Celpa implanta subestação de energia para beneficiar Belterra e Mojui dos Campos

Além dos dois municípios, a subestação vai oferecer atendimento emergencial à vila de Alter do Chão.

A subestação Belterra deve entrar em operação ainda este ano. A obra suprirá o aumento de consumo de energia que houve em função do crescimento das duas cidades nos últimos anos.

Localizada às margens da BR-163, a subestação vai beneficiar mais de 19 mil clientes, tanto da área urbana, quanto da área rural, com energia firme e de qualidade, contribuindo para uma redução significativa das interrupções do fornecimento. O investimento da concessionária está na ordem dos R$ 12,7 milhões.

A subestação Belterra já entrará em operação com uma das tecnologias mais avançadas para o segmento, pois possui um dos melhores sistemas automáticos para recomposição em casos de imprevistos. O Sistema de comunicação da subestação também é otimizado e ocorre em alta velocidade por meio de fibra ótica, com monitoramento 24 horas direto do Centro de Operações Integradas da Celpa. Outro ponto importante é a garantia da entrada do sistema de medição operacional da subestação que irá ajudar no controle de demanda e combate às perdas de energia.

Para o executivo da área de Expansão da Celpa, Lúcio Oliveira, a subestação Belterra já representa desenvolvimento para os dois municípios do oeste do Pará, pois com energia firme aumenta a possibilidade da chegada de grandes empresas. “A população nessas localidades aumentou muito de um tempo para cá e com isso cresce a demanda por energia de qualidade. E para que não tenhamos problemas e também possamos incentivar o desenvolvimento tanto de Belterra, quanto de Mojui dos Campos, estamos fazendo esse investimento”, explica o executivo.

Trata-se de uma obra muito importante, uma vez que temos a oportunidade de melhorar os indicadores relacionados a qualidade do nosso principal serviço que é levar energia com mais qualidade para os nossos clientes, avalia Lúcio.

O PAPEL DAS SUBESTAÇÕES – A Celpa é uma distribuidora de energia elétrica. As subestações da Celpa são responsáveis pelo início da distribuição da energia. Funcionam como pontos de entrega de energia para os consumidores, pois antes de chegar às residências, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas subestações. Daí os transformadores farão o rebaixamento da tensão para que a energia se adeque ao consumo dos clientes.

Fonte: RG 15/ Impacto e Ascom/Celpa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *