Celpa rende homenagens a Santarém pelos 357 anos de muitas histórias

A cidade que tem Alter do Chão – a praia mais bonita do mundo – é o xodó dos moradores, dos turistas e das pessoas que chegam para passar férias

São 357 anos, milhares de histórias e mais de 123 milhões investidos em cinco anos de gestão Equatorial para garantir melhoria no sistema elétrico dos cerca de 105 mil clientes do município de Santarém.

Tarcila Francisca Pereira nasceu e foi criada na terra dos gigantes da arte, da música, da culinária, do açaí, do tacacá…a típica Pérola do Tapajós. Aqui, ela criou os cinco filhos e cuidou de netos e bisnetos, boa parte se reuniu na quarta-feira, 21, para cantar parabéns pelos 91 anos de vida. A idade avançada não lhe permite mais um bate papo como antigamente, mas, entre tantas coisas, a família lembra com carinho da caldeirada (com pirão e pimenta), do chibé e da manga com farinha, que não podiam faltar no cardápio da aposentada. Tarcila nunca arredou os pés de Santarém, ao contrário da autônoma Erica Castro que já deixou Santarém para morar em outros centros como Manaus, Macapá e São Paulo, mas depois de muitas idas e vindas, decidiu voltar e nunca mais morar fora da terra natal. Erica é uma das mais de 2 mil clientes da Celpa contempladas com geladeiras novas por meio do projeto Comunidade Eficiente, que também já permitiu a troca de mais de 8 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes, por lâmpadas de LED. “Sempre acreditei que um dia essa oportunidade ia chegar e veio num momento em que a dificuldade pesava no bolso, pois além de não funcionar direito, a geladeira da minha casa consumia muita energia. Depois da troca, o valor da conta de luz diminuiu”, reforça.

Este ano, Santarém ganhou dois grandes presentes antecipados: um foi o posto do Ecocelpa, que vem contribuindo com a preservação do meio ambiente, a partir da coleta seletiva de resíduos recicláveis, trocados por descontos na conta de energia elétrica. O outro se refere ao investimento, na ordem de R$ 600 mil, para a Associação Artístico Cultural Maestro Wilson Fonseca. A preocupação da concessionária de energia vai além. Com o projeto Mais Desenvolvimento Social foi possível revitalizar o prédio da Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia – Seara; inaugurar uma sala de informática toda estruturada e com computadores modernos; e garantir melhores condições de trabalho e lazer para a turma de voluntariado e aos 230 dependentes da instituição.

Para o presidente da Celpa, Nonato Castro, a empresa atua com o propósito de melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para desenvolvimento do município. Por isso, tem investido incansavelmente em ações diversas entre elas o combate à perda de energia elétrica. Desde 2013 já foram 133.449 unidades consumidoras regularizadas. Somente no ano passado ocorreram 9.700 regularizações. “Nós não medimos esforços para oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. A prova disso é que em 2017 houve redução de 11,46% na quantidade de horas que o santareno ficou sem energia, comparado ao ano de 2016. Outro ponto que merece destaque é em relação à falta de energia, um problema bastante comum no passado, e que também conseguimos diminuir em quase 28%”, ressalta o presidente.

A energia elétrica que chega a Santarém atrai grandes empresas e também muitas pessoas, inclusive de fora do Brasil, como o indiano Blasius Kindo. Missionário da Congregação do Verbo Divino, o jovem de 39 anos se apaixonou pela cidade e não pretende mais sair daqui. “Sempre ouvi falar que Santarém é terra de encantos, de gente hospitaleira, precisei ver de perto para crer. Aqui tenho tudo, trabalho, estudo, amigos… já ingressei até na universidade. Agora, só volto à Índia para passar férias”, garante.

Nos 357 anos de fundação, Celpa aproveita para parabenizar a cidade que tem a Casa do Saulo, eleito o melhor restaurante da região Norte; Alter do Chão, eleita, em 2009, a praia mais linda do Brasil; e mais de 380 mil habitantes, os mais hospitaleiros do mundo.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Celpa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *