Plantão Judiciário do recesso teve mais de 50 ocorrências de violência contra mulher

O Poder Judiciário volta a funcionar normalmente, em todo País, a partir desta segunda-feira (8), após o recesso iniciado no dia 20 de dezembro. Nesse período funcionou o plantão com juízes e servidores escalados para receber ocorrências emergenciais em cada comarca e em Santarém, o maior número de ocorrências foi sobre violência doméstica.

O Plantão do Judiciário que terminou domingo (07) registrou mais de 120 ocorrências nos 19 dias, entre Prisões em Flagrante, Medidas Protetivas e Mandados de Segurança, entre outros.

O maior número de ocorrências foi de pedidos de Medidas Protetivas para mulheres, sob ameaça de violência doméstica no âmbito familiar. Os 51 pedidos protocolados nas delegacias de polícia foram acatados pelos diversos juízes de plantão, e, em pelo menos um caso, foi decretada a prisão de um homem que descumpriu essas medidas.

Foi determinado pelos magistrados o afastamento dos lares de homens comuns, empresários e até políticos, por terem ameaçado ou agredido mulheres (geralmente ex-esposas, ex-namoradas ou até mesmo filhas).

Além das medidas protetivas, foram registradas 31 prisões em flagrantes, por diversos tipos de delitos, sendo a maioria por tráfico de drogas e outros procedimentos de urgência, como mandados de segurança, que somaram 34 pedidos, bem como dezenas de autorizações de viagem para menores em férias.

O plantão judiciário foi comandado por 5 magistrados diferentes, além de analistas judiciários e oficiais de Justiça. Foram realizadas diversas Audiências de Custódia com pessoas detidas em flagrante, com a participação de promotores e defensores públicos de plantão, além de advogados, policiais e agentes carcerários.

 

RG 15 / O Impacto com informações do Fórum de Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *