Prefeito afastado de Alenquer paga advogados com dinheiro do Município

Juraci Estevam autorizou pagamento no dia 03 de abril, conforme cópia do ofício

O prefeito afastado de Alenquer, Juraci Estevam de Sousa, pagou R$ 40 mil dos cofres púbicos para advogados fazerem sua defesa e transfere mais de 3 mil para sua conta depois de ter sido afastado pelo Tribunal de Justiça.

Segundo documentos encontrados pela equipe do Prefeito em exercício, Josino Filho, o Prefeito afastado ainda determinou transferência de 40 mil da conta da prefeitura no BANPARÁ para a conta do escritório de advocacia Pinheiro & Penafort, de Belém. Quando Juraci retornou à função depois de ser afastado pela Câmara Municipal, membros do escritório estiveram em Alenquer apenas uma vez, para tratar de sua defesa, e segundo informações da Prefeitura, nenhum serviço foi prestado ao Município. Não foram encontrados pareceres jurídicos do período em que o titular esteve no exercício da função, e alguns encontrados na licitação encontram-se sem assinatura. No dia, em que foram embora, os advogados do escritório ainda fizeram uma farra em um bar da cidade com a Procuradora do Município e diversos membros da cúpula do governo Juraci, que teria sido paga por um fornecedor da Prefeitura.

O Prefeito em exercício, Josino Filho, também foi surpreendido no dia 07/05 com uma portaria, nº 330/2018, que concedia R$ 3.280,00 em diárias, supostamente para o Prefeito afastado representar o Município na capital do Estado.

Ofício assinado por Juraci Estevam

Contudo, com a decisão do TJPA, em 03/05, Juraci não tinha mais legitimidade para representar o Município ou receber diárias. Além disso, em 04/05 os advogados de Juraci informaram para a comissão processante que ele iria a Belém, mas para tratar de assuntos particulares, como a sua defesa.

Como se não bastasse, quando a portaria com data retroativa foi apresentada para o vice-Prefeito assinar, Juraci Estevam já tinha transferido para sua conta os valores das diárias, no dia 04/05, dia em que viajou e já não podia mais praticar nenhum ato como Prefeito.

Todas essas informações já estão sendo encaminhadas para o Ministério Público com pedido de providências.

Há a comprovação da autorização, sem, entretanto, a comprovação de que o pagamento chegou a se materializar. Mas que independente disso, a confusão entre defesa pessoal e pagamentos com recursos públicos ficou evidenciado.

JURACI ESTEVAM MENTE PARA POPULAÇÃO ALENQUERENSE: O prefeito de Alenquer afastado pela Câmara Municipal produz vídeo e emite nota em que mente de forma escancarada.

Juraci afirma que se pagou diárias de forma legítima, pois teria ido a Belém a serviço do município e não sabia da decisão do tribunal de justiça que determinou novamente seu afastamento. Entretanto, o próprio Juraci, em documento que enviou para a comissão processante afirma exatamente o contrário.

No dia 4 de maio, dia da viagem, Juraci protocolou na Câmara Municipal de Alenquer pedido de adiamento de seu depoimento alegando que “diante de decisão proferida nos autos do processo 0803118-57.2018.8.14.000” requereu que fosse remarcado seu depoimento “devido à necessidade de reunir com o corpo jurídico na capital do estado para tratar de assunto relacionado ao mencionado processo”.

Portanto, quando viajou e transferiu mais de 3 mil para sua conta, estava plenamente ciente da decisão que o afastou, e afirma que o motivo da viagem é particular.

Por: Jefferson Miranda

Fonte: RG 15/O Impacto

4 comentários em “Prefeito afastado de Alenquer paga advogados com dinheiro do Município

  • 11 de maio de 2018 em 19:03
    Permalink

    Equa da cidade azarada pra prefeito a minha Alenquer , vamos respeitar . Só bandido até hoje , não teve um que prestasse , por isso que minha cidade é um eterno buraco de lama

    Resposta
  • 11 de maio de 2018 em 14:32
    Permalink

    ESTE PADRE IMUNDO PODRE E SAFADO LIGADO A PASTORAL DA TERRA E AO BANDIDO DO TOTÓ DE ALENQUER VENDEU AS RESERVAS AMBIENTAIS SEGUNDO ESTE GENERAL DO EXÉRCITO. DILTOM TAPAJÓS ADVOGADO CORRUPTO DA ALCOA A MANDO DO CORRUPTO GEDENOR PEREIRA CHEFE DA QUADRILHA DE JURUTI VELHO COM MAIS DE 100 PROCESSOS NAS COSTAS E PROTEGIDO PELO ESQUEMA…

    https://www.youtube.com/watch?v=VRh4w3kT0Dk

    Resposta
  • 11 de maio de 2018 em 14:28
    Permalink

    padre sem vergonha ligado ao sttr de Alenquer e ao bandido do totó, braço direito do deputado ladrão Airtom faleiro. padre invasor de terras e sexidote igual ao seu comparsa padre amaro ligado a CUT, CPT, PASTORAL DA TERRA, MST, STÉDILE, PAULO ROCHA, LULA, DILMA, EVERALDO MARTINS, MARIA DO CARMO, MARCIO PINTO, EDVALDO SILVA STTR, ARLOS MARTINS, MARINA SILVA, ICMBIO, ONGS E MUITAS OUTRAS PUTARIAS.

    Resposta
  • 11 de maio de 2018 em 08:28
    Permalink

    QUE CARA DE PAU TEM ESSE TAL JURACI, KARAKAS !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *