Coluna Impacto Ed. 1212

44º FESTIVAL FOLCLÓRICO
O 44º Festival Folclórico de Santarém teve início na noite de quinta-feira (23), onde 09 grupos se apresentaram, na Praça de São Sebastião. A abertura teve a participação especial do Boi Decidido. As apresentações conforme regulamento firmado entre as entidades dos grupos folclóricos, a cada noite, o corpo de jurados será diferenciado, três por categoria. Há ressalva, determina-se ainda que o Festival caracteriza-se como competitivo, exceto, a categoria Dança que não concorre a título. No entanto receberá prêmio de participação (Lundun Arco-íris e Lundun 5 Aros). Os demais grupos folclóricos concorrerão à titulação e premiação de 1º, 2º e 3º lugares. As premiações em dinheiro de cada categoria serão retiradas da arrecadação líquida da bilheteria: 1º Lugar: 50% da arrecadação líquida, ao 2º Lugar: 30% e 3º Lugar: 20%. O encerramento do Festival será no domingo (26).

AULÃO DO PRO PAZ
A maratona de quem está se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não para. Os estudantes que desejam ingressar nas Universidades sabem que existe um passo fundamental nessa trajetória: ter bom desempenho no Enem. Faltando menos de cem dias para as provas do Enem 2018, que acontecem nos dias 04 e 11 de novembro, o Pro Paz Enem continua a percorrer os municípios paraenses para realizar os aulões de reforço e dicas gratuitas aos finais de semana na capital e interior do Estado. Neste final de semana, nos dias 25 e 26, será a vez de Santarém. A agenda segue até as vésperas da prova com aulões simultâneos em todos os finais de semana. A nota do Enem é requisito para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado para quem deseja estudar em instituições públicas de ensino do Brasil; o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos não gratuitos em instituições privadas; e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsa de estudo parciais e integrais para a graduação, por isso a preparação é essencial.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) realizará quatro audiências públicas compondo o ciclo de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), e cumprindo os dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que dispõe sobre a participação da sociedade civil nesse processo. A LOA estima as receitas e autoriza as despesas do governo de acordo com a previsão de arrecadação: o orçamento público para o ano de 2019 está sendo construído com base nas metas estabelecidas pelo Plano Plurianual (PPA), considerando-se a projeção fiscal para o período. Em Santarém a audiência será realizada dia 28 de agosto (terça-feira), às 8h30 no auditório da UEPA. As contribuições à elaboração da LOA também podem ser encaminhadas por meio do site www.seplan.pa.gov.br/loasite, no período de 13 de agosto a 14 de setembro de 2018.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Nélio Aguiar esteve na terça-feira (21) na companhia dos gestores municipais e associações regionais em reunião com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM), Daniel Lavareda e os conselheiros do Tribunal, Cézar Colares, Mara Barbalho e Antônio José para debater acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e demais ressalvas dos gestores. A mobilização da Federação ocorreu justamente pelo momento de dificuldade que as prefeituras municipais vêm passando, não só os paraenses, mas de todo o Brasil, uma vez que até de estados ricos estão tendo dificuldade com o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 2
Nélio Aguiar, que também é prefeito de Santarém, ressaltou a preocupação dos gestores referente ao assunto, pois o primeiro ano de mandato já passou e já foi encaminhado ao Tribunal onde cerca de 60% dos municípios não conseguiram trabalhar cumprindo a meta da LRF e juntamente o Movimento Municipalista da Confederação Nacional de Municípios (CNM) tivemos mais recentemente uma decisão sobre esse tema no Tribunal de Contas da Bahia que defendeu que os recursos e repasses para programas do Governo Federal fossem excluídos da conta do percentual porque o argumento deles é de que o Governo cria os programas, mas quem os executa são os municípios.

CULTURA JAPONESA
A Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tapajós (ACNBT) e a Ufopa prepararam uma programação dedicada à cultura japonesa para o segundo semestre de 2018 em Santarém. A cada mês, serão realizadas palestras e feiras de comidas japonesas, além de outras atividades como gincana, homenagem e contação de estórias. Nas palestras serão abordadas temáticas voltadas à produção orgânica. No primeiro evento, marcado para este domingo, dia 26, a palestra, ministrada por Rosana Sawaki, será sobre reciclagem. Para participar, basta se inscrever no endereço: https://goo.gl/forms/IgeOtb99fOK7vizy1. O limite é de 25 vagas. Os participantes receberão certificados de atividade complementar emitido pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).

O FILHO DO BOTO
O santareno Sebastião Imbiriba, que reside no Rio de Janeiro, estará no Município como autor convidado pela SECULT, para a apresentação de seus livros “A Montanha da Sabedoria (5ª edição)” e “O Filho do BOTO”, no Encontro Literário do Salão do Livro do Baixo Amazonas, moderado por Tito Barata, ocasião em que estará conversando com os acadêmicos Ednaldo Rodrigues e Oti Santos, na segunda-feira, dia 10/09/2018, das 18:30 h às 20:30 h, e para sessão de autógrafos, no mesmo dia, às 20:30 horas.

O FILHO DO BOTO 2
O livro “O Filho do BOTO” conta a saga, as lendas e histórias da Amazônia e do Mundo narradas pelo aventuroso John Dillon Ph. D., um descendente de Confederados migrados para Santarém do Tapajós após a derrota para os Yankees em 1865. O livro “A Montanha da Sabedoria” conta uma jornada em busca da dignidade e da felicidade, essência da vida em apenas 40 páginas, nas quais o ancião repassa a seu pupilo ensinamentos recebidos dos pais e mestres, bem como graves e penosas lições aprendidas ao longo da vida. O Autor dedica esses ensinamentos a suas 8 netas e 2 bisnetas, e aos 7 netos e 5 bisnetos.


IMPACTANDO

Cerca de 150 profissionais que atuam no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, participarão até o dia 31 de agosto, de treinamento sobre manobras e medicações em ocorrência de parada cardiorrespiratória em pediatria. A iniciativa é do Time de Resposta Rápida (TRR) da Unidade, implantado em 2013, que atende pacientes com sintomas de possíveis paradas cardiorrespiratórias. * A Coordenação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) abriu o período de matrícula e habilitação para os candidatos aprovados no processo seletivo a partir do edital 19/2018 da Capes, lançado em maio deste ano. O prazo encerra-se nesta sexta-feira, 24 de agosto. * As vagas ofertadas são as aprovadas para a Ufopa. O curso de Licenciatura em Pedagogia terá uma turma com 50 vagas no Campus de Oriximiná e uma turma com 50 vagas no Campus de Óbidos. Também haverá uma turma do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física com 50 vagas no Campus de Oriximiná. * A Semana da Pátria 2018 traz o tema “Família, escola, e comunidade: todos por uma CULTURA DE PAZ”. A informação foi divulgada na quarta-feira (22) pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Trata-se de um momento de grande relevância quando alunos, professores e a comunidade santarena demonstram o patriotismo pelo País, Estado e Município. * Prefeito Nélio Aguiar aderiu na manhã de quarta-feira (22), ao programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) cujo tema é “Fora da Escola Não Pode”. O programa tem a proposta de diminuir a evasão escolar e também inserir um número maior de crianças na primeira infância. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *