Trabalho Integrado mostra eficiência dos órgãos de segurança durante o Çairé 2018

As ações começaram na quinta-feira (20), com a participação de Policiais Militares, Corpo de Bombeiros, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelares, além de órgãos municipais e federais. Pontos estratégicos estão sendo monitorados por câmeras, coordenadas pelo Núcleo Integrado de Operações (Niop), instaladas em Alter do Chão, no Lago dos Botos, Praça do Çairé e na Praia.

De acordo com o tenente coronel do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), Aldemar Maués, o planejamento integrado com os órgãos de segurança está sendo executado com êxito. “Temos um efetivo de mais de 400 policiais atuando na Vila e graças a Deus está ocorrendo tudo dentro da normalidade, nós não tivemos nenhuma ocorrência de maior relevância. A grande novidade deste ano são as câmeras de monitoramento, a tecnologia aliada à segurança traz uma eficácia melhor com o nosso trabalho. Nós temos nove câmeras que estão funcionando perfeitamente e neste fim de semana que o público será maior vai ser de grande valia, pois vamos monitorar e percebendo qualquer atitude suspeita a gente já aciona as guarnições que já estão espalhadas aqui e conseguem atuar com mais rapidez”, destacou.

O Agente de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Andreanzo Andrade, destacou a atuação dos agentes. “Estamos fazendo um trabalho de prevenção, fiscalização e monitoramento. Na Rodovia Everaldo Martins, uma barreira fixa foi montada, para junto com outros órgãos de segurança pública darmos apoio ao Detran. A SMT está intensificando a fiscalização verificando documentos dos veículos e dos condutores e também os equipamentos obrigatórios de segurança. Fazemos a apreensão do veículo quando está com documento atrasado ou quando o motorista está com a Carteira Nacional de Habilitação vencida. Essa operação se faz necessária para garantir uma festa segura e tranquila para a população que vem prestigiar o Çairé”, ressaltou.

A Operação Çairé 2018 vai prosseguir até segunda-feira (24), dia da apuração do resultado do vencedor do Festival dos Botos. A expectativa da coordenação da festa é de 200 mil visitantes durante os cinco dias de evento.

Çairé 2018 – 2ª noite de programação
A programação da segunda noite da Festa do Çairé começou com rito religioso, em seguida shows musicais, na Praça do Çairé, reunindo centenas de pessoas. Os cantores Vicente Filho e César Brasil animaram os presentes.

Para a técnica em química, a tucuruiense Áurea Mesquita, que veio pela primeira vez participar do evento ficou encantada com a festa. “Uma programação muito organizada, uma festa rica de crença e fé. Tem toda uma história que realmente encanta”, avaliou.

No Lago dos Botos, as cantoras Cristina Caetano, Maria Lídia, Priscila Castro, Ádria Góes, Patrícia Lima e Kaila Moura agitaram o público com o show “Amazonas do Tapajós”, teve também a participação especial do músico Sebastião Tapajós. E para fechar a noite o cantor Dedim Gouveia e a banda Amazon Beach fizeram a alegria dos presentes.

Fonte: Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *