O que se sabe até agora sobre acidente de avião em Cuba, que matou ao menos 100

Mais de cem pessoas morreram após um Boeing 737 cair e explodir pouco depois de decolar do Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, capital de Cuba, às 12h08 do horário local (13h08 do horário de Brasília), segundo a mídia estatal do país,.

De acordo com a emissora estatal de Cuba, tratava-se de um voo doméstico para Holguín, no leste da ilha. Havia 104 passageiros e 9 membros da tripulação a bordo.

Até o momento foi noticiado que três sobreviventes estariam em “estado crítico”, segundo o Granma, jornal oficial do Partido Comunista de Cuba.

A embaixada brasileira em Cuba informou à BBC Brasil que ainda não tem informações sobre se há brasileiros entre as vítimas.

O presidente da Corporação da Aeronáutica Civil de Cuba, Roberto Saldaña, disse que não se sabe as causas do acidente até o momento.

“Houve um infeliz acidente de aviação. As notícias não são boas, parece haver um grande número de vítimas”, disse o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, que tomou posse no mês passado e encaminhou-se para aeroporto após o acidente.

Avião arrendado

A aeronave havia sido arrendada, com uma tripulação estrangeira, pela empresa aérea estatal Cubana de Aviación da companhia mexicana Damojh, informou o diretor de Transporte Aéreo do país.

O escritório da Damojh no México confirmou à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC News, que trata-se de um voo de sua companhia, sem dar mais detalhes.

De acordo com informações da empresa, ela tem 24 anos de experiência em transporte aéreo executivo e comercial e opera voos charter nacionais e internacionais no México, Caribe, América Central e América do Sul.

A chacelaria do México ativou um “protocolo de emergência” diante da possibilidade de que haja cidadãos do país entre as vítimas.

Grande mobilização

A Radio Habana Cuba informou que o avião caiu sobre uma estrada em Boyeros, município a 30km da capital onde fica o aeroporto.

De acordo com testemunhas, o acidente ocorreu próximo do Terminal 1, que opera voos nacionais, e caiu em uma área agrícola.

Imagens mostraram uma grande coluna de fumaça se elevando do local do acidente. Equipes de bombeiros já estão no local para conter as chamas, além de ambulâncias.

Uma moradora do local contou à à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC News, que houve uma grande mobilização após o ocorrido.

“Primeiro, ouviu-se um estrondo forte e logo começou a se ver fumaça, com carros de bombeiros e ambulânicas passando. As ruas aqui estão fechadas e ainda se vê uma coluna de fumaça”, relatou Odalys González, que vive nas proximidades do aeropuerto.

Yordanis González, que esteve no local próximo ao desastre, diz que o “o avião se desfez em pedacinhos, com a asa de um lado e a outra para o outro”.

“Nós que moramos aqui tentamos ajudar. Ainda estão fazendo buscas para ver se há sobreviventes.”

Fonte: BBC Brasil

Um comentário em “O que se sabe até agora sobre acidente de avião em Cuba, que matou ao menos 100

  • 20 de maio de 2018 em 17:41
    Permalink

    “”Presidente”” cubano??? O povo somente soube dessa “eleição” de cartas marcadas, é ditador mesmo !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *