Hospital Regional de Santarém aumenta efetividade no combate à sepse

A sepse é uma inflamação generalizada, em resposta a uma infecção no próprio organismo, que causa a morte de em média 240 mil pessoas por ano, no Brasil. Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas), a síndrome é a maior causadora de mortes em unidades de terapia intensiva (UTI) do país, com quase 400 mil casos diagnosticados anualmente. Para mudar essa realidade, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), implantou o Protocolo Institucional da Sepse, que preconiza o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

A infectologista Mariana Quiroga conta que para identificar precocemente os sintomas, permitirá que aumente a eficiência do tratamento. “A sepse é uma síndrome sistêmica, geralmente produzida em resposta a alguma infecção, que pode causar danos severos, o que pode evoluir, inclusive, para um choque ou morte. Por isso, a importância do diagnóstico antecipado e a equipe que atua na área de saúde estar capacitada para levantar essa hipótese”, explica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimula as instituições de saúde a instituírem protocolos para nortearem o diagnóstico e tratamento. No Hospital Regional de Santarém, o protocolo já foi implantado e todos os colaboradores que atuam na assistência passam por treinamentos periódicos.  “Com esse protocolo, o Hospital garante que o diagnóstico seja feito na maior brevidade possível, reconhecido por qualquer membro da equipe multiprofissional, e o tratamento seja iniciado imediatamente. Isso está demonstrado cientificamente que melhora o prognóstico do paciente e salva vidas”, afirma Mariana.

Com o protocolo, todos os profissionais da assistência são capazes de identificar os sintomas que podem indicar a presença da sepse. Geralmente, os indícios são febre, aceleração dos batimentos cardíacos, respiração rápida, fraqueza intensa, pressão baixa, diminuição da quantidade de urina, sonolência excessiva ou agitação. A detecção dos sintomas é feita por meio da aplicação de um checklist. Após levantada a suspeita, o médico é acionado para confirmar o diagnóstico clínico. São coletados exames imediatamente e iniciado o tratamento.

Os resultados já podem ser notados no Hospital, sendo que em 2017, a média de letalidade da sepse era de 53%. Ou seja, a cada 100 casos, 53 resultavam em óbito. No primeiro semestre de 2018, esse número caiu para 31%, e está menor que a média mundial (37%). No Brasil, os dados variam de 40% a 60%.

Treinamento

O Dia Mundial da Sepse é celebrado em 13 de setembro, sendo que o HRBA trabalhou o tema “Pense: pode ser sepse”, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ao longo deste mês, com treinamentos e premiando os setores com mais adesão. Mais de 420 colaboradores já foram capacitados. Atualmente, a Unidade conta com 85% do protocolo cumprido e trabalha para a melhoria contínua desse indicador.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *