Câmara aprova Projeto de Lei que muda nome da Trav. 15 de Novembro para Joaquim da Costa Pereira

A Câmara Municipal de Santarém, em sessão realizada nesta segunda-feira, dia 25, aprovou por unanimidade, Projeto de Lei de autoria do vereador Henderson Pinto (MDB), mudando o nome da Travessa 15 de Novembro para Rua Joaquim da Costa Pereira, um dos ícones da área empresarial de Santarém.

Esse é um reconhecimento a uma pessoa que sempre contribuiu para o desenvolvimento de Santarém e região, sem falar que morou por muitos anos em um imóvel localizado na esquina da Travessa 15 de Novembro com a Avenida Tapajós e que hoje é moradia de uma de suas filhas, netos e bisnetos. Após o Projeto de Lei ser aprovado na Câmara, agora vai para as mãos do prefeito Nélio Aguiar para sancioná-lo.

FIQUE POR DENTRO: No dia 6 de janeiro de 2010, Santarém perdeu Joaquim da Costa Pereira, um de seus filhos mais ilustres, empresário e pioneiro no ramo da comunicação na região Oeste do Pará, que morreu no hospital Porto Dias, em Belém, vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Oito anos se passaram desde que o empresário se foi. Os que conviveram com ele, recordam com saudades. Filhos, netos, bisnetos e amigos, lembram da vida exemplar que ele dedicou à família e à sua terra natal, onde decidiu desenvolver seus negócios em várias atividades, em seus 80 anos de vida.
Reconhecido pelo perfil empreendedor, ousado e corajoso, Joaquim Pereira investiu nos mais diversos setores do comércio e no ramo das comunicações. Ele chegou a presidir um conglomerado de 15 empresas composto de concessionárias de veículos, locadoras de carros, lojas de ferragens, material elétrico e construção, material de garimpo, gráfica, construtora, presentes finos, jornal, rádio e televisão.
Boa parte de sua juventude foi dedicada ao trabalho. Para o empresário, os melhores anos e produção de um homem são quando existe entusiasmo e saúde. Aproveitou um dos ciclos mais importantes da economia da região, o do ouro, para formar um patrimônio que lhe permitisse tranquilidade no futuro. “Aprendi desde cedo que a lei da prosperidade é ganhar muito e gastar apenas o necessário. Sempre pratiquei essa filosofia”, dizia Joaquim Pereira.
Dentre seus investimentos destaca-se o Sistema Tapajós de Comunicação, composto pela TV Tapajós, a primeira emissora de televisão de Santarém, geradora afiliada à Rede Globo, a Rádio Tapajós/ 94 FM, primeira rádio FM, de Santarém e o portal Notapajós.com, afiliado à Globo.com.

Para os amigos, Joaquim Pereira era um visionário, um guerreiro, que como poucos, acreditou no potencial de sua cidade, e sem dúvida foi um dos empresários mais empreendedores da região. Participava ativamente da vida da comunidade, seja nas entidades de classes, clubes sociais e entidades filantrópicas, dentre outras.
Fonte: RG 15/O Impacto

5 comentários em “Câmara aprova Projeto de Lei que muda nome da Trav. 15 de Novembro para Joaquim da Costa Pereira

  • 27 de junho de 2018 em 13:36
    Permalink

    MANDA ESTE VEREADOR, MUDAR O NOME DA CRUZEIRO DO NORTE NO BAIRRO DO SANTARÉMZINHO, QUE NEM SAPO CORRETADO ENTRA NA RUA. VÃO TRABALHAR SEUS FAZER PROJETOS CONSTRUTIVO PRA CIDADE.

    Resposta
  • 26 de junho de 2018 em 20:21
    Permalink

    Joaquim Pereira. O Homem que tinha como sócio de “gaveta” Jader Barbalho, cujo apresentou-se após a morte deste…. como será que foi lançado no imposto de rena essas transações?

    Resposta
  • 25 de junho de 2018 em 19:58
    Permalink

    Que falta de respeito com os demais moradores, estão enterrando nossa história. Vergonha……

    Resposta
  • 25 de junho de 2018 em 19:29
    Permalink

    Falta agora a operosa Câmara por as mãos na massa e providenciar as placas com os nomes das ruas de Santarém. De perfumarias estamos cheios !

    Resposta
    • 26 de junho de 2018 em 22:36
      Permalink

      Realmente mui operosa, nossos vereadores são extenuados, kkkkkkkk

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *