Coluna Impacto Ed. 1174

SEGURANÇA NO TRÂNSITO
O número de acidentes no trânsito vem aumento a cada ano no Brasil. O estado do Pará e especialmente a cidade de Santarém também está acompanhando esse aumento. E, mesmo com a campanha nacional do “Maio Amarelo”, Santarém viveu uma epidemia de acidentes de trânsito em 2017. Anualmente, cerca de 1.200 pessoas passam por procedimentos cirúrgicos relacionados a acidentes de trânsito. Em matéria ao jornal O Impacto, o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hebert Moreschi, comentou sobre o aumento dos acidentes de trânsito em Santarém. “Hoje nós vivemos uma situação de caos. Santarém, assim como a região Oeste do Pará, vive uma epidemia de acidentes automobilísticos e, principalmente, motociclísticos. São milhares de pessoas vitimadas mensalmente que acabam ocupando leitos hospitalares, e o pior, essas pessoas são saudáveis, pessoas que não deveriam estar no hospital”, afirmou Moreschi.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2
Segundo dados de 2016, o Detran registrou mais de 27 mil acidentes de trânsito no Pará, com 17.749 feridos e 1.409 mortos. Em Santarém, conforme informações da SMT, foram registrados 793 acidentes, com 23 mortes. Ainda sobre o assunto, a Semsa apontou que 4 mil pessoas deram entrada no Hospital Municipal de Santarém vítimas do trânsito, incluindo acidentes e atropelamentos. Tendo como base estes indicadores, a Escola Adventista de Santarém oferece um diferencial à cidade. As novas instalações da escola, inaugurada no último dia 12, proporcionam uma maior segurança e conforto aos pais, alunos e funcionários. Dentre os diferenciais oferecidos, está uma entrada exclusiva para carros, onde os pais deixam seus filhos dentro das dependências da escola e um sistema externo e interno com 61 câmeras, inclusive dentro das salas de aula. Com esta infraestrutura, a Escola Adventista de Santarém segue as recomendações de segurança e ainda se destaca entre as demais escolas da cidade.


CRUZAMENTO DA MORTE
Estamos falando do cruzamento da Avenida Anísio Chaves com a Avenida Sérgio Henn. Esse local já é considerado pelos motoristas de Santarém como o cruzamento da morte. Isso começou a ocorrer depois que a Secretaria Municipal de Trânsito fez modificações naquele trecho. Será que esperam acontecer uma morte para tomarem alguma providência?


TRABALHO INFANTIL
Uma ação para combater o trabalho infantil próximo ao Porto dos Milagres será realizada nesta sexta-feira (1º), das 16h às 18h, tendo á frente a Semtras. A ação quer sensibilizar famílias, feirantes e frequentadores do local quanto a constante exposição de crianças e adolescentes, trabalhando na área. Serão repassadas informações quanto aos danos sofridos por crianças que ali trabalham, esclarecendo que trabalho infantil é uma violação de direitos contida no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).


CAMINHADA DE FÉ COM MARIA
Representantes da SMT, coordenadores da 23ª Caminhada de Fé com Maria, engenheiros da Seminfra e responsáveis pelas obras do PAC 2 reuniram na manhã de segunda-feira (27) para decidir sobre o trajeto da 23ª Caminhada de Fé Com Maria, que ocorre neste sábado, dia 2 de dezembro, que será alterado. Os romeiros farão o seguinte percurso dentro da área urbana: BR-163, Avenida Rui Barbosa, Rua Senador Lemos e Avenida Tapajós. As obras do PAC 2 na Avenida Tapajós foram retomados na segunda-feira (27). Elas foram paralisadas, para viabilizar a passagem do Círio da Nossa Senhora da Conceição, realizado no domingo (26).


PISTOLAGEM
Em carta encaminhada à Coluna, a Associação de Moradores e Agricultores da Beata, localizada no município de Porto de Moz, informa que está lutando desde 2015 para criar seu assentamento, mas os grileiros locais colocaram pistoleiros fortemente armados para intimidá-los. Segundo a denúncia, Já houve até tentativa de homicídio contra dois assentados, que foram baleados e quase perderam suas vidas. A Vara Agrária de Altamira concedeu a tutela da terra para a Associação, mas assim mesmo os grileiros insistem em manter pistoleiros na área. O caso é sério investigado pelas autoridades.


PROJETO ORLA
Em contato com a Coluna, o vereador Ronan Liberal Jr. falou sobre o andamento das obras do Projeto Orla. Ronan relatou ter uma preocupação, pois o período de chuvas está se aproximando e a estrutura da Orla não apresenta segurança para as pessoas que ali transitam e trabalham. O projeto está orçado em 72 milhões de reais. Deste valor, já foram liberados cerca de 21 milhões de reais para a Prefeitura iniciar execução do projeto. Mas ainda não iniciou no local as obras para qual o recurso foi liberado. Diante disto, o Vereador procurou o Secretário de Infraestrutura do Município para maiores esclarecimentos acerca do andamento do projeto.

PROJETO ORLA 2
Segundo o Vereador, o secretário Daniel Simões informou que o projeto já iniciou, entretanto, neste momento o que está sendo feito é a parte do alinhamento do projeto, a parte topográfica e que ainda nesta próxima semana virá a Santarém um projetista para auxiliar no fechamento do projeto. Após essa etapa de alinhamento as obras iniciarão no local. Ronan ressaltou a importância deste projeto Orla para a cidade de Santarém, tanto na economia como no turismo e transporte e que irá fiscalizar a execução para que ocorra dentro do prazo estabelecido e assim a população seja beneficiada.


IMPACTANDO

O início dos trabalhos do projeto “Prefeitura nas Praias”, na segunda-feira (27) na praia do Maracanã, foi marcado pela limpeza da área do estacionamento e do espaço da praia. A ação conta com a parceria das Semma, Seminfra, Semap e Semtur. * Vereador Sílvio Amorim, em contato com a Coluna, informou que serão realizadas consultas oftalmológicas em diversos municípios do Estado, entre os quais Santarém, e que a ação vai atender muitas pessoas no Município. Ele adiantou que o movimento deve acontecer em janeiro/2018. * Nas próximas semanas estará iniciando mais uma ocupação de uma área localizada atrás da Escola Tecnológica de Santarém. Quem está organizando essa nova ocupação são as lideranças que invadiram a área da APA ao lado do loteamento da empresa Buriti. * A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizará no período de 09 a 17 de dezembro deste ano, por meio da empresa Conágua Ambiental, a próxima etapa das coletas de águas nas praias de Santarém-PA para análise do estudo de balneabilidade, visando receber os resultados da campanha de monitoramento das condições de balneabilidade das praias da orla fluvial direita do Rio tapajós, com os padrões estabelecidos na Resolução do Conama nº 274/2000. * A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), através da Divisão de Arborização, está executando desde ontem, 30 de novembro, o Projeto Dezembro Verde. A iniciativa irá revitalizar doze praças da cidade situadas na área central e periférica. Durante a ação que segue até o dia 22 de dezembro, uma equipe de trabalho da SEMAP fará os serviços de paisagismo e plantio de árvores para sombreamento. * Serão beneficiadas pelas atividades as praças: da Cohab, Dom Tiago Ryan, Olavo Bilac, Livramento, Cristo Libertador, Santa Rita de Cássia, Três Poderes, Santíssimo, Praça do Poeta, Nova Vitória, Menino Jesus e Mimi Paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *