Munduruku é a campeã do XXIV Festival das Tribos Indígenas de Juruti

A Associação Folclórica Tribo Munduruku levou para arena o tema “Amazônia: Dos Cacicados à Profecia das Savanas”, e foi consagrada a campeã do festival com 478,1 pontos contra 476,8 da tribo adversária – a Muirapinima.

A disputa aconteceu na noite de sábado (28) com as arquibancadas do Tribódromo lotadas. A primeira a se apresentar foi a Tribo Muirapinima, que levou o tema: “Amazônia Sateré-Mawé: a essência da vida”.

A tribo campeã convidou os povos indígenas do mundo inteiro a retornar ao ponto onde tudo começou, à ancestralidade, no tempo em que a Amazônia era governada por grandes caciques, no tempo em que tinha um elo pleno com a natureza. A partir daí a tribo defendeu seu tema na arena surpreendendo jurados, público presente, principalmente os visitantes que vieram de outras regiões do Brasil.

APURAÇÃO: A apuração das notas foi conduzida pelo Capitão Vanderlei Costa PM/Juruti, na tarde de domingo, 28, no Centro Cultural Tribódromo, acompanhada nas arquibancadas pelos torcedores da tribo vermelho-amarelo (Munduruku) e da trino vermelho-azul (Muirapinima).

Para o presidente da Associação da Tribo Munduruku, Alex Guedes, “essa vitória foi construída como muito esforço, união, fortalecimento, com a garra, fibra de cada jurutiense, cada torcedor vibrou, nossos itens, equipe de apoio, conselho de arte e equipe de alegorias. Nunca faltou apoio de todos e isso me entusiasmava, e a cada dia me dava força para que pudéssemos concluir todo um projeto que resultou nessa vitória”, disse presidente, Alex Guedes.

O XXIV Festival das Tribos Indígenas de Juruti destacou o tema: “Ensinamento: o legado da cultura indígena”, com destaque para o bicentenário de fundação do município, e mostrou na arena por meio das Tribos Muirapinima e Munduruku a herança deixada pela cultura indígena através de cantos tribais, coreografias, alegorias, arte cênica e muita da dança no Centro Cultural Tribódromo.

“Estamos felizes pela realização do evento, as tribos deram um show e uma tem que ser campeã. Agradeço a todos, a Prefeitura – através das secretarias, aos órgãos de segurança, Conselho Tutelar, às organizações e patrocinadores que nos ajudaram. As tribos estão de parabéns por ter feito um belíssimo espetáculo. A cada ano estão se superando e juntos mostramos o festival de Juruti para mundo”, disse Ariadne Lima – secretária de Cultura, Desporto e Turismo.

Com este resultado, a Tribo Munduruku alcançou 14 vitorias e 3 empates. Já a Muirapinima, 8 vitórias e 3 empates.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *