Novos professores de Educação Física iniciam atividades no segundo semestre

A Prefeitura de Santarém encerrou o processo de contratação de professores temporários de Educação Física para atuar em turmas de 1º ao 5º ano, no segundo semestre, no ano letivo de 2018.

A coordenadora do setor de Educação Física da Semed, professora Mara Nicolau disse que todo o processo foi bem tranquilo, devido à clareza do edital, o que facilitou a compreensão dos candidatos em todas as etapas. Segundo ela, a primeira etapa iniciou com a inscrição e entrega de documentação, a segunda de análise e a terceira de divulgação dos resultados, concedendo o tempo de praxe de recursos, seguido da homologação.

Mara explicou que foi relevante a necessidade pedagógica educacional sobre quais seriam as escolas contempladas, para a contratação dos professores de Educação Física de 1º ao 5º ano. Segundo ela, essa foi a última etapa que encerrou ontem com a lotação dos 14 professores para atuarem no segundo semestre. “Os professores contratados já iniciam suas atividades a partir do dia 1º de agosto/2018. Elas já estão com seus memorandos para se apresentarem a direção das escolas onde vão atuar”, afirmou.

A coordenadora lembrou que a Educação Física na Infância é uma ferramenta de descoberta dos próprios limites, sucessos e desafios, tendo, através do brincar, um caminho para a realização das atividades motoras importantes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Segundo ela, essas práticas pedagógicas com jogos e brincadeiras, às ginásticas, às danças e às atividades circenses, sempre tendo em vista a dimensão lúdica são elemento essenciais para a ação educativa na infância.

Mara esclareceu que as atividades físicas desenvolvidas nas séries iniciais no Ensino Fundamental são os jogos, esportes, dança e Ginástica; e os conteúdos que são trabalhados nesses eixos: psicomotricidade, percepção do corpo no espaço, coordenação óculo-manual, coordenação óculo-pedal, orientação espacial, organização espacial, estruturação espaço-temporal, esquema corporal. Assim como, as habilidades a serem desenvolvidas: “equilíbrio, força, velocidade, flexibilidade, coordenação, capacidade rítmica. E por último o aprimoramento das percepções: visual, auditiva, gustativa e olfativa e tato”, finalizou.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *