Juruti recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Era por volta das 10h da manhã de sexta-feira (20) quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do povo paraense – após visita ao município de Terra Santa – chegou ao Porto de Juruti. A peregrinação acontece em vários municípios da região como forma de chegar aos fiéis que não têm condições para participar do Círio de Nazaré, que ocorre em Belém, no segundo domingo de outubro.

A imagem chegou numa pequena embarcação, conduzida pela diretoria da Comissão do Círio de Nazaré, e foi recepcionada pelo padre Edeilson Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, e pelo prefeito Henrique Costa. Do porto, a imagem foi conduzida numa procissão até a Igreja de São Francisco de Assis. Por onde passava a imagem, as pessoas demonstravam sua fé e seu carinho pela Mãe de Jesus.

Para Maria Mirce Sousa da Silva, devota de Nossa Senhora, este é momento único. “É uma grande alegria, uma benção maravilhosa, que ela vem trazendo para os jurutienses e para todos que acreditam e tem fé como eu; e estou aqui porque recebi uma graça, eu vou seguir até onde eu conseguir, pois pra mim e para todos que vieram é uma satisfação, somos católicos, e milagrosamente é uma benção para todos nós, pois muitos não temos condições de ir a Belém vivenciar o Círio, assim como eu. Mas sou devota dela, tenho alcançado milagre na minha família, e agradeço a Deus e a Ela”, disse a devota.

“Este momento é importante para nós renovarmos nossa fé Jesus, através de Maria, e para nós católicos é momento forte de vivenciar essa espiritualidade mariana, neste dia em que nós recebemos a Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, é motivo de alegria e de satisfação e principalmente de louvor a Deus por nos ter dado Maria como nossa mãe”, disse o Padre Edelison Barbosa.

Para Humberto Catunda, Diretor da Comissão do Círio, “o Baixo Amazonas é muito importante para essa peregrinação, e um dos papeis da Diretoria do Círio é justamente a evangelização, não é somente conduzir e organizar o Círio de Nazaré, mas é evangelizar o povo paraense e também os demais lugares, pois ela viaja por todo o Brasil, e isso significa muito pra gente, é o retorno do que estamos buscando, que essa evangelização do povo Paraense”, declarou Humberto Catunda.

A pequenina imagem permanece em Juruti por todo dia, onde deve receber muitas homenagens. À noite, será realizada a Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, presidida pelo padre Edeilson Barbosa.

No sábado pela manhã, a imagem segue para cidade de Óbidos; domingo, estará em Oriximiná, onde acontece um minicírio com todos os símbolos do Círio; e encerrando na segunda-feira (23) em Santarém, onde será um dia inteiro de peregrinação, depois retornará a Belém.

O Círio de Nazaré deste ano está marcado para o segundo domingo de outubro e deve reunir aproximadamente de 2 milhões de pessoas.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *