1ª colocada geral de formação da PM é do Polo Santarém

Vilidiane Morais Teixeira deixou para trás 1.950 alunos de todo o estado do Pará

Garra e dedicação a conduziram ao êxito, em mais uma etapa em busca de seus objetivos. Diante dela, o grande desafio de equilibrar os papeis de filha, mãe, esposa e futura policial militar.

Com apoio de familiares e amigos, e com pensamento diário de dar o melhor de si, passaram-se 9 meses, e cerca de 1.800 horas de instruções no Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Pará (CFP/PM), Vilidiane Morais Teixeira alcançou o lugar mais alto no pódio, como 1ª Colocada Geral do CFP/PM.

Natural de Tucuruí, mora em Santarém desde 2008. Graduada em Direito, é esposa de policial militar e mãe de dois meninos.

“Tenho grandes planos e objetivos na minha vida. Quero ser alguém que possa dar uma estabilidade financeira não somente para os meus filhos, como para os meus pais. Costumo dizer que eu sou a aposentadoria deles.  Então o meu objetivo era esse, mas depois que fui conhecendo o mundo da Polícia Militar, hoje eu quero buscar um novo objetivo, que é me tornar oficial da corporação. Vou buscar isso, a partir do momento que terminarmos o nosso curso de formação, começar os estudos para ser Oficial. Em geral, vou buscar ser uma profissional que possa atender da melhor maneira possível a população e a minha instituição”, disse a Praça.

Apesar de sua dedicação diária, ser 1ª colocada no CFP/PM, segundo ela, acabou por ser uma grande surpresa.

“Na verdade, foi uma grande surpresa, pois não esperava ser a primeira colocada geral do estado do Pará. Foi uma benção de Deus na minha vida. Agradeço muito a toda coordenação do curso; os instrutores foram maravilhosos. Cada dia foi uma batalha, todo dia eu tentava dar o meu melhor. Entrei nesse concurso e depois na formação para sempre dar o meu melhor, e graças a Deus, no final deu tudo certo, e tivemos esse prazer de ser a primeira colocada”, expôs Vilidiane.

Conforme sua reflexão, os 9 meses do curso trouxeram muito aprendizado, exemplos e lições. ”Não sou hoje, a mesma pessoa quando entrei no curso. Hoje tenho mais valores, mais princípios, e pude conhecer melhor o mundo militar, a hierarquia, a disciplina, aprendemos muito a respeitar o próximo, e dar nossa vida pela sociedade, sendo esse nosso principal objetivo, defender a sociedade”, afirmou a soldado, acrescentando os motivos que a levaram a seguir a profissão: “É uma profissão que admiro muito, porque tem uma causa nobre. Quando eu conheci meu esposo, que é policial militar também, observei que ele era uma pessoa super-apaixonada pela Corporação, pelo trabalho que executa e desempenha com amor. Desta forma, ele foi me passando esse amor pela profissão, e como vivenciava constantemente o ambiente, com amigos também militares. Foi quando decidi realizar o concurso, passei e estou a cada dia mais apaixonada pela Polícia Militar, e quero cada vez buscar mais, aprender mais, e servir a sociedade”.

CONSELHO: Nossa reportagem solicitou que a número 01, como é chamada pelos outros alunos do CFP/PM, compartilhasse um pouco de sua experiência frente aos desafios:

“O melhor conselho que posso dar, é que estudem, busquem conhecimento. Indico muito realizar o concurso da Polícia Militar. Porque até hoje eu só tenho a agradecer, pois a minha família de um modo em geral, viver da Polícia Militar, desde quando casei com meu marido, eu vejo que nós somos muito bem assessorados, atendidos, é uma verdadeira família que ganhamos. Desta forma, indico para qualquer pessoa, se dedicar, buscar; não à toa foram 105 mil inscritos neste último concurso, e graças a Deus esses quase 2 mil novos policiais estarão atuando a partir desta semana. Outros concursos virão, e gente, vamos buscar conhecimento, e eu indico fazer o concurso da Polícia Militar do Pará”.

COMANDO REGIONAL: Nesta semana, Vilidiane Morais recebeu reconhecimento do Coronel Tomaso, Comandante do Comando de Policiamento Regional 1(CPR-I), que parabenizou a Praça.

“Para nós é uma grande satisfação e orgulho termos a Vilidiane, aluna do Polo Santarém, como 1ª colocada geral do Curso de Formação de Praças. Com seu empenho e dedicação, ela eleva o nome da nossa região, mostra que a preparação foi muito boa, mostra a qualificação que vamos ter aqui na região também é excelente, e nós da corporação, seja Oficial ou Praça, só temos a agradecer ela pelo desempenho. Nossa satisfação é também com toda a turma, pois, dois 30 melhores colocados no CFP/PA em âmbito estadual, 18 alunos são do Polo Santarém”, disse o Oficial.

Para o Comandante do CPR-I, os 130 novos PM’s formados no Polo/Santarém, irão diminuir a carência de efetivo, e terão como principal objetivo buscar baixar ainda mais os índices de criminalidade na região, e acima de tudo aproximar o policial do cidadão. “Eles foram formados com uma nova roupagem, a do policial comunitário, do policial próximo ao cidadão”, informou o Coronel.

FORMATURA: Nesta sexta-feira (13), às 18h, na frente da Praça Matriz, será a cerimônia de formatura dos novos policiais militares. Segundo o CPR-I, será um evento marcante não somente para a Polícia Militar, como também para a população santarena e da região oeste do Pará.

“Tivemos mais de 9 meses em um trabalho de planejamento e execução para a formação desta turma, e a gente com certeza, é uma das turmas mais bem formadas que tivemos até hoje na região. A logística para formá-los é muito grande, principalmente para a gente, em termos de grandes distâncias da Capital, até mesmo para trazer munição para treinamento desses alunos, é uma logística imensa para movimentar toda essa estrutura, mais graças a Deus conseguimos finalizar com êxito. A gente convida toda a sociedade santarena, para estar presente com a gente na sexta-feira (13), às 18 horas, em frente à Praça da Matriz, vai ser um evento diferente, uma ocasião interessante para população, e importante para que o cidadão, veja seu policial recém formando, e entenda que a polícia é sua. A sociedade tem que ter esse sentimento de pertence, de integração, porque logo mais eles estarão na rua policiando, estarão ajudando a sociedade quando for preciso. Então, esse também é um dos objetivos da gente fazer esse evento fora, não mais dentro dos quarteis, mas principalmente nas ruas, em local de fácil acesso, de bastante movimentação, como é a orla da cidade, para se mostre, que a polícia tem que estar próxima do cidadão”, concluiu Coronel Tomaso.

Por: Edmundo Baía Júnior

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *