Coluna Impacto Ed. 1213

SEMANA DA PÁTRIA
No período de 1 a 7 de setembro, escolas das redes municipal, estadual e particular, participarão dos desfiles alusivos à semana da Pátria 2018 que tem como tema “Família, escola, e comunidade: todos por uma Cultura de Paz”. Para chamar a atenção da população para a importância da integração de todos na construção de atitudes de não-violência no ambiente escolar, as escolas vão levar faixas, cartazes e pelotões destacando a Cultura de Paz. A programação inicia neste sábado, 1º de setembro, com desfile de escolas da educação infantil e ensino fundamental na Avenida Adriano Pimentel, a partir das 07h30. O palanque estará montando em frente à Praça do Pescador.

TESTE DO PEZINHO
O Teste de Guthrie, conhecido como teste do pezinho, é um exame simples, coletado a partir do sangue do calcanhar do bebê. Os tipos mais comuns do exame do pezinho são: o teste básico e o ampliado, sendo que apenas o teste básico é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode diagnosticar quatro doenças: Fibrose Cística, hemoglobinopatias, anemia falciforme e fenilcetonúria. Em Santarém, muitas mães têm encontrado dificuldades para realizar o exame que é oferecido gratuitamente pelo SUS. Isso porque a Sespa, responsável pelo repasse do material para a realização do exame, tem atrasado a entrega. A última vez que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu o papel filtro para a realização do exame foi no mês de julho.

SALÃO DO LIVRO
Santarém vai sediar pela 11ª o Salão do Livro, que será aberto no próximo dia 7 de setembro, juntando-se aos festejos da independência e da liberdade, pois o evento se propõe também a mostrar a riqueza multicultural que envolve a literatura e todas as expressões artísticas. Além de valorizar o escritor paraense, já que a Feira Pan-Amazônica do Livro deste ano teve como patrono o poeta paraense Age de Carvalho, o evento fecha o circuito dos salões literários de 2018, que já foram realizados em Marabá e Belém. Este ano, a terra de grandes nomes como o maestro, compositor e escritor Wilson Fonseca; do poeta Ruy Barata; do escritor Nicodemos Sena e do violonista Sebastião Tapajós, oferecerá uma programação diversa e a produção literária local, que reafirma a tradição de Santarém como centro da cultura da região do Baixo Amazonas. Esse é um dos objetivos do salão que, segundo o secretário de estado de Cultura, Paulo Chaves, “já se consolidou como um evento não apenas literário voltado para o mercado livreiro, mas como uma grande mostra cultural produzida na Amazônia”.

SANTANA DO ITUQUI
A Prefeitura de Santarém, através da secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), está com uma equipe fazendo serviço de terraplanagem em vicinais na comunidade de Santana do ituqui, na região de várzea de Santarém. O secretário Bruno Costa atende um pedido dos moradores da comunidade que estavam quase sem acesso, principalmente os agricultores que precisavam escoar suas produções.

CONSELHOS DE SEGURANÇA
Os primeiros membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs) fora da área urbana do município de Santarém, já tomaram posse. As entidades foram instaladas nos distritos de Curuai, na região do Lago Grande, na terça-feira (28), e no distrito de Alter do Chão, na segunda-feira (27). O objetivo é integrar os órgãos do sistema de segurança pública e a comunidade. Os Consegs são amparados pela Constituição Federal (artigo 144), o qual determina que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos. Os conselhos são entidades de direito privado, independentes do Estado, estabelecidos na modalidade de associação comunitária, com trabalho voluntário de seus membros, sem fins lucrativos.

PROJETO POR DO SOL
Na próxima sexta-feira, a partir das 18h, o calçadão da Orla Fluvial de Santarém, em frente ao Terminal Fluvial Turístico (TFT) se tornará um grande salão a “céu aberto” para a exposição do Rito Religioso do Sairé. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e contará com a organização dos alunos concluintes dos cursos de Cerimonialistas e Recepcionistas em Meios de Hospedagem, que no evento receberão seus certificados de conclusão dos cursos. O Pôr do Sol apresentará a exposição intitulada “Resgatando o Sairé” do fotógrafo santareno Edson Queiróz, que utilizará de painéis para falar dos personagens do Rito Religioso do Sairé. A programação contará com a apresentação da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho que executará músicas que são tocadas no Sairé.

DESCARTE DE LIXO
O descarte irregular do lixo doméstico pela população santarena e a coleta ineficiente da empresa responsável pelo serviço em Santarém foram abordados pelo vereador Valdir Matias Jr., em contato com a Coluna. O parlamentar faz um alerta sobre os danos causados ao meio ambiente e também à saúde das pessoas por causa do lixo que é jogado diretamente nas ruas, terrenos baldios e espaços públicos da cidade. No aspecto social, os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo são muitos e provocam sérios danos à cidade. Além, é claro, de colocar em risco a saúde dos seres humanos, já que a concentração de resíduos nocivos causa a proliferação de insetos, ratos, urubus e outros animais que transmitem doenças ao homem.

CENTRO UNIVERSITÁRIO
Unama passa a ter autonomia para implantação de novos cursos, programas de iniciação científica, pesquisas, entre outras prerrogativas. A sessão solene de inauguração do novo Centro Universitário da Amazônia – UNAMA, no município de Santarém, será realizada nesta sexta-feira, (31) no auditório central da Instituição de ensino. Na ocasião, Deliana Santos assumirá a reitoria do Centro e Janguiê Diniz, fundador do grupo Ser Educacional, mantenedor da unidade, fará o lançamento de sua nova obra “Falta de Educação gera Corrupção”. O evento iniciará às 19h.

ERRATA SAYONARA
A respeito da nota publicada no dia 20 de agosto de 2018, pelo jornal “O Impacto”, intitulada “Sayonara em Trombetas”, a Mineração Rio do Norte informa que não contratou a banda Sayonara. Os artistas foram contratados pela Cooperativa de Crédito Crednorte, sediada na vila empresarial. O evento será restrito aos sócios da cooperativa, no dia 29 de setembro de 2018, em comemoração ao aniversário da entidade, e não aberto ao público local e de cidades vizinhas, como a nota menciona.


IMPACTANDO

A Coluna parabeniza Yasmin Miranda Leal, que nesta sexta-feira, dia 31, está trocando de idade. Parabéns, minha filha, por esse dia especial. * Campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo encerra nesta sexta-feira (31), mas o Ministério da Saúde orienta estados e municípios, que não atingiram a meta, a abrir os postos de vacinação no sábado. Mais de 3 milhões de crianças ainda não foram vacinadas. * A Ufopa, campus de Óbidos, realiza nos dias 30 e 31 de agosto, workshop com o tema: “Educação na Amazônia: as parcerias como construção e desenvolvimento social”. Na ocasião, serão discutidas ações e programas realizados nas instituições de educação, com intuito de integrar o desenvolvimento social no município, a partir desta parceria. * Intervenções ambientais para o Sairé deste ano foram apresentadas e discutidas durante encontro realizado na noite de terça-feira (29), no Conselho Comunitário de Alter do Chão (CCA). A reunião foi entre a Prefeitura, por meio da Semma e Semtur, e lideranças comunitárias da vila balneária. * A Sead publicou no Diário Oficial do Estado, de 4ª feira (29), o edital de abertura do concurso público C-174, destinado ao provimento de cargos de níveis médio e superior na Adepará. O processo seletivo oferta 50 vagas. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 21 de outubro, nas cidades de Belém, Altamira, Itaituba, Marabá e Santarém. As inscrições serão feitas exclusivamente no site www.institutoaocp.org.br entre 30 de agosto a 20 de setembro. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *