CORRUPÇÃO BRASILEIRA, SÃO JOÃO E A COPA 2018 | Eduardo Fonseca Ed. 1201

CORRUPÇÃO BRASILEIRA, SÃO JOÃO E A COPA 2018

Pode parecer “enjoada”, mas nas conversas que se participa, pré-organizada ou daquelas que se arrumam espontaneamente como as que se formam na Garapeira Ipiranga, não se pode fugir de um assunto: o que está na hora, quais sejam as últimas falcatruas dos políticos brasileiros, e de seus asseclas. Esqueceram até de analisar a atuação de estreia da seleção brasileira de futebol. Está quase passando despercebida!
Mas o tema sempre é a corrupção! Toda a sociedade sabe o que esta provoca e causa males a todo cidadão. Pois come a verba da saúde, da educação e da segurança e causa, ainda, a desestrutura do poder, que no dizer do prof.de filosofia política da Universidade de São Paulo: Roberto Romano: (veja de 30.05.2018 edição nº 2584) “A corrupção continuará em curso enquanto não houver autonomia dos poderes, incluindo o Judiciário, que depende dos demais poderes para manter seus privilégios”
Na recente questão da greve dos caminhoneiros, quando conseguiram uma “pseudo” redução do preço do óleo diesel. Alega o presidente que tem que retirar dinheiro do “Programa de Transplantes de Órgãos e da Fiscalização e Combate ao Trabalho Escravo”, dentre outros.
A dificuldade de fiscalização do trabalho escravo será “um prato cheio” para os contraventores. Principalmente os proprietários de grandes latifúndios que costumam praticar esse crime contra o trabalho e trabalhador, o que virá acontecer, doravante, os fiscais do Ministério do Trabalho, por falta de recursos para os seus trabalhos, ficarão no prédio enviando e recebendo mensagem do Zap. E o contribuinte pagando a ociosidade por culpa do governo central. E os nossos parlamentares? Ainda, segundo o próprio professor Roberto Romano: “O PAPEL DOS PARLAMENTARES BRASILEIROS HOJE RESUME-SE PRATICAMENTE A INTERMEDIAR O REPASSE DO DINHEIRO ENTRE BRASÍLIA, MUNICÍPIOS E ESTADOS.”
Mas isso tudo vai acabar no dia 17 quando o Brasil estrear na Copa do Mundo. Os chamados representantes do povo estão torcendo para que esse dia chegue, para desviar a atenção do povão, torcida brasileira! E aí vão pagodear na boate kosaku, onde na “dança do kosaku não pode ficar com o saku” fora.
Enquanto isso, outros assuntos vão ficando esquecido, “vão empurrando com a barriga”, porque, junho chegou e este sempre é o mês mais festeiro do ano. E aí o “Balão vai subindo vai caindo, a garoa, o céu está lindo e a noite tão boa”, ou então para as adivinhações, como por exemplo estas: Algumas adivinhações para a noite de São João. São certeiras! //////////1- Na noite se São João, passa-se um ramo de manjericão na fogueira e atira-se ao telhado; se na manhã seguinte, o ramo ainda estiver verde, o noivo será jovem, se murcho, é velho. ///// 2- Na véspera de São João faz-se um pirão com um tantinho de farinha e, dentro, se coloca um grão de milho; com os olhos bem fechados divide-se o pirão em três partes e se coloca uma na porta da rua, outra embaixo da cama e a terceira na porta do quintal. Se for encontrado o pedaço na porta da rua, casamento breve; se em baixo da cama, vai demorar, pode começar o enxoval bem devagarinho e, se for no quintal, esqueça casamento. ///// 3- A meia noite do dia 23, introduza uma faca virgem numa bananeira. Reze uma Salve Rainha; depois disso você tem que voltar pra casa sem olhar para trás. No dia seguinte, aparecerá na faca a inicial do noivo ou noiva. Se não aparecer nada é porque não haverá casamento. ///// 4- Se duas agulhas forem colocadas numa bacia com água, com uma certa distância uma da outra e se essas agulhas juntarem, prepare o buquê; vai sair casamento, logo, logo. Isto na noite de São João, claro! ///// 5– Ou escreva o nome dos possíveis pretendentes em papeizinhos pequenos; coloque-os numa bacia com água; o nome que amanhecer aberto é o do noivo ou noiva. ///// 6– Na noite junina encha a boca de água e fique atrás da porta; o primeiro nome que ouvir é do noivo ou noiva. ///////7- Pegue uma moeda de 10 centavos e atire na fogueira; na manhã seguinte, retire-a das cinzas e ofereça a um pobre; o nome dele será o nome do seu noivo. ///// 8- Na noite de São João, ponha um pouco de clara de ovo num copo virgem, com água; e diga: São João de Deus amado São João, de Deus, querido Deparai-me a minha sorte Neste copinho de vidro. No dia seguinte, você verá uma igreja (bodas) um navio (viagem) ou um caixão (morte ou viuvez). ///// 9- Perto da meia-noite, na véspera, dia 23, encha uma bacia com água e olhe para dentro; se não aparecer o rosto é morte certa, ainda este ano. É a representação do reflexo, da individualidade, do “alter ego”; ás vezes, a morte não é física, é a morte moral do indivíduo, sujeito ás convenções e esquecido de si mesmo, dos seus sonhos.
10- Todos os folcloristas brasileiros têm registrado entre as adivinhações da véspera e noite de São João, aquelas que se relacionam com vegetais de rápido crescimento. O alho se planta nas vésperas, para verificar ao meio-dia seguinte se grelou. Então a resposta à consulta é um sim, se estiver com dentes é um não. Assim como grãos de milho; galhos verdes passados às chamas das fogueiras são atirados para o telhado. Se estiverem verdes no dia imediato sim, se murchos não”. 11- /////… Busca-se colher uma pimenta, ou folha de qualquer vegetal, no escuro. Se tirar folha ou pimenta verde, o noivo é moço. Se folha murcha e pimenta vermelha, o noivo é além dos trinta. Se folha seca e pimenta murcha, o noivo é um velho”. ////// INVOCAÇÃO A SANTO ANTÔNIO ///// 1. Pegue na imagem do Santo António, e fale com ele. Diga-lhe que enquanto ele não lhe arranjar um namorado ficará na geladeira. Coloque a imagem no congelador. Retire-o de lá quando o seu amor lhe bater à porta; //// 2. Logo na manhã do dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado. ////// 3 Amarre uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, pedindo que lhe dê um marido. Reze um Pai Nosso e uma Salve Rainha. Pendure a imagem de cabeça para baixo sob a sua cama. Só desvire quando alcançar o pedido. ///////// Depois de tudo isso se não conseguir nada, mano, ou mana, só no ano seguinte ou um banho de “Pega marido”, “chama”, banho de “vai buscar longe” ou de “pega e não me larga”. É supimba! ///////////////// Com os devidos respeitos ao saudoso barbeiro, conhecido como “JOÃO DA MATA”, genitor dos meu amigo Donaldo Pedroso, Jandira, Gorete, João e Jurandir, o seu salão, ou sua barbearia, era lotada, para fazer barba, cabelo, bigode, além de ouvirem suas estórias. Mas no final da tarde ele fechava a sua barbearia, não precisava ficar até o amanhecer do outro dia, como as atuais. E parece-me que o pessoal só tem tempo a noite toda`, para cuidar da barba, também pudera, nesta época, em que a navalha e a Gillete estão em crises e os barbudos estão em alta. /////// Meus desejos de pronto restabelecimentos ao meu amigo Barra e sua filha, vítimas do trânsito caótico de Santarém. E o causador do acidente, óoo Sumiu! ////// Nesta sexta, dia 08.06, na sede do FLUMINENSE- ODILSON MATOS ex diretor de os HIPPIES, lançará sua nova Banda Musical FRUTO DA TERRA, com o show baile dedicado aos namorados, a partir das 23 horas, imperdível, vá curtir as boas músicas para ouvir, dançar e namorar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *