Coluna Impacto Ed. 1200

SEBASTIÃO TAPAJÓS
Sebastião Pena Marcião, artisticamente conhecido como Sebastião Tapajós, de 76 anos de idade, é um violonista consagrado no Brasil e na Europa. Nascido em 16 de abril de 1942, é santareno de registro e possui grande legado no segmento artístico. São tantos feitos pela arte instrumental que o artista foi homenageado na quarta-feira (30), no auditório da Casa da Cultura, com o tema “Santarém do Tapajós: rio abaixo rio acima”. O tributo foi idealizado pelo grupo de amigos do compositor com apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Na ocasião foi promulgada, por meio de lei, a pensão vitalícia ao violonista.

CAMPANHA CONTRA GRIPE
O Ministério da Saúde adiou o prazo para o término da campanha de vacinação contra a influenza H1N1 em todo o território nacional. A medida foi tomada na tarde de terça-feira (29/05), em virtude de que todos os estados brasileiros estão com o índice de vacinação muito abaixo da meta, além dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde. Inicialmente o fim da campanha estava previsto para esta sexta-feira, 1° de junho. Levando em conta essa determinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai continuar a campanha até o dia 15 de junho.

SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL
Considerado o terceiro Município paraense mais populoso, de acordo com o último senso divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Santarém se prepara para sediar o Seminário de Direito Eleitoral. Com mais de 296 mil habitantes, desses 217.833 eleitores aptos à votação, a cidade será palco de mais um debate promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). A programação tem como objetivo orientar de forma geral e atualizar os cidadãos sobre a norma eleitoral utilizada no Pleito deste ano, além de esclarecer as dúvidas recorrentes no que se refere à Legislação Eleitoral. Assim como nas edições realizadas em Belém e Marabá, o evento é organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e será realizado na próxima terça-feira, 5, a partir das 8h, no Barrudada Tropical Hotel, em Santarém. O evento faz parte das ações de esclarecimentos desenvolvidas pelo TRE e tem como público alvo toda sociedade civil, partidos políticos e magistrados.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Santarém por meio de uma ação de governo, envolvendo diversas secretarias do órgão municipal, através da Escola do Parque, comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e promove a Semana Municipal do Meio Ambiente com o tema “Jogue limpo com Santarém”, no período de 4 a 8 de junho. A abertura do evento será dia 4, às 8h30, no Espaço Muiraquitã, conhecido como Malocão, na área interna do Parque da Cidade. O objetivo é fortalecer a participação individual e coletiva da sociedade para desenvolver atitudes permanentes e responsáveis na preservação do Meio Ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.

ROMARIA DAS ÁGUAS
Nos dias 8 e 9 de junho de 2018, o Comitê de Defesa do Igarapé do Urumari realiza a “V Romaria das Águas: Águas limpas, Urumari vivo” no Salão Paroquial da Igreja de Frei Rainério. Serão apresentadas pesquisas desenvolvidas pela Ufopa e o Dia “D” para coleta de resíduos sólidos. A atividade é mais uma iniciativa para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação ambiental e assegurar a fiscalização, recuperação e proteção do igarapé. No dia 9 de junho, será organizado o mutirão de limpeza nas margens do Urumari. A concentração será na Igreja de Frei Rainério, com saída às 8h30 para as pontes da Rodovia Curuá-Una, Rua Sol Nascente e Av. Dom Frederico.

TRANSPLANTE DE RINS
Mariane Pinheiro Nobre, de 35 anos, é a paciente do primeiro transplante de rim com doador falecido realizado em um município da Amazônia. O procedimento aconteceu no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. Mariane fazia hemodiálise há quatro anos. Após muitas dores, mal estar e febre, ela foi diagnosticada com insuficiência renal. Duas pacientes receberam os rins da doadora que teve morte encefálica por conta de um aneurisma. Antes do óbito, Sônia Maria de Sousa Lima informou à família que queria ser doadora de órgãos. Em novembro de 2016, a equipe do HRBA fez o primeiro transplante com doador vivo. Desde então, foram 20 transplantes realizados na unidade.

PALESTRA
O assessor e consultor em vendas Paulo Brito realizará a palestra “GESTÃO DE PESSOAS” no dia 15 de junho, no CDL, das 20 às 21 horas. Você sabe o que é gestão de pessoas e por que ela e tão importante para as empresas? Participe dessa palestra com sua equipe de colaboradores, onde vários temas serão abordados sobre esse assunto. Durante o evento haverá show musical com o palestrante, que é professor de violão.

SANTO ANTÔNIO
Os católicos do Bairro do Laguinho, em Santarém, dão início neste sábado, dia 02, nas festividades de seu Padroeiro, Santo Antônio, com transladação da Imagem do Santo para a CEB São João. No domingo (03) acontece o Círio, saindo da CEB São João até a Igreja de Santo Antônio. Os festejos do Santo casamenteiro se encerram no dia 13, com o Bingão de Santo Antônio.

ASSISTENTES SOCIAIS
Profissionais e instituições que atuam pelo avanço da área do Serviço Social em Santarém receberam, na tarde de terça-feira (29), honrarias pelos relevantes trabalhos prestados à população que vive no Município. As homenagens foram prestadas pela Câmara de Vereadores, em sessão especial realizada no Plenário Benedito Magalhães. A sessão especial também fez alusão ao 15 de maio, Dia Nacional do Assistente Social ou Serviço Social, como a área é conhecida.


IMPACTANDO

Louvável a atitude do vereador Ronan Liberal Jr, que saiu em defesa dos trabalhadores da Feira do Tablado, pela dificuldade que estão passando depois que a Justiça determinou a saída deles daquele local. Ronan pediu alternativas para regularização da classe. * Devido à greve dos caminhoneiros que tomou conta do Brasil por quase duas semanas, vários concursos para órgãos públicos, que seriam realizados na semana passada e nesta semana, tiveram que ser cancelados, entre os quais o da Susipe e da Seduc. Novas datas serão marcadas para a realização das provas. * A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) realizou na quarta-feira (30), das 8h ás 12h e das 14 às 17h o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef. * A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à população de até 17 anos e reduza as disparidades regionais avançando na universalização dos direitos. * Como parte da programação de recepção dos novos alunos da Ufopa, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Coordenação de Esporte e Lazer (CEL), realiza neste sábado, 2 de junho, os Jogos dos Calouros 2018. As atividades serão realizadas no espaço da AABB, das 8h às 13h. * As modalidades de competição serão: vôlei de praia feminino e masculino, futsal feminino e futebol society masculino. Os calouros também poderão participar das modalidades de recreação: xadrez, tênis de mesa, pebolim, damas e karaokê. * A Prefeitura de Santarém, através da Semed, informa que no mês de junho será publicado edital para Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores de Educação Física. Os aprovados no PSS irão atuar nas escolas de níveis 3, 4 e 5 do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

2 comentários em “Coluna Impacto Ed. 1200

  • 4 de junho de 2018 em 08:42
    Permalink

    Merecida homenagem ao Sebastião

    Resposta
  • 4 de junho de 2018 em 08:40
    Permalink

    Podiam fazer uma entrevista com Sebastião Tapajós

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *