Peninha denuncia contaminação de água por óleo diesel em Itaituba

Vereador acusa Celpa de contaminar poços de moradores do bairro da Floresta

A denúncia foi feita no Plenário da Câmara de Itaituba na manhã de terça-feira, dia 22, pelo vereador Peninha. O Edil disse que foi procurado por moradores da 11ª Rua do Bairro da Floresta, que estão reclamando que seus poços estão contaminados por óleo diesel da Celpa.

Peninha lembrou que esta situação vem se arrastando há mais de 10 anos e até hoje a Celpa Equatorial não resolveu a situação destas famílias. Afirmou que os moradores vinham usando agua do poço localizado dentro das dependências da Celpa, no Bairro da Floresta. Porém, nos finais de semana e feriados são proibidos de pegarem agua ali. Com isso, voltam a usar água contamina dos poços ou são obrigados a andarem vários quarteirões para pegar agua saudável.

O parlamentar destacou que devido o consumo de água contaminada por combustível, já tem morador com sequelas, como é o caso da senhora Maria Eunice Ferreira de Souza. Ela mora há mais de 18 anos na 11ª Rua do Bairro da Floresta e está fazendo tratamento no Mato Grosso.

“A situação é antiga. Todos os poços da redondeza das dependências da Celpa estão contaminados. Ali, a antiga Celpa matinha uma estação geradora de energia termoelétrica, que usava uma grande quantidade de óleo diesel e ao passar do tempo, houve a contaminação do lençol freático e consequentemente da água dos poços dos moradores da 11ª Rua do Bairro da Floresta, onde está localizada a estrutura da Celpa”, frisou Peninha.

“Também, no Bairro Jardim das Araras, onde existia uma estação termoelétrica da Celpa e que hoje está desativada, os moradores reclamam que seus poços estão contaminados. A empresa até hoje não deu uma solução para o problema. Apenas permitiu que os moradores possam coletar água no poço dentro das dependências, porém, nos finais de semana fecham os portões e ninguém pode pegar água no poço da empresa, ressaltou o Vereador.

Os moradores, em torno de 20 famílias, agora, não querem apenas pegar água ali ou receber água mineral, nem a perfuração de um poço artesiano para atendê-los. Contrataram um advogado e querem indenização pelos danos e sequelas que estão sofrendo pela contaminação.

O vereador Peninha disse que já entrou em contato com o Reitor do IFPA, Professor Lucivaldo Figueira, para que a instituição colete amostras de água nos poços dos moradores e faça uma análise laboratorial para conhecer o grau e o nível de contaminação da água por óleo diesel. O pedido está sendo encaminhado através da Câmara de Vereadores de Itaituba.

Por outro lado, a Câmara de Itaituba e o advogado dos moradores vão realizar uma reunião com representantes da empresa para discutirem o problema e encontrar uma solução.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Peninha denuncia contaminação de água por óleo diesel em Itaituba

  • 24 de maio de 2018 em 14:56
    Permalink

    Em Itaituba existe uma empresa que presta serviço na área química ambiental e de resíduos e de com um responsável técnico. IQS-Indústria Química e Serviços; do ela pode ajudar todos os municipios com esse tipo de problema fazendo recuperação da área contaminada. Contato da empresa 93-99212-1050, falar com o Dr. Químico Industrial Mácio Almeida.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *