Coluna Impacto Ed. 1176

DESCASO

A 2ª etapa da pavimentação da Estrada Vicinal Alter do Chão a Pindobal que deverá ser entregue à população no dia 1ª de janeiro de 2018, conforme está na placa afixada no local, parece que não vai vingar. A empresa PLANEL de Altamira ganhou a licitação e colocou várias placas no Vicinal, bem como mandou jogar 3 carradas de piçarra e os trabalhadores sumiram, deixando o local abandonado, sem falar que não tem nenhuma máquina trabalhando no local.

DESTAQUE

A Sociedade de Educação Integrada Humana do Brasil (SEIHB), escola da área privada de Santarém, ficou em 1º lugar como a escola que se destacou em desempenho nas provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em nosso Município. Em 2º ligar ficou a Escola Dom Amando, em 3º o Colégio Santa Clara e em 4º lugar ficou o Colégio Batista. Todos da área privada. Da área pública a Escola São Raimundo foi o que conseguiu a melhor colocação, seguido da Escola São Francisco e da Escola Rodrigues dos Santos.

V FEMUT

O V Festival de Música do Tapajós (Femut), organizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) foi distribuído em duas semifinais, uma aconteceu ontem, quinta-feira (14) e outra nesta sexta-feira (15) a partir das 20 horas. A grande final será neste sábado (16), às 21 horas, no auditório da Casa da Cultura. Antes da disputa, a Comissão Organizadora do Festival desclassificou três canções não inéditas, após apuração de denúncias. Assim, foram incluídas na relação das classificadas, três músicas suplentes, de acordo com as respectivas pontuações na triagem.

V FEMUT 2

As músicas desclassificadas foram: “Sabores e Saberes”, autoria de José Mendes dos Santos Jr, de Santo Antônio de Jesus (Bahia/BA), “O Sonhador”, autoria de José E. C. Silva, de Belo Horizonte (Minas Gerais/MG) e “Talvez”, autoria de Rafael Elfe (São Paulo/SP). Foram incluídas na relação de classificação, as músicas: “ Alternight”, autoria de João Pierre, de Santarém (PA), “Lamento”, autoria de Janderson de Almeida, de Santarém (PA) e “Meu Lugar”, autoria de Evonildes Fonseca Figueira, de Santarém (PA). Segundo o titular da pasta da cultura no município, Luís Alberto Figueira, a desclassificação das três canções está de acordo com regulamento do Festival.

NATAL SANTARENO

A Prefeitura de Santarém iniciou ontem, quinta-feira (14), as comemorações natalinas no Município. A programação inclui, além de visitação na Casinha do Papai Noel, diversas atrações culturais na orla da cidade, próximo à Praça São Sebastião. A abertura oficial teve desfile de bandas de escolas estaduais e municipais, crianças de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei’s) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s), Creche Seara, Filarmônica Municipal, Orquestra Jovem, Idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Correios, Corpo de Bombeiros, e a chegada do Papai Noel.

NATAL SANTARENO 2

De 14 a 17 de dezembro, no anfiteatro da Praça São Sebastião, todas as noites, a partir das 20h, haverá apresentações culturais. No dia 17 de dezembro, às 9h, irá acontecer a tradicional distribuição de brinquedos no Parque da Cidade e, às 20h, haverá a Cantata de Natal, encerrando a programação no anfiteatro. A programação de visitação na Casinha do Papai Noel iniciou ontem, dia 14, após a chegada do Papai Noel, momento em que o prefeito Nélio Aguiar entregou a chave do Município para o bom velhinho e, encerrará dia 25 de dezembro. A visitação acontece das 18h às 22h, com exceção do dia 24, que será das 17h às 21h.

LIXO

Uma ação de limpeza no Residencial Salvação, realizada no sábado, pela Prefeitura, através da Seminfra, recolheu 112 toneladas de entulho, o que equivale a 30 carradas. “Atendemos a solicitação da associação dos moradores e nossa equipe de limpeza urbana começou a fazer o serviço. Somente no sábado foram 67 toneladas e retornamos ontem (11). A coleta de entulho já encerrou, mas a limpeza continua com roçagem, capina e desobstrução do esgoto”, ressaltou o titular da Seminfra, Daniel Simões. Dona Elza Cardoso, de 33 anos, agradeceu a ação. “Fomos avisados da coleta e colocamos o entulho no canto da rua. Aqui no residencial tem a coleta domiciliar, mas ações como essa de são importantes, porque não temos como jogar os entulhos”.

NOVOS CURSOS NA UNAMA

A UNAMA Santarém obteve liberação do Ministério da Educação (MEC) para implantação dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção na unidade. A aprovação foi autorizada na segunda-feira (11), com a divulgação da portaria de Nº 1, publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo secretário de regulação e supervisão da Educação Superior, Henrique Sartori de Almeida Prado. De acordo com o documento, serão ofertadas 120 vagas para o curso de Engenharia Mecânica e outras 200 para o de Engenharia de Produção.

REELEIÇÃO DE DIRETORA

A professora Eliana, atual diretora da Escola Municipal Mário Imbiriba, localizada no bairro da Interventoria, em Santarém, concorre à reeleição nesta sexta-feira, 16. Pais de alunos, professores, estudantes maiores de 11 anos e servidores da escola, têm direito ao voto.

HONRA AO MÉRITO

O funcionário da Sefa, Antônio dos Santos Dezincourt, o popular “Rolinha”, foi homenageado pela Câmara Municipal de Santarém, na última quarta-feira, com o Título Honorífico de Honra ao Mérito, através do vereador Ronan Liberal Jr. A referida honraria foi entregue na sessão solene de encerramento dos trabalhos legislativos do ano de 2017.

IMPACTANDO

Chega ao fim o ciclo do Irmão Ronald David Hein em Santarém, fundador da Pastoral do Menor no Município, onde dedicou três décadas cuidando de crianças e jovens santarenos. Irmão Ronaldo no próximo dia 05 de janeiro de 2018 assumirá uma nova missão na região Sudeste do País, onde ajudará na coordenação de uma casa de formação para seminaristas em Belo Horizonte (MG). * Desde a última quarta-feira (13) o fluxo de veículos na Travessa Dois de Junho está somente com um sentido, passando a ser mão única no sentido Borges leal/Centro. * Leitor da Coluna denuncia um grande buraco que está se formando na Trav. Frei Ambrósio, quase esquina com a Rua 24 de Outubro. O caso fica complicado nos finais de semana, onde o fluxo de veículos é muito grande naquele trecho, pois muita gente se desloca para o Mercadão 2000 e Feira do Trabalhador Rural. * O encerramento dos trabalhos da Câmara Municipal de Santarém só não foi melhor, porque os políticos que foram homenageados não apareceram na sessão solene de quarta-feira, dia 13, para receber as comendas. Os faltosos foram o ministro Helder Barbalho, secretário estadual José Megale, deputado estadual Márcio Miranda e senador Flexa Ribeiro. * O Procon divulgou na terça-feira (12) o levantamento parcial da operação ‘Justificatum’. Já foram notificados 18 postos de combustíveis por aumento abusivo do preço de gasolina em Santarém. O objetivo da ação, além de combater a irregularidade, é garantir um valor mais acessível do produto ao consumidor santareno. * Após a notificação dos postos, o Procon aguarda uma justificativa dos proprietários sobre o aumento do valor acima do percentual autorizado pelo governo federal. Caso não tenha uma resposta ou a resposta seja inconsistente será determinada a redução do valor, por força de lei. O posto de gasolina que não obedecer essa solicitação será autuado. A ação segue até o dia 22 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *