Câmara de Santarém marca 39 anos de fundação da OAB Santarém com sessão especial

“Avanços na formação do profissional de Direito são comemorados por representantes da categoria”. Assista o vídeo:

Em 2018 a OAB Subseção Santarém completa 39 anos de atuação. Para marcar as comemorações por toda a luta em prol da advocacia e os direitos dos cidadãos do Oeste do Pará, uma seção especial organizada pela Câmara de Vereadores de Santarém foi realizada na tarde desta terça-feira (22), no Plenário Benedito Magalhães.

O professor Antônio Rebelo foi um dos homenageados. Ele lembra que na década de 1940 as dificuldades para fazer o curso de Direito eram imensas na região: “Na época, foi somente depois de uma ida à capital do Estado do Pará que fui informado da instalação de um curso de Direito no antigo Instituto Santareno de Ensino Superior (ISES). A partir daí fui convidado a fazer parte da equipe de instalação e ajudei nos cursos até o fim das Faculdades Integras do Tapajós (FIT)”.

O presidente da subseção Santarém, Ubirajara Bentes, destacou que mesmo com a independência de municípios da região oeste paraense com a criação das próprias subseções, a exemplo de Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Altamira, a missão na área do Tapajós ainda é imensa.

“No entanto, a cada ano temos o ingresso de novos advogados que entram no mercado de trabalho com melhores condições, avanços que nos deixam bastante contentes. Hoje mesmo pela manhã tivemos a entrega de 10 novas carteiras, são mais profissionais para o município e região atuando de forma plena na área jurídica”, enfatizou Ubirajara Bentes.

“A Ordem dos Advogados é uma instituição que tem como papel primordial não somente defender a advocacia, mas também a sociedade. Então, o reconhecimento que hoje a Câmara de Vereadores presta a nossa instituição é recebido com a certeza de que estamos no caminho certo na defesa pelos direitos e a justiça”, afirmou Alberto Campos, presidente da OAB Pará.

Sessão especial foi solicitada pelo Vereador e advogado Ronan Liberal Jr.

O vereador Ronan Liberal Junior, autor da proposta da sessão, disse que essa homenagem quer marcar o papel fundamental que a OAB Santarém vem desenvolvendo ao longo de quase quatro décadas: “A Ordem dos Advogados do Brasil tem a missão importantíssima pela ética, o exercício da política cidadã, fundamental nas amplas discussões, defensora da Constituição Federal, da ordem democrática de direito, da justiça social, enfim, é um reconhecimento pelo amplo trabalho que a subseção realiza”.

Dentre os homenageados com “Medalha Honorífica de Honra ao Mérito Advocatício” estão:

– Walmir Gomes;

– Edgar Schutt (In memorian);

– Jacinere Façanha;

– Evandro Diniz;

Já os homenageados com o diploma de “Honra ao Mérito aos Advogados Professores pela Contribuição no Processo de Implantação, Desenvolvimento e a Consolidação dos Cursos de Direito e Ensino Jurídico em Santarém e na região Oeste do Pará” foram:

– Alberto Antônio de Albuquerque Campos (pelos serviços prestados para o fortalecimento da advocacia de Santarém e do Baixo Amazonas);

– Antônio Éder John de Sousa;

– Antônio Rebelo;

– Iêda Luzia dos Santos;

– Kátia Tolentino Gusmão;

– Jeferson Lima Brito;

– José Ricardo Geller;

– José Ronaldo Dias Campos;

– José Olivar de Azevedo;

– Maria da Conceição Cosmo Soares;

– Maria Marlene Escher;

– Miguel Borghezan;

– Oswaldo de Oliveira Coelho (pelos serviços prestados para o fortalecimento da advocacia de Santarém e do Baixo Amazonas);

– Rodolfo Hans Geller

– Ubirajara Bentes de Souza Filho.

A OAB Subseção Santarém foi fundada em 22 de maio de 1979. É a entidade que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), instituição máxima de defesa dos advogados, responsável pela regulamentação da advocacia e defensora das bandeiras públicas de busca por respeito da sociedade brasileira.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Agência VOX.

2 comentários em “Câmara de Santarém marca 39 anos de fundação da OAB Santarém com sessão especial

  • 24 de maio de 2018 em 20:59
    Permalink

    Realmente de coisas que afetam diretamente a população os vereadores se omitem, vergonha !

    Resposta
  • 24 de maio de 2018 em 08:51
    Permalink

    MUI BELA HOMENAGEM, MAS AGORA QUEREMOS VER DOS VEREADORES ALGUMA INICIATIVA PARA COLOCAR AS PLACAS COM OS NOMES DAS RUAS DA CIDADE, QUE MAIS PARECE UM VILAREJO ONDE TODOS SE CONHECEM . VERGONHOSO PARA UMA CIDADE QUE SE PROPÕE SER TURÍSTICA !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *