Rilmar Firmino cumpre promessa e DEAM já funciona aos fins de semana

Ex-delegado Geral da Polícia Civil deu retorno à sociedade santarena

Esse é um desfecho feliz para uma longa batalha em favor da sociedade santarena, em especial das mulheres vítimas de violência doméstica. Desde o último fim de semana, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) está funcionando com plantão 24 horas nos fins de semana.

Muitas foram as reivindicações para que a DEAM funcionasse no período considerado como os dias que mais acontecem os crimes. O Impacto, por meio do jornal impresso, site e Tv Impacto mobilizou uma campanha, com publicação de reportagens para que o órgão atendesse os apelos da população, e funcionasse aos sábados e domingos, dando vez e voz às mulheres vítimas de agressões, que quando procuravam a DEAM, a encontravam com as portas fechadas.

Uma luta ferrenha foi travada pela Subseção da OAB de Santarém, Ministério Público, Prefeitura de Santarém, Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), bem como pela sociedade santarena e regional, junto ao Governo do Pará – Segurança Pública, para que a DEAM funcionasse nos fins de semana.

A demanda foi estabelecida como prioridade na gestão do ex-delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, que buscou todos os meios para que o pedido fosse atendido.

“O então delegado-geral Rilmar Firmino, prometeu que em pouco tempo o órgão estaria funcionando todos os dias e agora está se concretizando. Esse é um servidor público que honra seus compromissos”, disse o presidente da OAB/Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho.

Vale ressaltar, que o funcionamento da DEAM nos finais de semana passou a ser realidade, com a lotação de mais policiais (investigadores e escrivães) e três delegadas, que passaram no último concurso e foram empossados no mês de março.

FUNCIONAMENTO:  A Unidade Policial, sediada no prédio do Propaz do Baixo Amazonas, agora passa atender, aos finais de semana, em sistema de plantão, a partir de 8 horas da manhã de sábado até às 8 horas de segunda-feira.

Anteriormente, a DEAM atendia apenas em horário de expediente, de 8 horas da manhã às 18 horas, de segunda à sexta-feira. Agora, além do atendimento durante a semana, os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher ocorridos em Santarém e adjacências, e ainda nas cidades arredores, poderão ser registrados aos sábados e domingos na DEAM.

O aumento do efetivo na região foi possível após a conclusão dos concursos públicos para contratação de novos policiais civis. As equipes de plantão da DEAM contam com equipes completas formadas por delegadas, escrivães e investigadores de Polícia. De acordo com o delegado Nelson Nascimento, superintendente da Polícia Civil na Região do Baixo Amazonas, a Delegacia da Mulher de Santarém vai atender normalmente, aos sábados e domingos, os crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher previstos na Lei Maria da Penha. “São esses os dias em que há maior incidência de crimes de violência doméstica na região”, detalha.

Dessa forma, a Polícia Civil do Pará amplia o atendimento às mulheres vítimas de violência de gênero para lhes garantir atendimento especializado todos os dias. Segundo a delegada Andreza Alves, titular da DEAM de Santarém, o número de atendimentos, no primeiro final de semana da DEAM, ainda foi pequeno, pelo fato de ainda ser o início do novo atendimento de plantão 24 horas. “Foi realizado um flagrante (prisão) por ameaça e mais quatro boletins de ocorrência de violência doméstica foram registrados”, detalha.

A DEAM atende demandas de Santarém e adjacências e também de municípios ligados à região do Baixo Amazonas. O início de funcionamento aos finais de semana da DEAM, em Santarém, foi comemorado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Santarém, Ubirajara Filho. “Parabéns à OAB Pará – Subseção de Santarém; Ministério Público; Governo do Pará – Segurança Pública – Delegacia Geral; Prefeitura de Santarém; Câmara Municipal; ACES (Associação Comercial e Empresarial de Santarém); Assembleia Legislativa e especialmente, à sociedade santarena e regional”, celebrou o advogado.

Por: Edmundo Baía Júnior

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *