Escola do meio rural realiza programação alusiva ao Dia do Índio

Com uma pro­gra­mação vol­tada para a va­lo­ri­zação dos sa­beres cul­tu­rais dos povos indígenas, a Escola Municipal Grigório de Araújo, da comunidade São Pedro, realizou na manhã desta quinta-feira, 19 de abril, homenagem ao Dia Índio por meio do Projeto “Cultura Indígena: Nossa Raiz, Nosso Valor”.

Teve como objetivo desenvolver e sensibilizar os alunos sobre a importância de conhecer a história dos índios, seus usos, modos de vida, cultura, costumes e hábitos alimentares.

Para a diretora da escola, Cleidimar Lopes, essa data é importante para lembrar a identidade do povo indígena. “Nossa escola abraçou esse projeto justamente porque nossa cultura indígena aos poucos está sendo esquecida, desvalorizada e saindo do cotidiano das pessoas. Esse projeto foi desenvolvido no meio escolar para valorizar e mostrar para todos a importância da vida dos nossos antepassados até nos dias de hoje”, destacou diretora.

Durante evento ocorreram diversas apresentações culturais que os alunos das turmas do 3° e 9° anos organizaram para esse momento.

Os estudantes destacaram as danças indígenas, música, poesias, exposições de artesanatos e artefatos produzidos pelos mesmos, assim como a degustação de comidas típicas, tudo que está associada à cultura indígena, e dessa maneira preservar seus costumes e manifestações.

A titular da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo (SECDET), Ariadne Lima, participou do evento e parabenizou a comunidade escolar pelas atividades desenvolvidas alusivas esse dia importante para história. E na oportunidade apresentou o Projeto do Bicentenário de Fundação de Juruti, cujas atividades iniciaram no dia 31 de março e vão prosseguir ao longo do ano.

A equipe técnica da SEMED, funcionários e comunidade geral prestigiaram o evento.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *