Médicos do HMS e UPA receberão capacitação sobre sarampo

A direção do Hospital Municipal de Santarém (HMS) vai realizar uma capacitação sobre sarampo nesta quarta-feira, 18 de julho, às 17h. O setor de infectologia do HMS é o responsável por orientar os médicos de todas as especialidades que atuam no HMS e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas sobre os principais sinais e sintomas da doença.

A capacitação irá oportunizar aos profissionais um olhar clínico sobre o sarampo, sabendo que alguns sintomas se confundem com a gripe. A doença já estava erradicada no Brasil, até reaparecer no início desse ano. No último final de semana, o HMS recebeu dois casos suspeitos de sarampo. Esse foi o motivo que levou a direção a organizar uma estratégia de ação.

Segundo o Diretor Técnico do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), Dr. André Franco, a capacitação permitirá que os médicos das duas unidades hospitalares conversem sobre diagnósticos, tratamento e encaminhamento dos pacientes com a suspeita ou confirmação do sarampo. “A maioria desses médicos nunca atendeu pessoas com essa doença. Nós estamos nos antecipando e nos organizando caso haja muitos casos”, informou o diretor.

O Dr. André explica também que faz parte do planejamento a realização de um fluxo de atendimento diferenciado para os pacientes com suspeita da doença. “O médico que fizer o primeiro atendimento do paciente e suspeitar que a pessoa está com o vírus deverá seguir o protocolo estabelecido pela direção junto ao setor de infectologia. Por ser uma doença infectocontagiosa esse protocolo irá dar segurança para toda a comunidade hospitalar”, esclareceu o diretor.

Faz parte da estratégia de ação, se houver muitos casos da doença, disponibilizar um espaço maior de isolamento dentro do HMS e UPA.

RG 15 / O Impacto com informações da Ascom/IPG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *