Coluna Impacto Ed. 1173

GASOLINA CARA
Muita gente está denunciando à coluna o preço abusivo cobrado pela gasolina no município de Santarém. O governo Federal reduziu duas vezes a alíquota da gasolina e ainda não baixaram os preços nos postos aqui de Santarém. O Ministério Público deve entrar em ação e investigar essa denúncia.


PERIGO NO BANCO DO BRASIL
A agência do Banco do Brasil na Rui Barbosa está passando por reformas na área onde ficam os caixas eletrônicos, com a remoção do piso. Os clientes quando entram no banco estão sentindo na pele o descaso com a saúde pública, pois além dos trabalhadores estarem atuando sem qualquer proteção (óculos) com a poeira que fica espalhada, correm perigo com as fagulhas do granito, sem falar do barulho que há no local. A pergunta que todos fazem: Como pode a gerência autorizar uma obra desse tipo no horário estabelecido para acessar os caixas eletrônicos, das 07 às 22 horas? O desconforto provocado pelo barulho intermitente gera desatenção de quem precisa digitar, por exemplo, números do código de barras; para dizer o mínimo.


DESCASO
Devido ao não cumprimento de várias questões prometidas pelos envolvidos no plano de salvatagem do rebocador CXX que naufragou em Óbidos, em 2 de agosto de 2017, os familiares dos desaparecidos no acidente decidiram acionar a Justiça. Uma reunião realizada na manhã de quarta-feira (22), com o advogado contratado para defender a causa, apontou algumas falhas, inclusive no plano de reflutuação. As famílias questionam sobre o plano em execução, alertaram a Marinha, desde agosto que seria inadequado por conta das características do rio Amazonas.

DESCASO 2
Outro questionamento é sobre o acompanhamento diário dos familiares durante o trabalho de retirada do rebocador do fundo do rio. Eles alegam que não estão tendo apoio para o acompanhamento. Com isso, parte dos parentes está na cidade de Óbidos, enquanto outra está em Santarém. O não cumprimento do bloqueio dos bens das empresas envolvidas que seria feito enquanto o resgate não fosse concluído também é outra questão não cumprida.


INCRA
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicou na terça-feira (21) a portaria na qual nomeia Elizângela Gemaque de Almeida como chefe da Unidade Avançada de Itaituba. Elizângela Gemaque tem 38 anos de idade, é natural de Alenquer e servidora do quadro efetivo do órgão desde janeiro de 2014, com lotação inicial em Santarém. A partir de agosto de 2015, passou a trabalhar na Unidade de Itaituba.


MUDANÇA DE TRÁFEGO
Dando prosseguimento ao projeto binário no município, a Prefeitura de Santarém vai inverter três vias nos bairros Aldeia e Aparecida, a partir desta semana. As mudanças de sentido de tráfego de veículos já começaram. Na terça-feira (21), a Travessa Assis de Vasconcelos passou a ter apenas sentido único com o tráfego no sentido Centro-bairro entre a Avenida Tapajós e Travessa Magalhães Barata. Na quarta-feira (22), a Travessa Magalhães Barata também passou a ter o tráfego no sentido Centro-bairro entre a Avenida Mendonça Furtado e Travessa Barjonas de Miranda. Já a Travessa 2 de Junho passará pela mudança no dia 13 de dezembro, tornando-se também mão única entre as avenidas Borges Leal e Tapajós, com sentido de tráfego de veículos bairro-Centro.


DESESPERO
É o que podemos dizer da situação que as prefeituras estão passando com a falta de recursos. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, em contato com a coluna, disse que se uniu, na 4ª feira, com centenas de prefeitos de todo o Brasil em mobilização em Brasília, no gramado do Congresso Nacional em favor a Campanha “Não Deixem os Municípios Afundarem”, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Nélio disse que foi fincado no chão um barco de papel, em ato simbólico à grave crise que as prefeituras de todo o Brasil estão enfrentando, situação que deixa as finanças municipais prestes a naufragarem.

DESESPERO 2
Após a passeata, foi programado encontro com o presidente da República, Michel Temer, e votação de pautas de interesse dos Municípios. Entre os principais pedidos está o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) – que deve ser dividido por todas as Prefeituras nos mesmos moldes que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Esse momento demonstra a união de mais de 2.500 prefeituras municipais e se faz necessária para que os municípios tenham a atenção devida do governo federal”, disse Nélio.


IMPACTANDO

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), vai paralisar as obras do PAC 2, na Avenida Tapajós, para que o trajeto do Círio não seja alterado. Ontem, quinta-feira (23), a Avenida Tapajós foi interditada, entre as travessas Padre João e Benedito Magalhães, para uma limpeza geral e também para a concretagem do trecho. * Na segunda-feira (27), as obras serão retomadas, e no dia 1º de dezembro serão paralisadas novamente para a Caminhada de Fé com Maria. * Desde terça-feira (21) as certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ser diferentes. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou os registros que passaram a conter, entre outras coisas, o número do CPF. A intenção é a de que o documento se torne o número de identidade civil único. Outra mudança é que os documentos passam a levar o termo “filiação” e não mais o termo “genitores”. De acordo com o governo, é possível o recém-nascido ter dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. * Decisão liminar tomada pela Justiça Federal de Santarém determina que a União tem 30 dias para fornecer carteira de trabalho a estrangeiros no Município, notadamente aos índios venezuelanos Waraó, que buscam refúgio no Brasil. * O curso de Biomedicina da Faculdade UNAMA realizará, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o III Encontro de Biomedicina. Pioneiro em Santarém, o evento pretende atrair profissionais da área e estudantes. A conferência será realizada em alusão ao Dia do Biomédico, que é comemorado nacionalmente em 20 de novembro. O encontro iniciará às 8h, no auditório central da Instituição de Ensino Superior (IES). * Desejamos a todos os leitores da Coluna um Feliz Círio da Conceição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *