Coluna Impacto Ed. 1193

DELEGACIA DA MULHER
Até que enfim. Anseio antigo da comunidade santarena e da rede de proteção à mulher vítima de violência, o funcionamento da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) com plantão 24 horas deve se tornar realidade em Santarém, até o final de abril. * Segundo o superintendente regional de Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas, delegado Nelson Silva, a Deam já conta com quatro delegadas, o que vai permitir plantões também aos fins de semana, período em que aumenta o registro de casos de violência contra a mulher.

IMPOSTO DE RENDA
A Receita Federal informou que até terça-feira, 10 de abril, exatos 28.673 contribuintes haviam enviado a declaração de imposto de renda de 2018. Este número representa 38,23% do total esperado, menos de quarenta por cento. A quantidade representa o total de declarações entregues pelo município de Santarém e dos outros 27 municípios sob sua jurisdição. A data final para entrega é o dia 30 de abril. Quem perder este prazo estará sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido.

ALERTA
Os poços cavados na Bacia do Amazonas para evitar que as pessoas bebam água dos rios contaminados contêm limite que supera em até 70 vezes o índice recomendado de arsênico, informaram pesquisadores. As amostras obtidas em 250 lugares do Amazonas na primeira grande análise realizada nos poços da região também revelaram níveis perigosos de manganês e de alumínio, declararam os cientistas em uma entrevista coletiva em Viena. Os níveis de manganês detectados eram até 15 vezes superiores aos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e os de alumínio, até três vezes acima do limite. A presença dos elementos se deve a causas naturais, e não à poluição industrial. A exposição crônica ao arsênico está ligada ao câncer de fígado, rim e bexiga, assim como a doenças cardiovasculares. Também é associada a abortos espontâneos, pouco peso ao nascer e problemas de desenvolvimento cognitivo em crianças. O Sistema Aquífero Grande Amazônia é extensão do aquífero Alter do Chão.

UFOPA E INCRA
A Ufopa e o Incra abriram o calendário de atividades do curso de especialização em saúde da família e comunidade. A aula inaugural ocorreu na segunda (9), no auditório Maestro Wilson Fonseca, na unidade Rondon da Ufopa, em Santarém. O curso é o primeiro, no País, em nível de especialização, ofertado na área da saúde pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que é mantido e financiado pelo Incra. A execução cabe a instituições de ensino, que elaboram projetos de cursos e submetem ao Incra. O investimento inicial previsto pelo Incra na especialização em saúde da família e comunidade corresponde ao valor de R$ 500 mil. Este é o primeiro curso gerido a partir do Incra com sede em Santarém. Os demais ofertados pelo Pronera no Oeste do Pará foram criados por meio da iniciativa do Incra em Belém.

MAIS ASFALTO
O vereador Dayan Serique, em contato com a coluna, informou que teve um requerimento de sua autoria aprovado por unanimidade na Câmara, requerendo da Seminfra, a recuperação de vias urbanas, com o asfaltamento da Travessa Agripina de Matos, entre a Av. João XXIII e Av. Plácido de Castro, no bairro Caranazal. Para o Vereador, o perímetro que faz a cobrança por asfaltamento e manutenção, se encontra em precárias condições, causando prejuízos enormes a comerciantes e moradores, bem como considerar um perímetro dentro da área urbana de Santarém, que enfrenta muitos transtornos no período chuvoso. A referida via há tempos não recebe um serviço de infraestrutura que solucione o problema, ou seja, há 15 anos a Travessa Agripino de Matos foi asfaltada até a Rua Plácido de Castro, faltando apenas quatro quarteirões para que a artéria seja asfaltada na sua totalidade.

PROJETO “ARTE DO CARIMBÓ”
O Movimento de Carimbó e a Prefeitura de Santarém, através das Secretarias Municipais de Cultura (Semc), Agricultura e Pesca (Semap), Turismo (Semtur) e Secretaria de Meio Ambiente (Semma), estrearam, no último sábado (7), o Projeto “Arte do Carimbó”, com apresentação de rodas de carimbó e oficinas lúdicas. O evento aconteceu no Parque da Cidade e está previsto para ser uma programação permanente aos sábados, a partir das 17h com um momento de recreação, seguido por rodas de carimbó às 20h. Luís Alberto Figueira, Secretário Municipal de Cultura, destacou o empenho do governo municipal em fortalecer os movimentos culturais através de eventos como este. Neste sábado (14), o projeto estará novamente no Parque da Cidade com a apresentação do grupo Kautá de Carimbó.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizará no período de 23 de abril a 1° de junho a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza H1N1). O dia ‘D’ da campanha acontece em 12 de maio, sendo que 116 postos de vacinação estarão preparados para receber a demanda do Município. A meta é vacinar 80 mil pessoas. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. O público-alvo da campanha são pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (diabéticos, hipertensos, cardiopatas, asmáticos) e outras condições clínicas especiais (pessoas com rinite, acamados e os que possuem sequelas de AVC), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também serão incluídos na vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas.


IMPACTANDO

A Coluna parabeniza um de seus maiores leitores, Márcio Santana Batista, que estará completando 83 anos de idade neste sábado, dia 14 e festejará a data ao lado de seus familiares e amigos. * As equipes da Seminfra intensificaram as ações de limpeza nos cemitérios centrais, São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires para visitação no dia das mães. A expectativa é que o número de visitantes nesses locais aumente nos próximos dias. * Com o tema “Desafios e Perspectivas para o Transporte Público e Mobilidade Urbana e Rural, Terrestre e Fluvial do Município de Santarém”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Conselho Municipal de Transporte realizam nos dias 13 e 14 de abril (sexta e sábado), a partir das 8h, a 1ª Conferência Municipal de Transporte, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. * A conferência é um espaço amplo e democrático de discussão de políticas públicas, gestão e participação, que reúne governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos, planejando, implementando e avaliando diversas questões municipais voltadas a mobilidade urbana. * Agentes do Juizado da Infância e Juventude com o apoio da PM fizeram uma fiscalização na tarde de quarta-feira (11), para coibir a presença de menores em motéis, nas embarcações e praças de Santarém. A intenção também foi alertar e conscientizar os jovens. * Hoje é sexta-feira, 13. Para os mais supersticiosos é um dia de especial. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *