o povo indígena. Foi relatando, também, já tendo inclusive conseguindo que o atendimento relativo à saúde indígena fosse efetivado através da Casai de Itaituba, o que significou um avanço para a etnia Sateré Maué. O povo Sateré Maúe já manifestou sua vontade de ficar vinculado ao município de Aveiro, tendo inclusive procurado a FUNAI e o MPF para fazer valer a vontade do povo indígena, que não aguenta mais o abandono em que vivem. Segundo foi informado, as lideranças indígenas vão procurar o MPF para que o órgão entre com uma ação contra o município de Barrerinha para entregar as escolas para o município de Aveiro.


PAINEL COMUNITÁRIO
Durante o 2º Painel Alcoa e Comunidade Juruti, a Associação dos Artesãos, a Prefeitura Municipal e duas escolas públicas foram homenageadas durante a solenidade de reconhecimento promovido pela empresa. O Painel reconheceu as instituições que desenvolveram 31 projetos comunitários com investimento voluntário de quase R$ 4 milhões pelo Instituto Alcoa e Alcoa Foundation entre os anos de 2011 e 2016.


UM SER DE LUZ
A estrela voltou para o seu lugar. Um ser de luz. Que veio. Tocou a muitos. Iluminou a tantos e como um cometa, se foi. Mas sua luz ainda está aqui em cada vida que ela tocou, em cada um que teve a honra de sua presença e que ela deixou um pedaço de si. Luzia quer dizer Luz, sabiam? A luz de Luzia. Aquela que traz a luz e se faz luz para guiar os caminhos de quem está na escuridão. Luzia só podia ser professora. Para guiar e espalhar sua luz. Você se engana ao pensar que essa luz se apagou. Não… Luzia deixou um legado que será lembrado para sempre por todos os seus iluminados. A todos nós pobres mortais, não sejamos egoístas. Deus a quis de volta para novas missões. Agora digamos até logo, Luzia Ferreira (foto). Obrigada por espalhar tanto amor!


ENCONTRO DE AMIGOS
No último domingo (08), foi comemorado o aniversário de Herivelton Tapajós, que reuniu amigos e familiares em sua residência na comunidade de São José, onde proporcionou a seus convidados um farto banquete. Na ocasião, velhos amigos se encontraram, como o aniversariante, seu pai Hery Tapajós, Jefferson, Maria Fausta e seu filho Samarone (foto).


FESTEJANDO
João Guilherme festejou seu 1º aninho no último dia 04, no Play Park do Rio Tapajós Shopping, com os pais Fernando Matos e Heloísa Sousa e avós (foto). Os personalizados levaram assinatura de sua tia Isabela Matos. A decoração do ambiente foi de Joerlisson Santos e Ângelo Miranda. Foi uma bonita festa.


RETOQUES

A coluna parabeniza Amanda Figueira Miranda (foto), que trocou de idade ontem, dia 12, quando também se comemorou o Dia das Crianças. Parabéns, minha filha, você sempre será minha criancinha. * O horário de Verão começa à 0h deste domingo (15/10). Fiquem atentos, principalmente as pessoas que vão viajar. * Este mês de outubro tem um significado muito, muito especial para a OAB! É o mês do “OUTUBRO ROSA”. A Delegacia Regional de Santarém da Caixa de Assistência dos Advogados – CAA-PA promoverá na quinta-feira, dia 19, a palestra “Prevenção ao câncer de mama e cuidados gerais à saúde da mulher”, ministrada pelo Médico do HRBA e especialista em Oncologista Marcos Fortes. O evento será realizado no auditório da OAB Santarém, de 16 h às 18h. * Vereador Sílvio Amorim, em contato com a coluna, disse que reuniu na terça-feira (10/10) em Belém com a SEMAS, quando debateram sobre a atual situação dos produtores rurais no Município. * O parlamentar tem acompanhado as dificuldades enfrentadas por eles para regularizar a documentação de terras por meio do novo Sistema de Cadastramento Ambiental (SICAR). * Além dos representantes da SEMAS, o deputado estadual Sidney Rosa (PSB) também participou do debate a fim de fortalecer os encaminhamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *