Coluna Impacto Ed. 1201

COMARCA DE SANTARÉM
A atual presidente do TRE, Célia Regina de Lima Pinheiro, é também desembargadora do TJPA. Ela está na comissão que estuda a transformação da Comarca de Santarém em 3ª Entrância. Atualmente, no Pará, só a Capital é Comarca dessa categoria. Além de Santarém, podem ser beneficiadas as comarcas de Ananindeua e Marabá. Essa classificação traz vantagens para a Comarca em termos de estrutura, e entre outras coisas facilita o acesso de magistrados para o desembargo, de acordo com a carreira. O estudo está em andamento, por tratar-se de um investimento de alto porte. No Brasil, a grande maioria dos estados já tem a 3ª Entrância em comarcas além da capital.

IPTU PREMIADO
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), informa que o sorteio do IPTU Premiado, que estava previsto para ser realizado no dia 22 de junho, data em que se comemora o aniversário da cidade, foi antecipado devido mudança na agenda das atrações regionais que farão parte da programação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O sorteio acontecerá no dia 21 de junho, a partir das 20h, na Praça de Eventos, localizada na Avenida Doutor Anysio Chaves, Aeroporto Velho. Os contribuintes que estiverem quites com o Município estarão concorrendo ao sorteio dos seguintes prêmios: Microondas, fogão, bicicleta, geladeira, TV de 42 polegadas, iPhone, moto 0 km e um carro 0 km.

CELPA ALERTA
Neste mês de junho, além das festas típicas do período, o início dos jogos da Copa do Mundo também promete agitar a quadra junina no que diz respeito à decoração de ruas e prédios. Pensando na situação, a Celpa orienta para que esses enfeites não causem imprevistos. Pequenos cuidados são fundamentais e merecem atenção redobrada dos clientes, como a colocação das típicas bandeirolas, faixas e outros adereços. Toda a ornamentação deve ser produzida com materiais não condutores de eletricidade e não pode ser afixada próximos da fiação elétrica. Em hipótese alguma, essas bandeirinhas devem ser amarradas aos postes ou mesmo nos fios de baixa tensão. A população precisa manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia, pois podem ocasionar prejuízos diretos no fornecimento de energia e trazer riscos eminentes, levando por consequência em acidentes fatais.

CONCURSO DA SEDUC
Foi divulgado no Diário Oficial de terça-feira, 05, a nova data de aplicação da prova objetiva do concurso C-173, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que deveria ter sido realizada no dia 03 deste mês e foi adiada por conta da greve dos caminhoneiros. As provas serão aplicadas no próximo dia 24 de junho, domingo. Os locais de prova serão divulgados no dia 18 de junho e a listagem estará disponível no site da organizadora Consulplan (www.consulplan.net). O concurso visa preencher 2.112 vagas para cargos de nível superior em áreas como artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa, Química e Sociologia.

MOMENTO MARIANO
Nesta sexta-feira, 8 de junho, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição promove mais um Momento Mariano para celebrar o Círio 100 de Nossa Senhora da Conceição, sendo que às 18 horas haverá Missa na Igreja Matriz (Festa do Sagrado Coração de Jesus); às 19 horas haverá uma Caminhada pela orla com a imagem peregrina de N. Sra. da Conceição até o Museu João Fona; às 19h30 será a Abertura da Exposição “Maria Mãe de todos” no Museu João Fona. Também às 19h30, outra imagem peregrina de N. Sra. da Conceição estará nas Festividades de Santo Antônio, bairro Maracanã. O Momento Mariano acontece todo dia 8 de cada mês para celebrar o Círio 100 de Nossa Senhora da Conceição, que vai ocorrer no dia 25 de novembro de 2018 com o tema “Maria. Mãe dos Caminhantes”.

RODOVIA TRANSLAGO
Vereador Ney Santana (PSDB), em contato com a Coluna, falou da preocupante situação da Rodovia Translago, uma via é importante para a região de rios por interligar diversas comunidades. O Vereador disse que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte, deverá investir o valor de 11 milhões de reais para efetuar a recuperação da rodovia. Santana reforçou a necessidade de o quanto antes o serviço ser executado, pois o período de verão estaria chegando e deverá melhorar o acesso ao Lago Grande. Confirmou que entrou em contato com o secretário de Transporte do Estado para garantir a continuidade de investimentos naquela importante via de acesso a regiões, entre elas Aninduba, Arapixuna, Arapiuns, Lago Grande até o município de Juruti abrangendo mais de 150 comunidades.

FEIRÃO DO IMPOSTO
O Feirão do Imposto 2018, começou na quarta-feira (06), em Santarém, promovido pelo Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – CONJOVE da Aces e UNAMA. Sob o mote da campanha nacional “Pague Dois e Leve Um”, a ação seguirá até este sábado (09/06), quando serão comercializados 8.000 mil litros de gasolina comum com redução tributária. De 06 a 09 de junho diversos estabelecimentos parceiros farão vendas de produtos com descontos de impostos, sendo uma maneira de evidenciar o quanto se arrecada de dinheiro público, e cobrando por menos promessas e mais ação por parte do governo em benefício da população. BOM PÃO (Santíssimo), Dona Breja, El Toro, Bar Humboralá, Auto Posto Liberdade (na Cuiabá), Posto Lins (Magalhães Barata), Brasolare (projeto de energia solar fotovoltaica).


IMPACTANDO

Moradores da Avenida Presidente Vargas, entre a Moraes Sarmento e Curuá-Una, querem saber da empresa que está quebrando o asfalto para colocar tubulação, quando é que os buracos vão ser tapados com asfalto, novamente.? * Empresas contribuintes do ICMS que tem ou tiveram incentivos ou benefícios fiscais no período de 2003 a 2018, tem até esta sexta-feira, dia 8, para conferir os atos concessivos que estão disponíveis no Portal de Serviços da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), na internet. A conferência é uma etapa do processo para obtenção da remissão e reinstituição dos benefícios fiscais, de acordo com a previsão legal, aprovada ano passado, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). * Situada há aproximadamente 35 quilômetros da área urbana de Santarém, a praia de Ponta de Pedras teve na manhã de quarta-feira (6), a implantação de oito lixeiras ecológicas e sinalização indicando praia própria para banho. A intervenção faz parte da Semana Municipal do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura de Santarém. * Veículos envolvidos em batidas, que foram classificadas como de médios danos, estão com restrições e impedidos de circular em Santarém, no oeste do Pará. O motivo é a falta de emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), serviço oferecido pelo Detran, suspenso desde 2008 na cidade. * Para regularizar a situação junto ao Detran, os proprietários dos veículos precisam buscar o serviço na capital Belém, distante cerca de 800 km ou em Marabá, que fica quase 1 mil km de Santarém. * A unidade da Ufopa em Alenquer, vai ter sede própria orçada em mais de R$ 6 milhões. Atualmente, a unidade funciona em um prédio alugado. O terreno onde vai ser construído o imóvel foi ocupado recentemente. * Um avanço visível e extremamente positivo – é assim descrevemos a atual fase da Escola de Artes Emir Bemerguy, em Santarém. A Escola que antes atendia pouco mais de 200 alunos, desde 2017 passou a atender 1.362 alunos. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *