Visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré causa comoção no HMS

“Ela é mãe de todos, a mãe da saúde. Ela intercede pelos enfermos, nos guia na hora de cuidar dos pacientes. Eu estou muito feliz em poder participar dessa homenagem”, contou o emocionado enfermeiro Jorge Evandro. Ele fez parte do grupo de católicos que organizou o cortejo e as homenagens à imagem de Nossa Senhora de Nazaré para a visita ao Hospital Municipal de Santarém (HMS), que ocorreu na tarde de segunda-feira, 23 de julho.

A recepção para chegada da Santa foi calorosa, muitos católicos queriam tocar na imagem antes que ela entrasse no HMS. O diretor técnico do Hospital, Dr. Itamar Júnior, recebeu a imagem e a conduziu para dentro do Hospital. “A visita da imagem leva aos fiéis força e fé. Nós sabemos a importância e respeitamos esse momento de devoção de muitos pacientes, acompanhantes e colaboradores”, enfatizou o diretor.

Iran Silva, outro colaborador do HMS, levou a santa pelos leitos e corredores da Unidade. Durante o trajeto, os participantes ouviram música de louvores à Maria. Por onde Ela passava, os devotos faziam uma prece. Muitos queriam tocar na imagem para pedir cura. Uma idosa que não podia se levantar do leito e nem conseguia falar, teve ajuda de outros pacientes para que a imagem pudesse chegar até ela. Neste momento, algumas pessoas que presenciaram o ato de devoção, se emocionaram.

No setor da clínica pediátrica, Geisiane da Silva, mãe do pequeno Luis Guilherme, de 2 anos, fez questão de colocar as mãos do filho na imagem. “Eu quero que meu filho cresça sabendo que a gente sem fé não é nada. Eu pedi para nossa mãezinha a cura para o meu bebê”, falou.

Um altar foi montado na recepção do Hospital pela entrada da Av. Presidente Vargas. A coordenação do projeto “Manas” ficou responsável pela ornamentação do espaço. A santa foi colada nesse altar para que os devotos que não estavam dentro do HMS tivessem a oportunidade de ver de perto e fazer orações. O salão ficou lotado, todos rezando Ave Maria e louvando a Nossa Senhora de Nazaré. O padre fez uma rápida celebração.

A visita encerrou com agradecimento do diretor administrativo do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), Renato do Espirito Santo. “Nos sentimos honrados. Obrigado por este momento de fé,” finalizou. A imagem seguiu para o Asilo São Vicente de Paula.

Visita da Santa

O HMS foi um dos 15 locais escolhidos para visita da imagem, a exemplo do que já ocorreu nos anos anteriores. Antes de chegar em Santarém, a imagem já havia passado por quatro municípios do oeste do Pará. Essa visitação faz parte da programação de visitas da imagem pelo estado do Pará. A comissão organizadora do Círio de Nazaré realiza o evento como forma de aproximar todos os católicos paraenses nos meses que antecede a caminhada.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre na capital paraense, sempre no segundo domingo do mês de outubro. O tema deste ano será “Uma jovem chamada Maria”. O círio é considerado o maior evento religioso do Brasil. Mais de dois milhões de pessoas participam do evento em Belém.

Fonte: RG 15/O Impacto e Natashia Santana/HMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *